displasia da anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

luismm
Membro Júnior
Registado: terça out 30, 2012 7:38 pm

terça abr 02, 2013 5:23 am

Boa noite,
O Oscar na quinta feira vai ser operado á 1anca e vai ficar em repouso algumas semanas...

O medico optou por "cortar o osso" não sei o termo certo, alguém ja passou por esta situação?
Preciso de dicas e de ajuda.
Obd

Luis Marques
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça abr 02, 2013 8:18 am

Refere-se à ablação da cabeça do fémur?

Se for esse tipo de cirurgia, tenho uma cadelita que fez esse tipo de cirurgia às duas patas e está excelente. :D :D :D

A recuperação é morosa mas, ficou óptima. :D :D

Boa sorte e dê notícias. :wink:
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça abr 02, 2013 10:31 am

Recolhi da rua uma cadelinha atropelada que tinha uma luxação da cabeça do fémur e tentaram fazer a abdução, mas não resultou, pelo que teve de fazer a recessão da cabeça do fémur, soube há pouco tempo que também se faz essa mesma cirurgia em casos de displasia da anca.
Posso lhe dizer que recuperou muito bem, não demorou assim tanto tempo. Penso que um mês depois da cirurgia já estava praticamente normal, mas tivemos de insistir bastante para que pousasse a pata (há várias técnicas), pois eles rapidamente se acomodam e deixar de usar a pata, se tiverem dores. Hoje em dia é uma cadela normal, corre que se farta! Não se nota que fez a cirurgia simplesmente.
Mas essa cirurgia, pelo que me disse a veterinária, só é aconselhada para cães pequenos ou com pouco peso (não me recordo ao certo mas penso que até 20kg +/-), para cães de maior porte tem de ser colocada uma prótese. Que peso tem o seu cão?
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
luismm
Membro Júnior

terça abr 02, 2013 12:55 pm

Arguida2 Escreveu:Refere-se à ablação da cabeça do fémur?

Se for esse tipo de cirurgia, tenho uma cadelita que fez esse tipo de cirurgia às duas patas e está excelente. :D :D :D

Boa tarde,
O Oscar tb vai ser operado às 2.

A sua patuda teve que ficar numa box tb? Fez fisioterapia?
Arguida2
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 1:11 pm

luismm Escreveu:
Arguida2 Escreveu:Refere-se à ablação da cabeça do fémur?

Boa tarde,
O Oscar tb vai ser operado às 2.

A sua patuda teve que ficar numa box tb? Fez fisioterapia?
Tem um patudo chamado Óscar? :D :D Eu também. :D :D Foi adoptado em Junho do ano passado. :D :D

O caso da minha patudo foi bastante complicado pois na altura eu era madrinha dela (foi resgatada do canil de Portimão) e estava em hotel.

Quando foi internada para ser operada pedi para lhe fazerem várias análises entre as quais a da leish e da dirofilariose (larva do coração). No dia a seguir a ser operada vieram os resultados e era positiva para as duas doenças.

Foi um risco enormissimo que se correu mas, obviamente que ninguém podia adivinhar que ela tinha estas duas doenças. Assim sendo, e para ser melhor vigiada, ficou cerca de 3 semanas internada.

Depois do internamento foi para casa da dona do hotel e, pouco tempo depois foi adoptada por nós pois, uma cadelita com tantos problemas de saúde, obviamente que nunca iria ser adoptada por ninguém.

Ainda fez 2/3 sessões de hidroterapia mas que, no caso dela não resultaram pelo que desistimos.

Adoptámo-la e nessa altura andámos sempre em cima dela para a forçar a pôr a patinha no chão. Valeu a pena o esforço pois hoje pula, corre, brinca, salta para as camas, sofás, sem qualquer tipo de restrições. :D :D

Actualmente está bastante badocha o que não devia de forma alguma estar mas, vamos lá convencer os "avós" de que a rapariga tem de comer menos.

Vai ver que vai correr tudo bem com o seu Óscar. :wink:
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

terça abr 02, 2013 5:32 pm

Que peso tem o seu cão? Essa cirurgia só deve ser efectuada em animais com menos de 25kg.
bhess
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 9:37 pm

ZezinhoManel Escreveu:Que peso tem o seu cão? Essa cirurgia só deve ser efectuada em animais com menos de 25kg.
Já fiz essa mesma pergunta uns posts mais acima, mas fui ignorada... :|

Calvin
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça abr 02, 2013 9:43 pm

Tratando-se de um pastor alemão, com certeza o peso dele será superior aos vinte quilos.

Se tivessem ido ao perfil ver os animais, ou pelo menos reparado na foto do avatar, logo veriam...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
bhess
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 9:54 pm

Floripes3 Escreveu:Tratando-se de um pastor alemão, com certeza o peso dele será superior aos vinte quilos.

Se tivessem ido ao perfil ver os animais, ou pelo menos reparado na foto do avatar, logo veriam...
Claro que reparamos, mas queria confirmar. Mas penso que mais fácil do que ir ao perfil ver o cão é o autor do tópico responder directamente à pergunta, mas não o fez...
Mas partindo do princípio que é mesmo o cão que está no perfil, essa cirurgia não é aconselhada para cães com peso superior a 20kg (+/-), pelo menos pela veterinária dos meus cães.

Calvin
luismm
Membro Júnior

quarta abr 03, 2013 1:06 am

bhess Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Tratando-se de um pastor alemão, com certeza o peso dele será superior aos vinte quilos.

Claro que reparamos, mas queria confirmar. Mas penso que mais fácil do que ir ao perfil ver o cão é o autor do tópico responder directamente à pergunta, mas não o fez...
Mas partindo do princípio que é mesmo o cão que está no perfil, essa cirurgia não é aconselhada para cães com peso superior a 20kg (+/-), pelo menos pela veterinária dos meus cães.

Boa noite, tem mais que 20 kg, o mesmo vai ser operado no icbas na faculdade veterinaria do Porto pelo Drº Leandro Gardel e confio plenamente nele.

Se bem me lembro a ultima vez que ele tinha 20 quilos foi quando tinha 4 .. 5 meses.... Se fosse assim(digo eu) a maioria dos labradores e cães de raça grande não seriam operados, essa cirurgia dr colocar uma protese é muito complicada e recente alem de que a protese tem a probalidade de ser rejeitada....

O que pretendo com este post é conhecer pessoas que passaram pelo mesmo e que troquem de ideias de como é o pós operatório, se fizeram fisioterapia ou não e quais são os melhores conselhos que poderiam dar.

Mais uma vez obrigado

Luis Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta abr 03, 2013 7:14 am

luismm, se conseguir, o seu cão deve nadar. A minha amiga também lhe fazia exercícios orientados por um médico, ao género da nossa fisioterapia. Acho que será por aí que o vão orientar.

Foi assim que o cão de uma grande amiga recuperou e ficou excelente. Em todo o caso, já vi alguns cães que tinham feito essa operação cuja recuperação foi feita sem frequentar a piscina e estavam também muito bem.
Arguida2
Membro Veterano

quarta abr 03, 2013 8:34 am

luismm, quando ficámos com a Estrelita, faziamos-lhe exercícios indicados pelo médico e andávamos "bastante" com ela. Isto foi sensivelmente ao fim de um mês. Por indicação do médico também a levávamos à praia para ela andar na areia molhada.

No caso dela foi mais complicado o pós-operatório não só pelas outras complicações que ela tinha como também pelo facto de em casa da dona do hotel não tinha ninguém que andasse "em cima dela" (como é natural) para a obrigar a apoiar a pata direita no chão que era a mais complicada.

Passei horas e horas e horas, debruçada sobre ela a segurar-lhe na pata para, a obrigar a pousar no chão a cada passinho que dava.

A certa altura, bastava dizer: "Estrelita, pata chão" que ela de imediato a pousava. :D :D

No caso da Estrelita a piscina não resultou pois se no 1º dia achou "piada" nas duas sessões seguintes pura e simplesmente recusou fazer o que quer que fosse. A vet do hospital achou que não valia a pena insistir pois ela pura e simplesmente entrava em pânico.

Valeu mesmo a pena todo o esforço pois ela realmente ficou impecável. :D
ZezinhoManel
Membro Veterano

sexta abr 05, 2013 2:51 pm

luismm Escreveu:
bhess Escreveu:

Boa noite, tem mais que 20 kg, o mesmo vai ser operado no icbas na faculdade veterinaria do Porto pelo Drº Leandro Gardel e confio plenamente nele.

Se bem me lembro a ultima vez que ele tinha 20 quilos foi quando tinha 4 .. 5 meses.... Se fosse assim(digo eu) a maioria dos labradores e cães de raça grande não seriam operados, essa cirurgia dr colocar uma protese é muito complicada e recente alem de que a protese tem a probalidade de ser rejeitada....

O que pretendo com este post é conhecer pessoas que passaram pelo mesmo e que troquem de ideias de como é o pós operatório, se fizeram fisioterapia ou não e quais são os melhores conselhos que poderiam dar.

Mais uma vez obrigado

Luis Marques
Peço desculpa mas discordo totalmente do seu Médico Veterinário, isso é discurso de quem não evoluiu na medicina veterinária... Peço desculpa dizer isto mas as coisas são complicadas quando as pessoas não sabem fazer...
As próteses de titânio que são utilizadas na anca têm uma aceitação de quase 100%, e são muito melhores que as utilizadas comummente na medicina humana.

Se fosse o meu cão pedia uma segunda opinião a um Médico Veterinário ortopedista...Mas isto sou eu :roll: :wink:
luismm
Membro Júnior

sábado abr 06, 2013 2:22 pm

ZezinhoManel Escreveu:
luismm Escreveu:
bhess Escreveu:

Mais uma vez obrigado

Luis Marques
Peço desculpa mas discordo totalmente do seu Médico Veterinário, isso é discurso de quem não evoluiu na medicina veterinária... Peço desculpa dizer isto mas as coisas são complicadas quando as pessoas não sabem fazer...
As próteses de titânio que são utilizadas na anca têm uma aceitação de quase 100%, e são muito melhores que as utilizadas comummente na medicina humana.

Se fosse o meu cão pedia uma segunda opinião a um Médico Veterinário ortopedista...Mas isto sou eu :roll: :wink:
Ola. Nao foi o vet que disse, li na net! Voce acha k nao pedí 2opiniao? Axa k deixei o meu cão a um trolha?
É a sua opiniao e como ja expliquei acima nao é isso tipo de informação k pretendo! mas obrigado na mm pela partilha, é de salientar tb que o custo de uma operação é mt mais cara.
ZezinhoManel
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 3:46 pm

O preço é diferente porque os resultados são muito diferentes :wink:
Responder

Voltar para “Cães”