AJUDA "Processionária - Lagarta do Pinheiro"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
irizitah
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 7:02 pm

domingo mar 24, 2013 10:56 pm

Boa noite!
Sei que ja deve haver um topico acerca disto, mas nao encontrei.
O que me sabem dizer sobre a mordida de Processionaria em caes, tambem conhecida como lagarta dos pinheiros.

O meu Eros ficou internado com suspeita de mordida por Processionaria. Parece que é algo comum neste tempo, que surgem algum casos.

Obrigada a todos
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

domingo mar 24, 2013 11:25 pm

boa noite consulte os seguintes links
http://whippetp.no.sapo.pt/lagarta_do_pinheiro.htm
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=12355

As melhoras para o seu patudo
irizitah
Membro Veterano

domingo mar 24, 2013 11:41 pm

obrigada
tambem ja estou a ler td o que encontro sobre o ssunto.

gostaria de saber se alguem conhece casos em que isto tenha acontecido.

eu levei logo o cao, quando vi que algo nao estava bem com ele,mas mesmo assim estou com algum medo :/
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mar 24, 2013 11:47 pm

Uma cachorra de uma amiga, perdeu já este ano parte da lingua...teve sorte podia ter sido bem pior...
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo mar 24, 2013 11:51 pm

irizitah Escreveu:obrigada

eu levei logo o cao, quando vi que algo nao estava bem com ele,mas mesmo assim estou com algum medo :/
E bem pode estar com medo... Mas ainda bem que primeiro levou o cão ao vet e só depois veio aqui falar sobre o assunto, atitude sensata e já rara neste mundo...

As melhoras e força :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

segunda mar 25, 2013 1:48 am

Boa noite,

A minha cadela foi infectada por uma Lagarta dos Pinheiros em Dezembro, deixo-lhe aqui o tópico que escrevi na altura, com algumas imagens do estado dela.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102454

Quais foram os sintomas? A minha ganiu muito alto quando teve contacto com a lagarta e começou a ficar apática e a salivar intensamente. Não era uma saliva normal, mas sim extremamente espessa. Depois já no veterinário quando lhe abriram a boca estava toda escura e a lingua parecia madeira e era extremamente doloroso, pois a minha cadela gritava como nunca ouvi.

O médico não teve qualquer dúvida que era infecção de lagarta de pinheiro e os momentos seguintes foram de bastante stress, pois o tratamento exige a administração de uma série de antibióticos, Anti-histamínico, etc.

Uma intervenção rápida é essencial. Devo dizer que nós não demoramos mais de 20/30 minutos entre a detecção do problema, deslocamento e inicio do tratamento e no entanto não foi possível evitar uma necrose parcial dos tecidos da língua (que depois caiu).

Espero sinceramente que corra tudo bem.
PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

segunda mar 25, 2013 2:12 am

irizitah Escreveu:obrigada

Tenha esperança que tudo possa correr bem, no entanto aconselho-a a estar preparada para o pior, pois trata-se de uma lagarta muito muito perigosa.

A minha cadela perdeu entre 30 a 40% da língua, mas penso que o pior de tudo foi mesmo o sofrimento pelo que ela passou. A perda da língua afecta os nossos animais, no entanto eles habituam-se mais rapidamente do que nós pensamos.

Pior do que a perda da língua é mesmo quando existe infecção nos rins, causando insuficiência renal, que acontece quando o veneno injectado é em grande quantidade.

Certifique-se que o seu cão está a ser bem tratado por gente que sabe o que faz. Quando a minha cadela foi infectada eu levei-a de imediato a uma clínica veterinária (que não era o meu habitual) perto do local onde estávamos (foi o pânico da situação). As duas veterinárias que a viram não sabiam o que era e queriam que a deixasse ficar lá a apanhar soro e a ver a evolução do problema.
Se eu não tivesse saído de imediato para o meu veterinário habitual e tivesse deixado a minha cadela a soro para observação sem o tratamento correcto, provavelmente o cenário teria sido muito negro.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mar 25, 2013 9:22 am

sarina Escreveu:Olha, a TheOne! :D :D Uma beijoca para a pretinha "sem unha"! :wink:

Desculpem o off-topic -mas não resisti... :oops:
Olá Sarina, eu andei sempre aqui, mas como andei banida por um ano 8) , andei camuflada!! :lol: :lol:

A minha sem "dedos" tá óptima e retribui :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
irizitah
Membro Veterano

segunda mar 25, 2013 4:43 pm

Esta a ser tratado no Hospital Veterinario da UTAD
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça mar 26, 2013 10:10 am

tadito...as melhoras :)
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
irizitah
Membro Veterano

terça mar 26, 2013 2:50 pm

Bem, venho dar novidades do meu patudinho Eros, mais conhecido com "Terror das Avelãs", ja entenderão porque.

Abri o topico para perguntar a vossa opiniao acerca da Lagarta dos Pinheiros, tambem conhecida como Processionaria.
Agradeço a todos pelas respostas que me deram.

PArece que foi so um falso alarme, e nao uma mordida por essa lagarta, mas sim por outro insecto qualquer, nao sabem muito bem o que.
A verdade é que o edema da lingua regrediu gradualmente sem ser necessário nenhum cuidado em especial.
Fizeram a lavagem da lingua e da cavidade oral mal chegou ao hospital e lentamente acabou por recuperar durante aquela noite.

A fazer exames de rotina no hospital, por causa de um episodio de vomito, detectaram um corpo estranho no estomago do Eros.
Teve de fazer endoscopia para detectarem o que era e tentarem tirar. Afinal, era uma avelã que o terrorista tinha engolido na brincadeira.

O Eros foi operado ainda ontem a tarde e hoje de manha, quando o fui ver, estava ja bem acordadinho e com uma fome voraz... Levei uma lata de comida da ROyal Canin a pedido da equipa medica, e ele devorou o bocadinho que lhe demos.

Parece que o meu "Terror das Avelãs" esta a recuperar e tamvel amanha venha para casa :)
O meu patudinho pregou-m um valente susto, mas esta a ficar bom e tudo a resolver-se pelo melhor.

Desculpem o testamento, so queria dar informaçoes e agradecer a ajuda e apoio.
O Eros manda lambidelas de agradecimento para voces e para os vossos patudinhos.

Irene
Responder

Voltar para “Cães”