Reacção á vacina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

segunda mar 18, 2013 5:33 pm

Este topico serve so para alertar e relembrar aos donos para estarem atentos depois de levarem os bichinhos a vacinar, seja cão ou gato...

Cada animal reage de uma maneira, podendo nem reagir negativamente neste caso vacinei 3 gatos persas meus, e apenas uma menina teve reacçao negativa.

Vacinei-os ontem, 17/3, por volta das 15h, na altura nada, tudo ok, sem efeitos secundarios. O vet indicou para estar atenta, mas em principio estaria tudo bem.
A vacina em questao é uma quintupla.

Passaram a noite bem, hoje de manha, a minha Bali, estava paradinha, quente, e queixava-se ao tocarmos no lombo, laterais...
Vet com ela, estava com 40.5 de febre, e muito queixosa ao toque no lombo, o vet crê que tera sido reacçao á vacina, veio com anti inflamatorio para baixar a febre, e indicacao de faze-la beber agua e comer o maximo.

Nao deixem passar a menor coisa, pode ser uma questao de vida ou morte se nao for tratada.

Assim se refresca a menina:
Imagem
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda mar 18, 2013 7:22 pm

coitadinha. oxalá melhore depressa.
no sábado a estrela tb. foi à vacina. ia com o coração apertadinho e fartei-me de perguntar à vet se havia perigo de uma reação adversa. ela disse que em anos nunca tinha acontecido. o mais grave seria o choque anafilático. felizmente, correu tudo bem. tem corrido e ladrado de manhâ à noite. mas no dia, não a deixei fazer muitas avarias.
isto é preso por ter cão e não ter :cry:
Debora20
Membro Veterano

segunda mar 18, 2013 8:04 pm

Bem que confiança da sua vet em dizer que em anos nunca aconteceu...
eu trabalho em varias clinicas veterinarias e ja vi N vezes acontecer este generos de coisas quando sao vacinados...

As vezes febre, outras vezes vomitar, dores ao toque... :roll:

Mas com os nosso "sabe" sempre diferente. :wink:

E como é uma vacina que mandei vir de proposito para tentar acabar com o pingo no nariz que anda por aqui por casa, ainda me senti mais "responsavel" se acontecesse alguma coisa, se bem que o vet me assegurou que so nao a tem a venda nnormalmente porque é mais cara, apesar de combater mais virus/doenças... as pessoas na maioria optam pelo mais barato.
é a qintupla, (panleucopenia, rinotraqueíte, caliciviros, clamidiose e FeLV)

Agora tenho de ver se nao volta a acontecer... daqui a 20 levam os 3 o reforço.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

terça mar 19, 2013 8:50 pm

O meu conselho é simples: não vacinem os gatos.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mar 19, 2013 8:57 pm

KavakoSilva Escreveu:O meu conselho é simples: não vacinem os gatos.
Isso é conselho de quem nunca viu os efeitos de uma panleucopénia ou mesmo duma calicivirose!
Debora20
Membro Veterano

terça mar 19, 2013 10:40 pm

descordo completamente!!
a vacinação ajuda a prevenir varias doenças que se podem tornar crónicas, e mesmo ameaçar a vida dos gatos!

Nao é um bom conselho nem tao simples como diz, imagine que tem um gato que morre com coriza, sabe que as vacinas ajudam a prevenir?
E o tratamento é tao difícil que o bicho tem muitas possibilidades de ficar crónico?

Apesar de puder haver reacções negativas e secundarias, no geral sim as vacinas sem duvida alguma!
Quem pensa o contrario, vive no século passado...
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

quarta mar 20, 2013 12:37 am

Isto não é tão simples assim. Cães, gatos, cavalos, humanos, bovinos, etc. devem ser vacinados.

Mas há limites! A maior parte das vacinas nos humanos é dada durante a infância. Na idade adulta, os humanos tomam basicamente as vacinas contra tétano e gripe, ou algumas outras, dependendo do país que vão visitar.

A vacina antirrábica, por exemplo, dependendo do fabricante e da gama (inclusive dependendo se é para felinos, canídeos, bovinos, etc.), pode ter a validade (e efeito) entre 1 a 4 anos.

Não sei se todos estes tipos de vacina são comercializados aqui em Portugal. Fato é que aqui a lei obriga a vacinar os cães anualmente contra a raiva - não importa se a validade (e efeito) da vacina seja para um período mais longo. Para os cães É obigatório. Dos gatos, e daquelas ovelhinhas e cabras de fundo de quintal - ninguém lembra deles!

Mas dar vacinas anualmente é um bom negócio para os bolsos dos laboratórios e vets. E não falo só da antirrábica.

Comecei a ler mais sobre o assunto depois de a minha vet (e amiga) ter feito um comentário neste sentido. E mais atenta ainda fiquei quando a gata de uma amiga morreu há dois anos devido a um tumor no local das vacinas.

As primeiras vacinas (e respetivos reforços) são muito importantes. E depois deve-se estudar com que frequência as vacinas deverão ser dadas.

Os site abaixo falam sobre o assunto:

http://www.cachorroverde.com.br/index.p ... sassuntos/

ou

http://www.cachorroverde.com.br/index.p ... o-aplicar/
Última edição por Sirikit em quarta mar 20, 2013 1:32 am, editado 1 vez no total.
Enquanto as pessoas pensarem que os animais n&atilde;o sentem, os animais tem de sentir que as pessoas n&atilde;o pensam. (autor desconhecido)
Debora20
Membro Veterano

quarta mar 20, 2013 12:54 am

Por acaso conheço um vet que é a favor de vacinar sim senhora, mas de 3 em 3 anos...
Ele explicou me que aos dele faz assim, e nunca teve nenhuma "surpresa".
Que no inicio as vacinas vinham com uma validade superior, os 3 anos, e que agora mantendo a mesma composição, apenas alteraram a validade para 1ano.
E sem duvida acha que é uma maneira de se fazer mais dinheiro a custa das vacinas, consultas...
Mas tem o grande beneficio de o animal ser acompanhado pelo menos anualmente, caso nao tenha nada que o faca ir mais cedo.

Mas pronto, sempre vacinei anualmente os cães/gatos e creio que sempre o vou fazer...
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta mar 20, 2013 3:45 am

Debora aqui em casa tenho 1 mau exemplo de reacção na 1ªvacina dum gatuxo bébé,foi adoptado duma ninhada de quintal, foi-me garantido por quem os protegia que há muito estavam em casa dela tinham assim "quarentena" feita,peguei na Kelly e havendo mais animais em casa Vet com ela antes de conhecer os manos.

A sua menina foi em 24 horas a Kelly 7 dias depois estava já internada com analises,medicada e esteve sem reagir a nada que desse garantias de vida...foram dias complicados pois reagia a 1 medicação vinha para casa e depois lá voltava tudo ao inicio, então chegou-se á conclusão que contraiu panleucopenia.

Estive quase a ficar sem ela e hoje não sei o que teria sido melhor para todos os animais: a Kelly ficou com hipoplasia do cerebelo e parte do cerebro não é irrigada o que faz dela que é linda 1 gatuxa agressiva sem motivo quando bem lhe apetece para tudo que mexe...a paz que existia aqui com todos os outros foi...nunca mais foi vacinada nem o será,tinha esperança de vida de 6 meses a 3 anos e 4 anos passaram já,é saudavel todos estão vacinados agora nela nunca mais mesmo.

Sim é real que vacinas anuais pode considerar-se parte do negocio.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta mar 20, 2013 2:47 pm

Mas que conselho mais parvo.

Até nós humanos somos vacinados para evitar pragas, epidemias, infecções, evitar ou atenuar a propria doença, qt mais em animais.

Se pensarem assim então não vacinem os vossos filhos contra todos as bacterias e doenças que existe. Deixem-nos ter febrões horriveis, infecções e espalhar o terror nas escolhas com o contagio a outras crianças.
E isto tudo pra evitarem que tenham uma reação a vacina que é normal. Febre, vermelhidão, inchaço. Coisas que se podem curar com a maior das facilidades.

Há excepções graves e com deficiencias permanentes?? Há, pessoalmente conheço algumas!! Mas a percentagem dessas excepções é uma grande minoria comparado com o que poderia acontecer se ninguem fosse vacinado, humanos ou animais.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta mar 20, 2013 2:55 pm

Em relação a vacina antirrábica, apenas posso comentar o que me foi indicado pela vet que acompanha os meus patudos.
Segundo ela apenas se deve dar a 1ª quando são pequeno (a gatos), não vale a pena estar a massacrar o animal com a vacina antirrábica uma vez que a raiva nos gatos em Portugal não existe. Pelo menos o que ela me disse é que não há conhecimento de casos há mts mts anos.
Os meus levaram a 1ª com meses e nunca mais levaram outra para esse efeito.
Debora20
Membro Veterano

quarta mar 20, 2013 5:25 pm

Quanto a da raiva, dou a dois dos três gatos, porque sao gatos de show, e é uma condições de admissão. :wink:
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quarta mar 20, 2013 6:25 pm

Debora20 Escreveu:sao gatos de show
gatos de show? mas os gatos já são um show :lol:

por acaso ...levei o meu pra desparasitar mas esqueci-me de perguntar se precisava de vacinas, mas penso eu que a partir de agora deverá ser anualmente....acho eu...
Debora20
Membro Veterano

quarta mar 20, 2013 6:48 pm

LordNagash Escreveu:
Debora20 Escreveu:sao gatos de show
gatos de show? mas os gatos já são um show :lol:

por acaso ...levei o meu pra desparasitar mas esqueci-me de perguntar se precisava de vacinas, mas penso eu que a partir de agora deverá ser anualmente....acho eu...
Que piadinha...
Sim sao gatos persas de alta qualidade, que eu levo a show/exposicao!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta mar 20, 2013 7:05 pm

99smiles Escreveu:Em relação a vacina antirrábica, apenas posso comentar o que me foi indicado pela vet que acompanha os meus patudos.
Segundo ela apenas se deve dar a 1ª quando são pequeno (a gatos), não vale a pena estar a massacrar o animal com a vacina antirrábica uma vez que a raiva nos gatos em Portugal não existe. Pelo menos o que ela me disse é que não há conhecimento de casos há mts mts anos.
Os meus levaram a 1ª com meses e nunca mais levaram outra para esse efeito.
Da raiva não dou e a proposta de um vet para dar ao meu primeiro gato foi um dos motivos que me levou a nunca mais lá pôr os pés!!!!
Responder

Voltar para “Gatos”