Cadela nervosa e sensivel...como cuidar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vfrusso
Membro
Registado: sexta jul 16, 2010 9:18 pm

quarta abr 03, 2013 8:30 am

Olá a todos,

Abro novo tópico para pedir ajuda a resolver uns problemas de comportamento da minha Sasha.
Ora a Sasha na passad sexta-feira caiu e fez uma luxação no tornozelo (não no joelho conforme o outro topico), tendo andado com talas dois dias e medicada com comprimidos para o estomago, vitaminas e para as dores. No domingo começou com vomitos com sangue e foi retirado os comprimidos para as dores ( ibo...), reduziu mas não parou.

TÊm vomitado uma vez por dia, sendo a ultima vez, ontem de madrugada, vomitou sangue em abundÂncia. Já não dormu uma noite mais que duas horas desde sexta e o problema é que a Sasha é uma cadela muito sensivel e nervosa.

Como lidar com ela?
Segundo a vet os vomitos persistem devido ao consciente da Sasha, e anda a sofrer mais pelos vomitos e pela cabeça do que da pata.
Ela recusa-se a deitar chegando a adormeçer em pé, anda sempre de um lado para o outro a ganir não deixando os donos descansar.

Neste momento a vet aconselhou o uso de calmantes para descansar os donos e principalmente fazer a sasha abastrair-se um pouco do que tÊm(que não é nada de grave)
Já aconselhou a não lhe dar muitos mimos nem lhe ligar muito mas já não sei o que fazer.Andamos os dois cansados a ficar doentes e a Sasha na mesma.

Conselhos?
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta abr 03, 2013 9:13 am

A ingestão de ibuprofeno pelos cães pode causar hemorragias e irritação do sistema gástrico. Com tanto remédio adequado acho melhor falar depressa com a veterinária para lhe tratarem o estômago e alterarem a medicação.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta abr 03, 2013 9:57 am

Os vómitos com sangue é devido aos comprimidos para as dores? :?

A coitada provavelmente tem dores. Não sei exatamente o que se pode fazer; além de não a mimar quando ela está com o comportamento indesejável...os comprimidos para as dores, geralmente diminuem esse comportamento.
Não é fácil...
Eu tentava ou outro medicamento para as dores ou então o calmante mesmo. Nunca tive uma situação semelhante mas provavelmente seguia o conselho do veterinário.
Argay
Membro Veterano

quarta abr 03, 2013 10:14 am

<p>&nbsp;</p>
vfrusso
Membro

quarta abr 03, 2013 10:49 am

Desde já agradeço todas as respotas.
Ela sempre foi um muito sensivel de estomago e o ibroprofeno tomou algumas vezes mas não mais que 2 vezes seguidas.Desta vez tomou cerca de 3 vezes o que causou esta reação aliando-se á sensibilidade dela.

Já retirei o ibroprofono de acordo com indicações com a vet e agora é tentar que o estomago volte ao normal e lhe passe a panca.

Segundo a vet as dores que sente não é nada por ai além para um cão e com a lesão que tÊm ,apenas exagera dado ao feitio dela e aproveita-se um pouco disso, pois quando vÊm á rua ninguem diz que tem uma lesão.

Agora incomoda bastante é a pobre cadela todo do dia sem se deitar a anadar de um lado para o outro a olhar para nos e a ganir, não descansa nem deixa descansar e o pior é quando não conseguir ninguem que fique com ela, pois certamente ficara o dia todo em pé sem descansar, ou não?
Por mais teimoso que um cão seja será vencido pelo cansaço e deitar-se sozinho??

É que durante o dia para ela descansar somos nos a tombá-la para o lado contrario á lesão para dormir um pouco.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta abr 03, 2013 11:00 am

Enquanto vocês aí em casa andarem cheios de peninha da "pobre cadela", ela explorará a situação.

Se fosse comigo, logo ao primeiro dia a teria obrigado a deitar-se e depois deixá-la-ia entregue aos seus caprichos até perceber que chantagens emocionais, comigo, não resultam, venham de onde vierem.

Portanto, o meu conselho é que se deixem de peninhas e a tratem normalmente: não quer deitar-se? Então fique de pé até cair para o lado de cansaço. Gane e lamenta-se? Ensurdeçam. E assim por diante.

E sim, quando tiverem de voltar aos vossos trabalhos fora de casa ela normalizará porque já não tem os donos a seu lado a encorajarem o comportamento.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Argay
Membro Veterano

quarta abr 03, 2013 11:15 am

Um cão que não consegue sossegar e anda de um lado para o outro sem sossego, por norma, é sinal de dôr e de grande desconforto. Pessoalmente procurava apurar o que se passa com uma possivel 2a opinião, até porque, ao vomitar sangue tem o estômago sériamente magoado e eventualmente, cólicas fortes. Eles não sabem falar e mostram o seu estado através do seu comportamento.
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta abr 03, 2013 11:55 am

Argay Escreveu:Um cão que não consegue sossegar e anda de um lado para o outro sem sossego, por norma, é sinal de dôr e de grande desconforto. Pessoalmente procurava apurar o que se passa com uma possivel 2a opinião, até porque, ao vomitar sangue tem o estômago sériamente magoado e eventualmente, cólicas fortes. Eles não sabem falar e mostram o seu estado através do seu comportamento.
Também acho...
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 03, 2013 12:00 pm

margoustink Escreveu:
Argay Escreveu:Um cão que não consegue sossegar e anda de um lado para o outro sem sossego, por norma, é sinal de dôr e de grande desconforto. Pessoalmente procurava apurar o que se passa com uma possivel 2a opinião, até porque, ao vomitar sangue tem o estômago sériamente magoado e eventualmente, cólicas fortes. Eles não sabem falar e mostram o seu estado através do seu comportamento.
Também acho...
x 2

Só depois de excluir completamente todas as hipoteses de ser algo fisico é que me dedicava ao psico. Ainda assim, não tenham pena dela, os caes sentem e a tendência é para exagerarem.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta abr 03, 2013 2:13 pm

Tal como lhe foi dito anteriormente se o animal não descansa é porque está com dores, se o vet que a assiste não consegue resolver a situação peça 2ª. opinião, não deixe o animal com dores desnecessariamente.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
vfrusso
Membro

quinta abr 04, 2013 12:11 pm

Agradeço novamente todas as ajudas.
Confio plenamente no meu vet e juntamente comigo conhece a Sasha melhor que ninguem, dai calcular o exagero dela nesta situação.

Em relação aos vomitos com sangue, já parou, definitivamente não toma mais nehum ibroprofeno e o estomago anda a normalizar.Em relaçao ás dores, deverá ter algumas sim, mas para um cão não passara de um pequeno desconforto pois na rua é como nada se passa-se dai tambem perceber a chatangem psicoligica.

Anda a tomar calmantes a fim de tentar aliviar um pouco o seu pensamento e descansar mais um pouco mas é incrivel como se recusa a deitar se formos nos a deitar adormçe logo.

Mas esta na hora de começar a desenrascar-se sozinha dado que o pior ja passou(os vomitos) agora é habituar-se a andar mais umas semanas com uma picada na pata e tudo volta á normalidade.

E sim tem razão ao afirmar que temos que deixa-la tratar sozinha e nao ligar a ela, mas quando ve-se que a cadela esta a sofrer um pouco e lidamos 24 horas com ela num apartamento fica complicado nao darmos importancia.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta abr 05, 2013 1:18 am

Floripes3 Escreveu:Enquanto vocês aí em casa andarem cheios de peninha da "pobre cadela", ela explorará a situação.
São danadinhos os bichos!!!
vfrusso Escreveu:mas é incrivel como se recusa a deitar se formos nos a deitar adormçe logo.
E isso não lhe parece estranho?! :D

Comecei a ler este tópico e de início estava a achar que ela para dormir em pé, podia realmente ter qualquer masela adicional... mas depois vi esta última frase! Se ela mesmo que a tombassem ganisse e mostrasse desconforto, era uma coisa... mas assim parece manha. O/a user, inclusivamente sabe do que ela é capaz tanto é o próprio que o diz!!

Isso faz-me lembrar os meses a fio em que fui manipulada pelo gosto/não-gosto-da-ração, da minha cadela. Só parou quando eu parei de me preocupar. Ainda esta semana, depois de vir da "avó" esteve 1 dia que não comeu. Outro dia a comer pouco e hoje comeu uma dose e meia (manhã + noite). E faz sempre isto. E é para o lado que eu durmo melhor (apesar de controlar por alto :) ).

No seu caso, quando os donos realmente estiverem cansados, vão dormir! E ela voltará ao normal...

(PS - Não é ibuprofeno e paracetamol que os cães nunca devem tomar? Estava a achar que eram estes 2 medicamentos...)
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sexta abr 05, 2013 2:58 pm

Pode ser receitado mas em doses muito pequenas, mas com tantas alternativas bem mais "seguras" e "apropriadas" acho absurdo a sua utilização em cães.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta abr 05, 2013 3:15 pm

Os vários veterinários a que tenho levado os meus cães sempre fugiram o mais possível aos anti-inflamatórios, e quando por força os têm de receitar, prescrevem sempre um muito fraquinho e um protector gástrico a tomar antes.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”