Necessidades em casa (nº 1 e nº 2)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mar 25, 2013 11:06 am

O que eu acho é que se se abusar dos biscoitos, o que facilmente acontece com quem não domina as técnicas de treino, corre-se o risco de o cão, apetecendo-lhe a guloseima, fazer um cocó ou um xixi no tapete da sala para desencadear o reflexo condicionado no dono. Acho preferíveis as festas e palavras de elogio.

E para mim, o melhor de tudo é acabar com os dramas e ansiedades a respeito destas fases, que acabam sempre por se resolver, com incentivos ou sem eles.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda mar 25, 2013 2:10 pm

Floripes3 Escreveu:O que eu acho é que se se abusar dos biscoitos, o que facilmente acontece com quem não domina as técnicas de treino, corre-se o risco de o cão, apetecendo-lhe a guloseima, fazer um cocó ou um xixi no tapete da sala para desencadear o reflexo condicionado no dono. Acho preferíveis as festas e palavras de elogio.
Nunca vi tal acontecer. E se isso acontecer, a resolução é fácil: quando ele faz no sítio incorrecto, não só não há biscoito como o dono ainda se demonstra chateado. Torna-se simples para o cachorro perceber que existe uma diferença entre um sítio e outro.
Seja como for, o local normalmente está acoplado ao comportamento; por isso é que muitas vezes o cão já se senta na sala, mas não na cozinha, já se deita em casa, mas não na rua, vem quando o chamamos num jardim, mas no jardim ao lado já não... Um cão aprende natural e directamente a associar as recompensas, não ao xixi, mas ao xixi naquele sítio. Até porque, muito provavelmente, ele já fez uns quantos dentro de casa, e as consequências não foram essas. Qualquer cão consegue fazer essa distinção bem rapidamente.
E para mim, o melhor de tudo é acabar com os dramas e ansiedades a respeito destas fases, que acabam sempre por se resolver, com incentivos ou sem eles.

Eu já vi muitos, muitos cães com 7 ou 8 meses a fazer os seus serviços dentro de casa (e nada ou quase nada lá fora). Não é a mesma coisa ter um cachorro a fazer xixis e cocós em casa até aos 3 meses e meio ou tê-lo até aos 5, 6, 7... Esperar que as coisas se resolvam por si é, no mínimo, andar de esfregona na mão uns dois ou três meses acima do que poderia ser. E já vi também uns poucos, já com mais de um ano, e até já bem adultos, cujos donos contam que, de vez em quando, lá vai um xixi no soalho... Tudo isto se evita de houver uma boa aprendizagem do comportamento. Ah, e não vejo onde é que está o drama e ansiedade, a não ser em ter xixis em casa todos os dias e não saber lidar com isso... Aí sim, há razões para dramas e ansiedades; não as há se nós, desde bem cedo, soubermos lidar com isso, e conseguirmos extinguir.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 25, 2013 3:50 pm

É preocupante viver com cães que já não estão na fase de cachorrinhos e ainda a fazerem os xixis em casa. :?

Os situações devem ser abordadas de forma objetiva e eficaz se possível, não é preciso dramas. Existe um problema? É para ser resolvido e quanto mais depressa melhor.

Por exemplo: Uma vez que não são cachorras propriamente, provavelmente dava água e comida dentro de um horário compatível com os passeios.
A água por algum tempo deixava de estar à disposição precisamente para controlar melhor os xixis na rua. Após beberem água iam à rua.

Qualquer movimento de cheirar o chão e preparem-se para o xixi, saía de casa imediatamente interrompendo mesmo o xixi...se caso fosse.

Na rua dava-lhe um biscoito e mimos. E se preciso até lhe reduzia a quantidade de comida, para que o biscoito tivesse mais sucesso.
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

segunda mar 25, 2013 3:52 pm

Boas...

Eu também já ouvi e vi após as necessidades, incluindo, os meus cães, a fazer os seus serviços dentro de casa mas isso não foi por falta de educação ou disciplina, mas sim por não terem outro sítio para fazer ou porque ninguém os levou à rua e como estavam apertadinhos, tinham que fazem em algum lugar e entretanto sabem que mal chego a casa, não preciso de fazer e ver nada de mal ou de errado que eles fizeram, eles próprios ficam de cabisbaixo à espera da minha reação positiva ou negativa... Mas isso são os meus cães que foram educados assim!

Agora, não é por ter um cão de 3 meses e por ser (pequenino) que não deve ser educado, e digo já, deve ser desde pequeno que têm que educá-lo, se não mais tarde vai ser dificil para os donos, e quem tem que "pegar" nele ou é um treinador ou numa escola de treino canina e por vezes nem peguam por ser ser um caso difícil, e como esse caso já existe muitos casos que infelizmente, vai aparecendo nos media um caso de agressão (e tem que ser da raça Pitbull mesmo que não seja é o que acontece mais).

Abraço
lds6
Membro Veterano

segunda mar 25, 2013 4:14 pm

margoustink Escreveu: Os situações devem ser abordadas de forma objetiva e eficaz se possível, não é preciso dramas.
Nem mais.
Existe um problema? É para ser resolvido e quanto mais depressa melhor.
Pois. Mas o melhor mesmo é antecipar o problema. Existem coisas altamente previsíveis; umas que acontecem mais cedo, outras mais tarde. Então, se somos capazes de prevê-los, o melhor mesmo é ir trabalhando para que os problemas nem apareçam.
lds6
Membro Veterano

segunda mar 25, 2013 4:19 pm

margoustink Escreveu: E se preciso até lhe reduzia a quantidade de comida, para que o biscoito tivesse mais sucesso.
Não me parece necessário. Um cão vai saber distinguir bem entre a simples ração e um ou dois pedaços de queijo ou de fígado seco, não valerá a pena estar a mexer na dieta do cão.
lds6
Membro Veterano

segunda mar 25, 2013 4:29 pm

Floripes3 Escreveu:O que eu acho é que se se abusar dos biscoitos, o que facilmente acontece com quem não domina as técnicas de treino, corre-se o risco de o cão, apetecendo-lhe a guloseima, fazer um cocó ou um xixi no tapete da sala para desencadear o reflexo condicionado no dono. Acho preferíveis as festas e palavras de elogio.

Ah... existe algo aqui com que concordo, em parte. Não com a parte de o cão começar a fazer as necessidades em casa para ver se chove alguma coisa, pelas razões que já apresentei em cima. Mas com o mau uso dos biscoitos...
Não é uma questão de abusar, no sentido de usar em demasia; é mais um usar de forma errada. É que muitos fazem com que todo o processo de recompensa por fazer necessidades na rua seja algo bem chato e nada memorável. E porquê? Porque fazem o que diz "nas instruções"... dar um biscoito saboroso depois do acto. E pronto. O cão faz o seu serviço, o dono espera, apanha os cocós, deita fora, vai à carteira tirar o saquinho dos biscoitos, abre o saco, tira o biscoito... e só depois é que lho dá. Com toda esta lentidão e falta de precisão, já o cão não sabe muito bem por que é que está a receber a recompensa. Mas o pior nem é isso; o pior é que, como o dono já deu a recompensa, já sente que a tarefa está realizada: tick, já está, agora, pronto, já não fazes mais em casa. Depois surpreendem-se ao ver que o cão continua a fazer dentro de casa.
Não é uma questão de «dominar as técnicas de treino»; é uma questão de simplesmente não fazer as coisas como simples tarefas; é uma questão de se implicar no próprio treino. Estou certo que qualquer dono do mundo sente uma alegria enorme quando o seu cão começa a fazer as primeiras necessidades fora de casa; então, raios, não escondam esse contentamento... demonstrem-no efusivamente, façam da experiência algo tão memorável para o cão quanto o está a ser para si.
lds6
Membro Veterano

segunda mar 25, 2013 4:39 pm

Yohanan Escreveu:Boas...

Eu também já ouvi e vi após as necessidades, incluindo, os meus cães, a fazer os seus serviços dentro de casa mas isso não foi por falta de educação ou disciplina, mas sim por não terem outro sítio para fazer ou porque ninguém os levou à rua e como estavam apertadinhos, tinham que fazem em algum lugar e entretanto sabem que mal chego a casa, não preciso de fazer e ver nada de mal ou de errado que eles fizeram, eles próprios ficam de cabisbaixo à espera da minha reação positiva ou negativa... Mas isso são os meus cães que foram educados assim!
hm... a não ser em casos em que o cão fica sozinho em casa durante muito tempo (o que implicaria que não os víssemos nem ouvíssemos a fazer as necessidades), e mesmo assim, um cão adulto ou mesmo adolescente, aguentará, em situações normais, um mínimo de 8/9 horas, sem grande esforço... se um cão faz necessidades, mesmo que raras, dentro de casa, então o seu treino/educação não foi efectuado da melhor forma, parece-me. Ou então poderá mesmo haver problemas no foro urinário.
Esse olhar culpado com que os cães recebem os donos são simplesmente comportamentos adquiridos com base na habitual reacção dos donos, quando chegam a casa. Como o Yohanan disse mais atrás, os cães são bem mais simples do que nós. Tão simples que não têm sentimentos de culpa, nem sequer um tipo de memória como a nossa, que lhes permitira associar um acontecimento que possivelmente já se passou há umas horas atrás com uma reacção nossa, passado tanto tempo.
Responder

Voltar para “Cães”