Impedir a reprodução

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Marrod
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:51 pm

quarta mar 20, 2013 9:06 am

Olá a todos! Bom dia!
Tenho uma dúvida, que provavelmente vai soar a parva, mas eu sou completamente leiga nesta matéria.

Se eu tiver um casal de cães, que não quero reproduzir, qual é a melhor forma de impedir que o façam. É claro que se esterilizar a cadela, eles não se reproduzem! :roll:

O que costumo ver as pessoas fazerem nestas circunstâncias, é esterilizar a cadela e deixar o cão inteiro. Mas depois o cão tem tendência para começar a perseguir a cadela.

No entanto no programa do Cesar Millan ele costuma aconselhar castar os machos tb, uma vez que podem ficar frustrados por não acasalarem.
Lembro-me de um episódio com um labrador preto, que tinha ficado muito agressivo por isso.
Não sei se isto acontece só em situações extremas, ou é normal acontecer.

O que é que acham melhor?
Esterilizar só a cadela e deixar o macho inteiro? Ou esterilizar ambos?

Obrigada!

:) :)
miketica
Membro Veterano
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

quarta mar 20, 2013 9:21 am

para lhe ser sincera, também não percebo muito disso.
mas acho que o melhor é esterilizar os dois, visto que assim:
-a sua cadela nao engravida
- imagine que o seu cão foge e não foi esterilizado, que se cruza com uma cadela vai haver mais uma gravidez indesejada e mais cães abandonados (acontece várias vezes)
-ou tem uns amigos que têm uma cadela que não está esterilizada e vocês querem que os vossos cães brinquem, se o macho estiver esterilizado não vai haver problema mas se não estiver pode haver uma gravidez.

por isso acho mais seguro esterilizar os dois :)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta mar 20, 2013 10:58 am

Os cães não ficam frustrados por não acasalar, especialmente se conviverem com cadelas esterilizadas, pois não há hormonas femininas que despoletem a vontade de acasalar. O que acontece a cães inteiros é serem mais violentos ou mais agressivos quando na presença de uma cadela em cio, acasalem ou não.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta mar 21, 2013 10:46 pm

O melhor é castrar os dois.
Se só quiser castrar (esterilizar) a cadela, o macho não irá tentar acasalar com ela. Pode haver situações de Alfa (tentar dominar a cadela), mas o cão vai aprender rapidamente, porque ela não o vai deixar.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta mar 21, 2013 11:46 pm

O último que trouxe, vinha por castrar e montava, constantemente, as fêmeas castradas que já cá estavam. Cá em casa é tudo castrado: machos e fêmeas.
Marrod
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:51 pm

sexta mar 22, 2013 11:28 am

Obrigada! :)
Responder

Voltar para “Cães”