Maneiras de pensar/montar!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

sexta mar 01, 2013 12:26 am

CavaleiraVNF Ja exprimentaste , como ele e castrado solta lo no campo com poldros?seria o que eu faria! faz lhe bem lidar com outros cavalos dentro do mesmo espaco e nada melhor que poldrinhos que nao lhe fariam mal nenhum , somente brincar.. Eu soltava o meu que nao era castrado , e soltava o juntamente com uns poldros ja de um anito que andavam para la a pastar , andavam todos a brincar uns com os outros e com o meu , como era mais velho andavam sempre atras dele. Exprimenta , porque ha dois bons factores que o proprio cavalo entende : sao jovens , pequeninos , e tambem por esse motivo nao lhe fazem mal, ele e o lider digamos , nao se sente inferior :) eu faria isso
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda mar 04, 2013 10:33 pm

aqui vai um pequeno texto, uma homenagem a um ser tão especial que passou na minha vida!

(foi escrito na ressaca de saber que não ia voltar a ver a minha menina! :( )

"apetece-me escrever qualquer coisa, uma carta de despedida, um texto onda possa dizer o quanto te adoro e as saudades que tenho de ti... voltarei a ver-te? voltarei a encostar a cabeça ao teu pescoço e abraçar-te como se abraça um amigo?

não sei, mas algo me diz que não...

há imagens, cenas que me tenho vindo a lembrar de toda a nossa história juntas, desde o primeiro dia em que nos encontrámos e trocámos um olhar cheio de dúvidas! lembras-te desse dia? quando cheguei á tua baia torci o nariz, eras tão feia!! magrinha, ossos do flanco espetados, garupa descaida, pescoço fininho.... mas depois levantaste a cabeça e olhaste para trás, e aí apaixonei me pelo par de olhos que me olhavam com ar desconfiado!!

disse logo que ficava ctg, já não podia pensar em ser dona ou procurar outro cavalo!

passados dois dias foste-me entregue na escola. tinhas uma feridinha de nada no pescoço (provavelmente do transporte) mas que foi tratada com todo o cuidado. Tinha reservado essa tarde para te instalar numa boxe com metro e meio de aparas e quase um fardo de palha. passei horas contigo, a olhar-te, a fazer te festas, a passear ctg á mão, sem acreditar que finalmente tinha um cavalo meu, uma égua que eu sabia que ia ser fantástica!!

o tempo passou, começámos a evoluir juntas, lembras te dessa altura? aula sim, aula sim mandavas-me ao chão. saías ás cangocha pelo picadeiro fora e lá ia eu direita ao chão!!

assustavas-te com tudo... quer fosse uma pessoa que se mexesse mais depressa, quer fosse um passarinho que levantasse voo á tua frente, quer fosse uma folha de papel ou um saco de plástico a esvoaçar empurrado pelo vento! Mas o teu maior pavor eram os camiões, pavor esse que nunca superaste. tremias que nem varas verdes quando vias um camião ao longe, recusavas te a aproximar deles mesmo que estivessem desligados. uma dessas vezes saiste comigo á carga pelo meio do campo e fomos as duas parar dentro de água!!

mas mais importante que estarmos a evoluir (tu estavas mais musculada, mais bonita, mais bem tratada, mais obediente e eu estava com mais confiança a montar-te, a minha posição a cavalo estava muito melhor, estava muito mais segura. sentia-me tão á vontade a montar-te como se tivesse os dois pés pousados no chão!), era a nossa relação de amizade! eu passava horas ao pé de ti, sentada num fardo de palha á frente da tua boxe, a dar te bocadinhos de cenoura. quando me distraia tu saías da boxe e ias comer erva, mas bastava eu chamar te e tu voltavas!! acima de tudo éramos amigas, se é que uma pessoa e um cavalo podem ter uma relação á qual chamam amizade. eu sei que sim!

o tempo passou, se tinha havido no nosso passado uma altura em que nos chegámos a detestar, essa altura tinha passado. agora eu chegava á escola, abria a janela e dizia-te bom dia! tu respondias-me com uma sacudidela da cauda e continuavas a comer a tua ração. só me davas atenção quando cheiravas a maçã que eu trazia no bolso. então eu abria a porta da boxe e tu davas-me focinhadas, cheiravas os meus bolsos á procura da guloseima da manhã. quando descobrias em que bolso estava começavas a mordiscar. á pala disso fiquem com buracos em vez de bolsos, em vários casacos!

As aulas de equitação corriam bem, eras um espectáculo a saltar, mas teimosa como uma mula! nunca te perdoei ter chumbado na sela 7 por causa daquela ria enorme. mas até isso me passou. no exame de auxiliar de monitor tivemos a melhor pontuação na prova de ensino e fizemos uma optima prova de obstáculos, fiquei tão contente que te comprei uma saca grande de cenouras, saca essa que acabaste por partilhar com os cavalos dos meus colegas!

adorava todos os minutos que passava contigo, os passeios que faziamos juntas na herdade, ao entardecer, aquela vez na herdade do zambujeiro onde tivemos que fugir de um boi que desatou a correr atrás de nós, as vezes em que andávamos uma tarde inteira a passear sozinhas ou na companhia dos colegas que estavam a estagiar cmg... que saudades Omega!!

conheciamo-nos tão bem uma á outra. a mim bastava me ver te ao longe que reconhecia-te imediatamente. tu levantavas a cabeça assim que ouvias a minha voz!! acho que não havia relação mais especial que a nossa!

Soube hoje que foste para Espanha, foste comprada por um senhor, para o filho mais novo dele ser teu dono. Será que te vão tratar bem? será que o teu novo dono vai passar horas ao pé de ti como eu fazia? será que vai chorar encostado ao teu pescoço por achar que mais ninguem o compreende como eu costumava fazer? será que vai comprar todos os natais uma saca de cenouras com um grande laço vermelho e oferecer ta, como eu costumava fazer? será que estás bem Omega? será que te lembras de mim, do meu cheiro, da minha voz? ou será que tens na tua cabeça apenas a ideia da próxima refeição?

Que duvida tão parva, obviamente que vais ser bem tratada, o teu charme e beleza não permitem que alguem pense sequer em tratar-te mal!!

Espero voltar a ver-te um dia, e que sejas muito feliz onde estás agora! vou ter muitas saudades tuas minha linda!

Beijão desta tua ex-dona que nunca vai deixar de te adorar e de pensar em ti!!!"

Imagem
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

terça mar 05, 2013 2:33 pm

Indigo W-O-W grande texto! Muito obrigado por partilhares esse texto connosco. E a Omega é mesmo bonita! Isto de conseguirmos criar uma ligação com um cavalo nosso deve ser uma coisa espantosa. Um dia quando tiver o meu :) ...

CarmoJorge provavelmente é a sua preocupação de mãe. . . Eu também sou um apaixonado equestre e não tenho na família ninguem ligado a este mundo, o que me leva a pensar que é algo inato!
Eu já me considero crescidinho xD (21) e quando a minha mãe vai à quinta para assistir a alguma aula minha, se o cavalo faz alguma brincadeira ou se assusta, ela fica lgo "nervosa" eheh. É normal...

Não sei se monta o cavalo em questão... mas mesmo que o não faça pode tentar criar uma ligação com o cavalo - as situações do maneio (escovar e afins) são óptimas para ganhar confiança, no meu começo foram uma mais valia sem sombra de dúvida. E tente esquecer o nervosismo quando está perto dele..
Espero ter ajudado alguma coisa XD
Boa sorte ;)
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

terça mar 05, 2013 3:36 pm

Indigo Muito bonito esse texto!
A Omega é simplesmente linda! Que idade terá agora?
Não tem maneira de tentar vê-la ou saber alguma coisa dela?
Ela de certeza que nunca a esqueceu...

CarmoJorge
Os cavalos percebem os nossos estados de espírito, ou melhor, sentem-nos mas por vezes não os entendem e isto baralha-os e leva-os a ter reacções inesperadas.
Eu tenho um cavalo há cerca de dois meses, é novo e eu tenho pouca experiência. Houve uma altura em que andei muito angustiada porque me diziam que o cavalo era maluco. Toda essa angústia era percebida pelo cavalo e houve muitos dias em que as coisas não correram bem. Quem o trabalha é o meu marido, mas andavamos ambos enervados com tudo o que se passava e o cavalo estava a tornar-se difícil.
Entretanto mudámos de atitude, tivemos de o fazer. Ouvidos moucos ao que se dizia do cavalo.
Acredite que não parece o mesmo cavalo, porque ele sente mais confiança da nossa parte e confia mais em nós...
Os seus receios são plenamente justificados, afinal são os seus filhos. Tente descontrair ou então será mesmo melhor não se aproximar até conseguir ter uma atitude diferente e mais confiante que logo será entendida pelo cavalo.
Iniciante
Membro

quinta mar 07, 2013 3:14 pm

CarmoJorge, eu também sou mãe, de um pequenote de 5 anos!
Embora ele não tenha grande ligação com os cavalos, às vezes pede ao pai para montar. Já deu uma voltinha no nosso cavalo, a passo com o pai a segurar bem o cavalo. Acredite que eu tive medo, muito medo! Optei por ficar mais afastada. Tudo correu bem.

E por mais que uma vez já andou sozinho no picadeiro a montar um cavalo que eu habitualmente montava e que sei que é um "paxá", e mesmo assim o meu receio esteve sempre presente.

O que disse relativamente ao medo ser interpretado como predação pelo cavalo é verdade e por isso disse que eles muitas vezes ficam baralhados com o que lhes transmitimos.

Vou-lhe contar uma situação que ocorreu comigo: há umas semanas, quando andava angustiada pelo que se passava com o nosso cavalo, o meu marido pediu-me para montar o cavalo. Eu tremia mas aceitei e montei. Estava quase apavorada. O cavalo sentiu e começou a alargar o trote comigo em cima e eu, como bloqueei com os nervos, apertava as pernas. É claro, quanto eu mais apertava, mais o cavalo andava e o meu marido teve que correr e segura-lo. Sem dar conta, era eu quem estava a desencadear toda a situação. Respirei fundo, tentei descontrair e acabei por fazer quase uma hora de lição no cavalo e tudo correu bem. Entretanto já voltei a monta-lo!

A sua desconfiança perante o animal não ajuda. Tente criar ligação com ele. Escova-lo, limpa-lo, dar-lhe a comida, para que ele também a conheça. Acredite que vai tudo correr bem, o pensamento positivo é meio caminho andado. E se sente que falar disso ajuda, cá estamos para isso. Eu abri um tópico que já leva algumas páginas só à conta da angústia que tenho tido à conta deste nosso novo amigo e recebi uma grande ajuda.
Iniciante
Membro

sexta mar 08, 2013 12:57 pm

Obrigada também!

Sabe, o galope do cavalo é uma sensação extraordinária. Para mim é o andamento que mais me dá gozo e acredito que para muitos cavaleiros também, embora eu ainda seja principiante e me agarre muito às rédeas :oops: .

O meu marido foi cavaleiro de obstáculos durante 12 anos (dos 8 aos 20), mas teve que desistir por causa de um problema de crescimento que teve num joelho, que acabou por curar já adulto. Mas o bichinho dos obstáculos lá ficou. Eu também já saltei, uns míseros 50 cm e achei uma sensação fantástica, mas deixo para os outros :? :) ! Sou muito medricas!

São nossos filhos, não há volta a dar, por muito que queiramos! Quando eles nascem o nosso coração sai do peito e passa a andar sempre com eles! Fique descansada, não está "paranóica". Confie nos miúdos, afinal a sua menina parece ter nascido para os cavalos, e confie nos cavalos. Eles precisam de sentir a nossa confiança. São seres excepcionais!
Iniciante
Membro

segunda mar 11, 2013 11:50 am

Carmojorge, ainda bem que interagiu com ele. Tem que começar aos poucos e nunca por obrigação. Faça entender à sua família que ainda não se sente preparada. Não temos que gostar todos do mesmo nem adaptarmos da mesma forma.

Este sábado galopei pela primeira vez no meu cavalo :o . Estava cheia de medo porque o cavalo é novo e cheio de energia, mas eles não paravam de insistir e lá tentei. Pronto, dei uns passos a galope e já está. Tem de ser aos poucos....Só o farei a sério quando me sentir preparada.

Quanto à alimentação, não lhe sei responder. Nesta altura do ano os pastos estão a começar a ficar bons, mas eles precisam sempre da ração para equilibrar. O cavalo que pasta tem também tendência a ter uma barriga maior.

Quanto às cangochas e corridas, eu acho que é normal. Até se costumam chamar "alegrias". O meu, se o soltamos no picadeiro depois de um dia ou dois sem trabalho também dá uns pinotes valentes.

Tudo a correr bem! :wink:
Iniciante
Membro

terça mar 12, 2013 1:10 pm

Olá CarmoJorge!

O vosso cavalo, com 8 anos é um adulto jovem, na flor da idade! :D
Se ele vinha magrinho, agora com a alimentação que lhe dão, vai engordar, ficar barrigudo. Depois, com o trabalho vai muscular e ficar mais bonito, menos barrigudo e mais musculado, ficando visualmente mais equilibrado.

Não fique ansiosa! Se o cavalo nunca andou em picadeiro fechado e com outros, é normal que não se sinta à vontade. Tem que ser algo feito com paciência e muita calma. Eu aconselho que seja feito por alguém com muita experiência.

O meu cavalo tem 5 anos mas é um bebezão! É muito doce e meiguinho, deixa fazer tudo, mas depois tem uma energia que nunca mais acaba quando é montado. Comprá-mo-lo em janeiro, portanto é ainda muito recente. Vinha desbastado mas esteve muito tempo sem trabalho. Só queria correr, correr, correr.....A primeira vez que andou no picadeiro fechado fugia das paredes como se visse o diabo :lol: ! Aos poucos e com a ajuda de amigos que percebem do assunto, tem evoluido bastante. Ele não tem maldade, nunca tentou deitar ninguém ao chão, mas por vezes fica dificil de o controlar porque ele é muito energico e nervoso e por isso eu só o monto quando ele está calmo.

Nisto dos cavalos, a evolução é lenta e gradual. Há que ter muita calma e paciência, pedir-lhes muito, contentar-mo-nos com pouco e recompensa-los muito sempre que as coisas correm bem!
Eu acredito que se o trabalho com o vosso cavalo correr sempre numa base positiva e com o amor que os seus filhos parecem ter por ele, tudo vais correr bem! :D
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo mar 24, 2013 9:28 pm

Boas pessoal :)

Preciso de uma ajudinha vossa: dicas para um cavalo passar uma ponte de Equitação de Trabalho.
Já tentamos apeados (com guia) e montados. Ambos os casos se revelaram infrutíferos. Ora estanca e nada o faz mover, ora desata a fugir como o diabo da cruz :roll:

Sei que vai ser precisa paciência a 200%, mas deve haver umas dicas para o fazer (pelo menos) colocar as mãos na ponte e ver que ela não morde :lol:

Agradeço desde já :D
Responder

Voltar para “Cavalos”