http://videolog.tv/video.php?id=955590
Moderador: mcerqueira
É de algum modo interessantecockinhas Escreveu:tabonito![]()
Não sei o que pensar sobre a segunda parte do vídeo (cadela Sofia).
Querem partilhar a vossa opinião?
WaterMonitor Escreveu:A mim acontece-me todos os dias sem falha e há muitos anos.
Também acontece o "diz aí ao cão para sair" ou "a Josepha não quer comer, tens que vir aqui".
Está sempre a acontecer...
Pareceu-me isso também... independentemente de tudo, não sou fã deste tipo de coisas... cheira-me sempre a circo!dinodane Escreveu:Bom... estava a gostar muito até ver no minuto 6.17 alguém dar o telemóvel ao cão para ele o levar ao dono... montagem portanto, pelo menos essa parte. Ora revejam.
De qualquer modo, o Bidu é um cão muito esperto.
Exactamente. Essa é que é a questão. A investigação em causa, enquanto investigação científica, vale o que vale. Nunca iria substituir a relação que um dono pode ter com o seu cão e a consequente capacidade do dono reconhecer os sinais do seu cão. E nem me parece que seja isso que pretenda. O problema que vejo nesta ideia é justamente este que apontou: interpreta-se o cão como se se tratasse de uma pessoa que não fala... Achar que o cão tem uma vontade momentânea, e só não a sabe exprimir é muito redutor. Por exemplo, muitos cães, nesse caso, iriam estar sempre a carregar na tecla da comida, como é óbvio. O cão apenas aprendeu que, se carregar em determinada tecla, obtém determinada consequência, como é óbvio. E não o inverso, que seria ter uma determinada vontade e ir expressá-la na maquineta (tirando o caso do wc, em que isso me parece útil, pois existe, de facto, uma vontade relativamente súbita que surge no cão; mas este tipo de sinalização já se faz há muito tempo, e quando não há uma construção feita pelo homem, o próprio cão se encarrega de estipular uma sinalética para isso (raspar na porta, por-se à janela, ir buscar a trela...)).cockinhas Escreveu: Pronto, eu faço a pergunta mais direta: a cadela está a usar a maquineta para dizer o que quer ou apenas a repetir comportamentos anteriormente recompensados? Eu inclino-me para esta última mas se calhar estou desatualizada, será?
Boas...WaterMonitor Escreveu:fontedasbicas nem sempre é circo.
A mim pareceu-me um senhor idoso e paciente que realmente gosta do seu cão e que obteve nele, acidentalmente, o melhor de duas raças.
Ao descobrir as potencialidades do bicho, começou a puxar por ele. É giro, é útil para ambos e de certeza que são momentos bem passados entre os dois.
Achei um piadão ao senhor a ler a Bíblia para o cão.
WaterMonitor Escreveu:fontedasbicas nem sempre é circo.
A mim pareceu-me um senhor idoso e paciente que realmente gosta do seu cão e que obteve nele, acidentalmente, o melhor de duas raças.
Ao descobrir as potencialidades do bicho, começou a puxar por ele. É giro, é útil para ambos e de certeza que são momentos bem passados entre os dois.
Achei um piadão ao senhor a ler a Bíblia para o cão.