Penso que não é a idade em si que os põe em respeito, mas sim a atitude (à falta de melhor termo, de momento) psicológica do cão mais velho. Se for um animal equilibrado e bem educado e socializado, a tranquilidade que a maturidade lhe traz é que determina o comportamento dos outros mais novos, através dessa espécie de telepatia de que os cães parecem fazer uso entre eles.lds6 Escreveu:... Para além do carácter do cão, um outro factor que influencia bastante (embora não seja absolutamente determinante) é a idade. O bairro onde morei até há pouco tempo tem um lugar onde costuma haver muitos cães a brincar à solta e havia uma espécie de mesa que era o spot onde os cães gostavam de parar; pois o mais velho (na verdade, A mais velha) da zona (regra geral, salvo poucas excepções, os cães que mais por lá passavam tinham menos de 3 anos) mal chegava, todos, sem excepção, lhe davam lugar. Coincidência das coincidências, era a cadela mais pequena do "pedaço".
Neste caso, não era só a idade, mas também a "antiguidade"; acredito que se houvesse um novo cão também idoso a aparecer por lá a coisa não se passasse, necessariamente, da mesma forma.
Mas essa relação é, quanto a mim, mais estabelecida pelo carácter do cão mais velho - no caso que contou, uma cadela - do que pelo factor idade, da qual também não me consta que eles tenham consciência. De resto, as cadelas parecem ter frequentemente esse tipo de domínio sobre os grupos. A minha cadela, por exemplo, dominava só com o olhar os outros companheiros da matilha cá de casa. Se eles ou algum deles abusava, ela olhava para eles, só olhava. E era vê-los a meterem a cauda entre as pernas e a afastarem-se com um ar comprometido...