Ajuda por favor com Pitbull bebé

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 2:08 pm

rafa224 Escreveu:
nicosa Escreveu:
rafa224 Escreveu: :
" Se ele tiver que saltar por cima, salta". Ou não! Mas o melhor é fazer com que ele perceba que não tem que saltar por cima. Mas diga-se de passagem que vai ser preciso que seja um bom atleta para saltar 2 metros de vedação.
Preso a uma corrente é meio caminho para ter um cão frustrado e desiquilibrado.
Não vejo, sinceramente, porque não pode deixá-lo solto no quintal.
Simplesmente porque se algo de mal acontecer a responsabilidade é minha, mas volto a citar, só o deixo preso quando nao estiver por casa. Mas se alguem disser que se ele ficar umas horas por dia "acorrentado" num diametro de 6 metros irá fazer com que ele se torne agressivo, óbviamente, já nem volto a por isto em questão.
Eu concordo com a nicosa. Deixar um cão acorrentado é um erro e digo lhe já que se tem esse receio perante o cão é melhor não o adoptar. Um dono receoso é ainda pior que um cão receoso.

Mas de qualquer forma, se o cão for bem exercitado, e tiver a educação adequada nao vai querer saltar por cima da vedação. Eu ja tive um arraçado de pit e era a coisa mais obediente e sociavel do mundo. Agora tem é que se preparar para o desafio. Vai ter que lhe dedicar muito tempo, quer no treino, quer na socialização, quer a exercita-lo. O um pit para alem dos 3 passeios diários recomendáveis (cerca de uma hora cada um) deve ainda fazer uma outra actividade física mais intensa. Leve-o consigo para correr ou assim. Eles precisam muito de exercicio.

Lembre-se, um cão cansado é um cão feliz! e assim pode estar descansado que o cão nao vai querer saltar, fugir ou morder. Um cao educado espera pelo dono estar em casa para exercitar-se e para brincar e como tal não vai tentar fugir.

E sim nicosa, eles saltam 2m tranquilamente. o meu, quando iamos de férias e ele tinha que passar uma semana no "hotel" saltava por cima da vedação do canil..
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 2:11 pm

a vedação era em rede, o que ajudava à festa...
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça abr 02, 2013 2:13 pm

maraya Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:Suponho que irá colocá-lo na escola de treino, que é obrigatório por lei, certo?
Lá devem conseguir ensinar-lhes essas coisas básicas, de não saltar a vedação... E também lhe explicam qual é a melhor solução para si, com certeza...
Não há "escola de treino" obrigatória por lei :wink:

Há sim a obrigatoriedade de o cão ser treinado por um treinador certificado... treinadores esses que até então parecem não existir.
Não existem treinadores certificados em Portugal?
RS
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça abr 02, 2013 2:16 pm

rafa224 Escreveu:
nicosa Escreveu:
rafa224 Escreveu: :
" Se ele tiver que saltar por cima, salta". Ou não! Mas o melhor é fazer com que ele perceba que não tem que saltar por cima. Mas diga-se de passagem que vai ser preciso que seja um bom atleta para saltar 2 metros de vedação.
Preso a uma corrente é meio caminho para ter um cão frustrado e desiquilibrado.
Não vejo, sinceramente, porque não pode deixá-lo solto no quintal.
Simplesmente porque se algo de mal acontecer a responsabilidade é minha, mas volto a citar, só o deixo preso quando nao estiver por casa. Mas se alguem disser que se ele ficar umas horas por dia "acorrentado" num diametro de 6 metros irá fazer com que ele se torne agressivo, óbviamente, já nem volto a por isto em questão.
Veja em primeiro lugar as medidas da vedação e outros requesitos exigidos por lei.

Se não quer arriscar e tem possibilidade de fazer uma pequena "obra" pode sempre optar por colocar um bocado de rede no topo da vedação com uma inclinação para dentro. :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 2:21 pm

kelinhapbl Escreveu:
maraya Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:Suponho que irá colocá-lo na escola de treino, que é obrigatório por lei, certo?
Lá devem conseguir ensinar-lhes essas coisas básicas, de não saltar a vedação... E também lhe explicam qual é a melhor solução para si, com certeza...
Não há "escola de treino" obrigatória por lei :wink:

Há sim a obrigatoriedade de o cão ser treinado por um treinador certificado... treinadores esses que até então parecem não existir.
Não existem treinadores certificados em Portugal?
Do que sei a entidade certificadora nunca foi "fundada", logo os treinadores não podem obter a formação/certificado.

Editei para acrescentar:
Aqui está a explicação de forma simples
Em Portugal existe um vazio na lei, pois
é exigida a certificação dos treinadores de cães mas a entidade certificadora não existe. Mais, o treino dos animais considerados
potencialmente perigosos é exigido no decreto, apenas a Direcção-Geral de Veterinária o poderá fazer através de um organismo que
apesar de estar descrito no decreto lei nunca foi criado.
Fonte: http://obediencia.cpc.pt/?page_id=33
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça abr 02, 2013 2:22 pm

maraya Escreveu: Do que sei a entidade certificadora nunca foi "fundada", logo os treinadores não podem obter a formação/certificado.

Editei para acrescentar:
é exigida a certificação dos treinadores de cães mas a entidade certificadora não existe. Mais, o treino dos animais considerados
potencialmente perigosos é exigido no decreto, apenas a Direcção-Geral de Veterinária o poderá fazer através de um organismo que
Pfff... Estamos entregues aos bichos!! Depois admiram-se! Por acaso não fazia ideia disso, obrigada pelo esclarecimento ;)
RS
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça abr 02, 2013 2:26 pm

diogosvp Escreveu: E sim nicosa, eles saltam 2m tranquilamente. o meu, quando iamos de férias e ele tinha que passar uma semana no "hotel" saltava por cima da vedação do canil..
Há gradeamentos que são chapas lisas e até mesmo aqueles ás barras que tornam muito dificil a escalada por eles acima. Não sei se o gradeamente do user é desses ou é de rede. Claro que sendo de rede, isso é " com uma perna ás costas " . Trepam por ali acima sem problemas. Qualquer um, não é preciso ser de nenhuma raça especifica. Se houver vasos grandes ou outros grandes volumes encostados à vedação tambem servem de trampolim.
Tambem depende da motivação que haja do lado de lá da vedação, do treino ( que a partir de agora é obrigatório ) e do próprio cão.
Sofia
maraya
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 2:27 pm

Nando86 Escreveu:Amigo, não te aconselho acorrentá-lo.
Acorrentar os cães é mau caminho. Mas é como tu entenderes. Fica o meu conselho

Podes estar descansado que ele não vai saltar um gradiamento de 2metros.

Isso do saltar é preciso muito treino e mesmo assim, não sei lol

Quando o fores buscar, dá noticias.
Boa sorte.
Dependendo do cão!
Ás vezes não é preciso grande treino ou esforço sequer... :lol:

Sobre acorrentar o cão vamos laçar um debate 8)

Numa situação em que a casa tem quintal (mas o dono tem medo que fuja ou por outro motivo não o quer deixar solto no quintal) e o dono se tem de ausentar para trabalhar como acham preferível o cão ficar:

- Fechado em casa sem acesso ao quintal
- Preso à corrente no quintal (com acesso a um abrigo em condições)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça abr 02, 2013 2:27 pm

Não é um bicho de 7 cabeças.

http://mil.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=619999
A aptidão de treinador é comprovada por provas teóricas e provas práticas, em que os candidatos à certificação terão de demonstrar que sabem influenciar e adaptar o carácter do canídeo, e promover a sua integração no meio ambiente, com segurança.

As provas teóricas incidem sobre comportamento animal, metodologia de treino, aprendizagem e extinção de comportamentos. A avaliação prática vai fazer-se com a presença de animal próprio ou de terceiros, sempre identificados, para que cada cão só possa realizar a prova com um candidato.

Os treinadores de cães perigosos ou potencialmente perigosos terão de ser certificados por parte da Direcção-Geral Veterinária (DGV) ou por entidades reconhecidas para o efeito, que deverão submeter-se elas próprias a um processo de certificação. Foi agora reconhecido que a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana preenchem os requisitos legais, e que por isso farão a certificação dos treinadores de cães perigosos e potencialmente perigosos.

Os treinadores aprovados recebem um certificado emitido pela entidade certificadora, válido por cinco anos e passam a constar da lista oficial da DGV.

Têm ainda a obrigação de comunicar trimestralmente à DGV a identificação de todos os animais que treinaram, o motivo, datas de início, conclusão e respectivos resultados, assim como a identificação dos detentores, seus nomes e moradas, e ainda de identificar junto da DGV os animais submetidos a treinos de manutenção.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça abr 02, 2013 2:33 pm

margoustink Escreveu: Foi agora reconhecido que a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana preenchem os requisitos legais, e que por isso farão a certificação dos treinadores de cães perigosos e potencialmente perigosos.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Com a devida ressalva, margo, que não é de si que estou a rir . Mas que agora dei uma valente gargalhada , dei.
Então não há-de ser!!!!! :lol: :lol: :lol:
Sofia
maraya
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 2:41 pm

kelinhapbl Escreveu:
maraya Escreveu: Do que sei a entidade certificadora nunca foi "fundada", logo os treinadores não podem obter a formação/certificado.

Editei para acrescentar:
Pfff... Estamos entregues aos bichos!! Depois admiram-se! Por acaso não fazia ideia disso, obrigada pelo esclarecimento ;)
Só um reparo, o que escrevi é referente ao DL 315/2009 que penso que ainda é o que está em vigor.
A nova lei, que tem vindo a público esta semana, não sei se já altera esta situação nem sei se já saiu definitivamente...
margoustink
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 2:55 pm

nicosa Escreveu:
margoustink Escreveu: Foi agora reconhecido que a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana preenchem os requisitos legais, e que por isso farão a certificação dos treinadores de cães perigosos e potencialmente perigosos.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Com a devida ressalva, margo, que não é de si que estou a rir . Mas que agora dei uma valente gargalhada , dei.
Então não há-de ser!!!!! :lol: :lol: :lol:
Eu também já estava à espera que as forças de segurança pública viessem a beneficiar desta lei ( :lol: )

Vamos ver se assim a lei passa a fazer-se cumprir, porque atualmente é a república das bananas. Não gostava nada que se torne uma caça às bruxas, passar do 8 ao 80 é sempre mau. Mas atualmente acho demais.
margoustink
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 6:21 pm

Eu não sou completamente contra as correntes, eu não as usava e não gosto, mas em casos esporádicos pode não ser negativo, se as pessoas depois não se esquecerem dos cães lá. Existem sempre soluções alternativas à corrente. A vedação aberta e com visibilidade é mau. Há sempre crianças e adultos que gostam de provocar o cão.
E quando se vê que o cão está preso, por norma, ainda fazem pior; porque não têm medo que o cão se solte.

E depois os cães passam a reagir por associação e muitas vezes com bastante agressividade.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça abr 02, 2013 10:19 pm

maraya Escreveu: Se não quer arriscar e tem possibilidade de fazer uma pequena "obra" pode sempre optar por colocar um bocado de rede no topo da vedação com uma inclinação para dentro. :wink:
Vou só sublinhar esta ideia que ficou lá para trás e, quanto a mim, é o melhor conselho que lhe poderão dar, neste momento.

Claro que o exercício (que não é só físico, mas também, e sobretudo, estimulação mental) vai ajudar a ter um cão com menos propensão para esses saltos. Claro um bom treino vai reduzir as possibilidades. Mas nenhum treino do mundo vai dar 100% de garantias que o seu cão não venha a saltar, um certo dia. Ele vai estar sozinho uma quantidade de tempo considerável, deduzo. Um dia, pode haver um estímulo qualquer do outro lado; um dia o seu cão pode estar menos exercitado e estimulado (convenhamos, há sempre fases em que os donos estão mais ocupados e passam, excepcionalmente, dois ou três dias sem proporcionar o devido exercício ao seu cão), etc. etc.; e não há treino que valha. Investigue acerca deste tipo de solução aconselhada pela Maraya; a ideia, embora possa haver muitas variações, passa por colocar uma espécie de tecto no final da vedação. Assim, nem com vara o cão salta.

Já agora, é muito mais fácil treinar o seu cão a ser educado e estável dentro do casa do que treiná-lo a nunca por nunca saltar a vedação.
Responder

Voltar para “Cães”