Ora viva,
Tenho um boxer com 4 meses e estamos desde os 3 meses, desde que vai à rua, a debater-nos com o problema das necessidades em casa.
Temos vindo a notar melhoras: nas primeiras semanas nem um único xixi fazia na rua e 5 minutos depois de voltarmos a casa fazia tudo.
Então as dicas que lhe posso dar para as suas princesas são as seguintes:
-Um horário rotineiro é imprescindível. Leva-las a passear sempre à mesma hora e em horas estratégicas em que saiba mais ou menos que elas costumam ter vontade de fazem as necessidades.
-Leva-las a passear pela trela mas comece por uma caminhada com as trelas curtas, de modo a que elas percebam a sua liderança e que os passeios não são só um recreio, também têm um propósito: aliviar as bexigas e companhia. E penso que nessas idades é importante começar a ensina-las a acompanharem o dono sem puxar a trela.
-Depois de caminharem e cheirarem o que quiserem, é possível que ainda não tenham feito nada, então, faça-as gastar energias: num lugar sem perigos/carros/muita gente, solte-lhes as trelas e deixe-as correr, brincar, saltar... atire-lhes um brinquedo e ensine-as a devolve-lo, etc. Estafe-as!
-Depois desse estrafego todo de-lhes agua. Certamente beberão alguma.
-Volte a colocar as trelas curtas mas descontraídas, pois cansadas como estarão não devem puxar muito, e faça uma nova caminhada longa até casa.
É tudo o que faço com o meu pestinha e geralmente nessa caminhada até casa é tiro e queda!
-Quando fizerem na rua faça-lhes uma festa! Muitas festinhas e arranje um estimulo verbal para quando as elogia: "bonita", "muito bem", "good girl", qualquer coisa...

Eu dei biscoito ao meu piqueno só durante as primeiras semanas, mas fazia-lhe sempre a tal festa, hoje já raramente levo os biscoitos, fazemos só festim do costume e ele está a aprender.
Outras dicas:
-O nosso monstrinho em casa procura sempre fazer no absorvente, eles preferem superfícies absorventes e foi fácil acostuma-lo aos salva-camas que pomos no chão e então, antes de sairmos de casa, dizemos-lhe "Rua?vamos à rua?" ele fica entusiasmado e nós damos-lhe a cheirar um absorvente sujo, repetimos para ele "xixi?" "rua?" enquanto ele cheira o absorvente, depois saímos e fazemos a rotina que descrevi.
-Quando ele faz pouco ou nada na rua e eu sei que vai fazer assim que chegarmos a casa, faço assim: entramos em casa, e quando o vejo andar a cheirar à procura do absorvente pego nele e rapidamente volto a fazer tudo outra vez: "rua?" "xixi?" e bora com ele para a rua de novo! Mais meia volta ao quarteirão e ele geralmente entende a mensagem.
-Não aconselho a ralhar ou coisa pior quando elas fazem em casa, elas podem entender: "fazer xixis/cocós é mau" e depois retraem-se e evitam fazer em casa e na rua e isso até pode trazer-lhes problemas de saúde. Ignore-as, limpe simplesmente, e não mostre emoções nem negativas nem positivas. Eu com o meu limpo e digo-lhe as palavras mágicas "xixi" e "rua" para ele ir criando uma ligação.
-Se tiver oportunidade ponha as suas princesas a conviver com um cão já ensinado. Eu tento, uma vez por semana, levar o meu para passar uma tarde inteira a uma quinta de uns amigos onde existe um cão jovem mas já ensinado nestas matérias. Andam sempre atrás um do outro a brincar e inevitavelmente o meu vê o outro fazer os xixis e os cocós lá fora e a dada altura acaba por copiar e faz também, e nós fazemos-lhe a festa de sempre.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel, mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te, passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na saúde e na doença, até que a morte nos separe!" =)
Adoptar é um compromisso sério. Seja responsável, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>