Cadela com medo de outros cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mar 22, 2013 12:26 am

Só obvio, que é passar mais tempo com eles. E isso por vezes tem algumas limitações (se não tivermos amigos que vemos frequentemente, com cães).

Por outro lado, acho que parte disso tem a ver com a personalidade. A minha cadela, também pequena, não tem "gostares automáticos" por outros cães. Mesmo que sejam de menor porte que ela (o que é algo raro, uma vez que acho que só os maiores são mais passeados, por aqui).

Tem alguns amigos, mas é uma amizade que se construiu com o tempo! Para a vida, qui ça! :D
Sempre precisou de alguns dias de convivío para se habituar a eles. (Hoje até lhes segue o rasto e vai até á porta dos prédios deles)
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

sexta mar 22, 2013 12:27 am

a sua cadela provavelmente não foi bem socializada quando era mais nova, eu apostava numa introdução gradual primeiro a um cão de um amigo que seja da sua confiança.
Deixe terem contacto frequente sem se intrometerem, até que ganhem a confiança um do outro vá fazendo isso gradualmente com outros cães
se a sua cadela ja nasceu submissa dificilmente vai adoptar uma posição mais dominante, mas pode fazer com que ela sociabilize e brinque com outros cães (:

Boa sorte
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta mar 22, 2013 8:36 am

Ter uma cadela submissa não será um problema, até facilita os encontros com congéneres.
Ao ter cães dominantes, existe hipótese mais frequente de brigas por dominância.

Se ela tiver mais tempo com um cão que não seja agressivo, acredito que possa perder o medo e querer fugir.

Por outro lado, se o cão só quer dizer "bom dia", como social e não querer ficar na brincadeira, também não considero grave.
margoustink
Membro Veterano

sexta mar 22, 2013 1:06 pm

Eu nesse caso, passava apenas pelo "bom dia" e seguia em frente, muito provávelmente... :lol: Não se pode esperar outra reação da cadela, acho perfeitamente normal.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mar 22, 2013 4:48 pm

SeniNuki Escreveu:
lunathar Escreveu:a sua cadela provavelmente não foi bem socializada quando era mais nova, eu apostava numa introdução gradual primeiro a um cão de um amigo que seja da sua confiança.
Deixe terem contacto frequente sem se intrometerem, até que ganhem a confiança um do outro vá fazendo isso gradualmente com outros cães
se a sua cadela ja nasceu submissa dificilmente vai adoptar uma posição mais dominante, mas pode fazer com que ela sociabilize e brinque com outros cães (:

Boa sorte
Quando ela era mais nova (3 meses e meio/4 meses), estava a passear sossegada quando, do nada e de repente, aparece uma cadela de porte médio solta a ladrar e a tentar morder a minha minorca a todo o custo! Tentei afastá-la, mas sem efeito, ela não descolava.. Ladrava, ladrava, mostrava os dentes, rosnava, fazia tudo e mais alguma coisa.. Peguei na Nuki ao colo e nisto vejo uma mulher ao fundo da rua a andar super calmamente e a dizer: anda cá.. vem cá..
Continuava a andar nas calmas e a cadela a ameaçar morder e a circundar-me para me encurralar como fazem na natureza..
A mulher finalmente veio e, como se não bastasse refilou comigo como se eu fosse a culpada e mandou-me para um sitio inapropriado. Ameacei-a dizendo que é proibido um cão andar na via pública sem coleira nem trela e se é agressivo deveria usar açaime. Ameacei dizendo também que ia fazer queixa a policia, que sabia onde morava e sabia o nome da cadela (agora não me lembro, já foi à algum tempo :D)
No dia seguinte, à mesma hora, fui sozinha ver se algo do que eu tinha dito fez efeito e voilá! Estava a passear a cadela de coleira e trela :D
Isto tudo para dizer que acho que foi depois desse episodio que a Nuki passou a ter medo de cães.. :(
Eu ia a dizer para não esperar grande educação desse tipo de pessoas, mas a história até surpreendeu pela positiva. E aconteceu-me algum muito semelhante esta semana, sem esse bom desfecho. Adiante.

A minha cadela da primeiríssima vez que encontrou outro cão no parque, foi uma golden (com talvez 1 ano), que não lhe queria fazer mal, mas era enorme. A minha assustou-se, a trela escapou-me fugiu, e fugiu em direcção da estrada (e de casa, em última análise). Não sei se lhe moldou o comportamento ou não, mas eu não penso muito nisso. Como diria o Cesar Millan, eles vivem no presente. Não se preocupe demasiado.
margoustink
Membro Veterano

sábado mar 23, 2013 12:20 pm

SeniNuki Escreveu:
margoustink Escreveu:Eu nesse caso, passava apenas pelo "bom dia" e seguia em frente, muito provávelmente... :lol: Não se pode esperar outra reação da cadela, acho perfeitamente normal.
Gostava muito que ela não sentisse medo, talvez aos poucos...
Já ouvi falar da "dessensibilização", que pode ajudar bastante, conhece? :?
Ao visualizar outros cães deve encoraja-la a ter um comportamento normal, sem demonstrar medo, sempre que ela se comporta deve reforçar isso com um treat ou palavras. É importante que ela perceba que quando estão outros cães está associada a coisas positivas e treats são uma boa ferramenta.

Eu começava por só traduzir encontros mais curtos, de só cumprimentar. Sempre que haja boas experiências a sua cadela ficará mais confiante. Sempre que se traduzir em comportamentos demasiados abusivos é preferível interromper, afinal deixa de ser positivo.

Eu às vezes, vejo esses exemplos nos vídeos da Victoria Stilwell. Tem um programa no animal planet.

Aqui está um vídeo de socializar os cachorros uns com outros.
http://www.youtube.com/watch?v=0Bpc3IBT-Dc

http://www.youtube.com/watch?v=4BaYwbnQp8Q

Familiarização do cão a locais novos e pode ver os outros vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=5pMOtK44mF4
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado mar 23, 2013 12:49 pm

SeniNuki Escreveu:[
Ela dá-se quase sempre com os mesmos cães, e sim, "habitua-se" a eles e até fica mais entusiasmada quando os vê.. mas tem sempre aquele medo e tenta fugir.. ela puxa a trela para ir ter com eles mas quando chega lá, muda o cenário..
Isto parece-me sintoma de que o único problema da cadela é uma socialização insuficiente. Ela tem a curiosidade natural, mas não sabe muito bem o que fazer para além de se aproximar. E quando diz que "quando chega lá, muda o cenário", o que acontece aí, em específico? Ela foge? Essas aproximações seguidas de fuga, se acontecem muitas vezes, podem ser simplesmente uma forma de interacção que ela aprendeu. E pode ser também algo de que parece gostar; qualquer coisa como "queres cheirar-me... anda-me apanhar".
Parece-me que a sua cadela precisa de muito mais tempo com outros cães; mas é óbvio que isso também depende de factores externos, como a disponibilidade dos outros donos; em casos de encontros de passagem, limite-se ao "olá", e não esteja à espera de grandes contactos, porque muitas vezes os cães começam a cheirar-se e tal, e os donos: "bem, vamos embora", e frustram toda a experiência. Ao mesmo tempo, procure encontrar um local onde haja mais cães a passear, na sua localidade. Ou sítios onde as pessoas soltem os seus cães, ou então parques em que as pessoas façam passeios mais tranquilos e, como tal, mais susceptíveis de aproximações demoradas... A maior parte dos cães que vê neste tipo de sítios (podendo não ser uma perfeição em educação) estão habituados ao contacto frequente com outros cães, o que facilitará o seu trabalho.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mar 23, 2013 12:57 pm

O que raio são "treats"? :|
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”