Canny Collar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

terça abr 02, 2013 10:49 pm

Eu não... Mas não me lembro de ter publicado essa foto para o meu nick aparecer nessa quote. Ai, ai o copy/paste :lol:
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça abr 02, 2013 11:00 pm

JoseCampos Escreveu:Alguém tem algum tipo de experiência com esta coleira?

Imagem
Bom tema, já que nunca vi (também não procurei, é certo) aqui discussão acerca deste utensílio, que se mantém um pouco desconhecido para o público geral.
Existem várias trelas/coleiras deste tipo; para além do canny collar, há a Halti e a Gentle Leader (penso até que haja mais...); e dentro destas há variações, como coleira e arnês...
São coleiras de trabalho, pelo que são usadas com um intuito bem específico. Tem algum em mente?

Se vai usar este tipo de coleira, prepare-se para que ela tenha o "efeito açaime" e afaste muita gente, incluindo donos de outros cães, muitas vezes impedindo a socialização do cão que a usa. Mas vá, é um pormenor...
lds6
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 11:35 pm

JoseCampos Escreveu:O intuito é de poder controlar melhor o cão nos passeios, pelo que existem vídeos, publicitários claro, a mostrar cães que puxam muito, e depois com esta coleira, bem comportados. Por isso pergunto se alguém tem experiência com isto..
Isso das aparências agrada-me, acho que vou já comprar uma só por essa vantagem :lol:
Pois, por um lado até dá jeito. Mas, falando a sério, esse efeito não me parece positivo, seja de que forma for. Nem que não seja pela questão que apontei acima... muitos donos vão evitar que os respectivos cães interajam com o seu, e isso pode ser uma quebra na socialização do seu.

Quanto à coleira em si, eu nunca usei verdadeiramente, e só experimentei numa cadela de um amigo meu, por breves minutos; mas nunca tinha passeado essa cadela, pelo que não consigo bem detectar diferenças. Ou seja, por experiência directa, não lhe consigo dizer grande coisa.
Mas por todos os relatos (sem excepção) das pessoas que conheço que usaram este tipo de ferramenta, posso dizer-lhe que aquilo que vê nesses vídeos não foge da verdade. O controlo do cão é muito maior, todos dizem; e isso permite impedir que o cão puxe sem o inconveniente dos esticões no pescoço. Não é apenas mais cómodo para o cão; é mais efectivo porque o simples toque na trela faz com que o cão pare imediatamente (isso eu comprovei na minha mini-experiência).
Para além do treino de passear à trela, este tipo de coleira é também útil para outras situações. Por exemplo, cães agressivos com outros cães, ou cães extremamente obcecados com alguma coisa que lhes passe no horizonte visual.. tornam-se muito mais fáceis de controlar, pois este tipo de trela permite-nos desviar-lhes o olhar do foco indesejado e voltá-los para nós, ao invés das "lutas" e puxões que acontecem com uma trela normal.

Mas há um perigo: esta coleira, tal como qualquer outro utensílio, não treina o seu cão. Eu sei que isto parece evidente, mas, na prática, não é assim tão evidente; as pessoas costumam acreditar que um simples instrumento vai mudar tudo radicalmente. Ela só funcionará como um instrumento de treino, mas este, efectivamente, tem de existir. Não basta colocar a trela, e pronto, o cão já não puxa. Ele vai continuar a puxar, igualzinho. Simplesmente, o que vai acontecer é que vai ser mais fácil parar o cão, impedindo-o de continuar a puxar e impedindo-o de reforçar esse comportamento. O trabalho "negativo" está feito (impedir o mau comportamento); mas falta o trabalho positivo que consiste em "dizer" ao seu cão que pretende que ele ande ao seu lado, sem puxar. E isso não é a trela ou a coleira que fazem.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça abr 02, 2013 11:36 pm

Posso saber porque e que a aparência de ançaime agrada-lhe?

Pedro
sensonite
Membro
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

terça abr 02, 2013 11:43 pm

Eu uso uma no meu..e FUNCIONA :D
Com este tipo de "coleira" ele não puxa efectivamente...mas evito usar, essencialmente por dois motivos:

1. Tal como já foi mencionado não ensina o cão a andar junto (quando coloco outra coleira puxa, mas andamos na escola para corrigir isso)

2. Não aconselho para grandes passeios, pois pode magoar o cão.. Houve uma vez em que demos uma volta maior e ele ficou com uma leve marca perto dos olhos ... por isso, é preciso algum cuidado

Espero ter ajudado :)
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta abr 03, 2013 2:30 pm

lds6 Escreveu: Bom tema, já que nunca vi (também não procurei, é certo) aqui discussão acerca deste utensílio, que se mantém um pouco desconhecido para o público geral.
Existem várias trelas/coleiras deste tipo; para além do canny collar, há a Halti e a Gentle Leader (penso até que haja mais...); e dentro destas há variações, como coleira e arnês...
São coleiras de trabalho, pelo que são usadas com um intuito bem específico. Tem algum em mente?

Se vai usar este tipo de coleira, prepare-se para que ela tenha o "efeito açaime" e afaste muita gente, incluindo donos de outros cães, muitas vezes impedindo a socialização do cão que a usa. Mas vá, é um pormenor...
Atenção que a cany collar é bastante diferente dos haltis ou gentle leaders... o intuito das coleiras é diferente. A cany collar aplica castigo quando o cão puxa, fecha a boca do cão ou whatever. A halti e a gentle leader se bem usada, a ideia é desviar a atenção do cão para o dono; assim como os peitorais do género de easy walk. (Só para não haver confusão entre as cani collar e o género da halti)
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 03, 2013 3:18 pm

Acho estas ferramentas de treino muito interessantes..por motivos óbvios nao posso usar na minha cadela, mas pelo que sei e já vi em outros caes, costuma produzir efeitos imediatos...reforço que como ferramenta de treino.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta abr 03, 2013 5:08 pm

lds6 Escreveu:Para além do treino de passear à trela, este tipo de coleira é também útil para outras situações. Por exemplo, cães agressivos com outros cães, ou cães extremamente obcecados com alguma coisa que lhes passe no horizonte visual.. tornam-se muito mais fáceis de controlar, pois este tipo de trela permite-nos desviar-lhes o olhar do foco indesejado e voltá-los para nós, ao invés das "lutas" e puxões que acontecem com uma trela normal.
Nunca experimentei a Canny, mas tenho uma halti head collar:

Imagem

Arranjei isso para ver se ajudava no meu cão, que é reactivo para com outros cães. Isto pode ajudar na reactividade, mas há uma coisa importante que um dono com um cão reactivo precisa de ter cuidado: esta coleira funciona bem se o ambiente for controlado e se a reactividade não for muita, porque senão pode magoar, como aconteceu com o meu.

O que aconteceu é que ao passear com o meu cão com isto, até conseguimos desviar a atenção dele quando o outro cão está longe, mas quando passámos perto de um, ele ficou frustrado e reactivo com a coleira, e começou a puxar horrivelmente e a lutar contra ela, até que se arranhou no focinho, deixando umas feridas. Acho que a dona do outro cão até se assustou com a reacção.
Nos passeios diários pode ser difícil evitar cães às vezes, por isso se escolherem usar a halti num cão reactivo, é melhor terem cuidado e usar apenas nos treinos nas primeiras vezes.
lds6
Membro Veterano

quarta abr 03, 2013 5:14 pm

MiMoo Escreveu:
lds6 Escreveu: Bom tema, já que nunca vi (também não procurei, é certo) aqui discussão acerca deste utensílio, que se mantém um pouco desconhecido para o público geral.

Atenção que a cany collar é bastante diferente dos haltis ou gentle leaders... o intuito das coleiras é diferente. A cany collar aplica castigo quando o cão puxa, fecha a boca do cão ou whatever. A halti e a gentle leader se bem usada, a ideia é desviar a atenção do cão para o dono; assim como os peitorais do género de easy walk. (Só para não haver confusão entre as cani collar e o género da halti)
A canny collar só serve para esse efeito? Não serve para desviar a atenção? Não serve para impedir o puxar na trela?
Mais.. pelo menos a gentle leader (não sei quanto à halti) também aplica esse tipo de castigo (fechamento da boca), por isso, não me parecem assim tão diferentes ao nível da função.
lds6
Membro Veterano

quarta abr 03, 2013 5:22 pm

sheep23 Escreveu:
lds6 Escreveu:Para além do treino de passear à trela, este tipo de coleira é também útil para outras situações. Por exemplo, cães agressivos com outros cães, ou cães extremamente obcecados com alguma coisa que lhes passe no horizonte visual.. tornam-se muito mais fáceis de controlar, pois este tipo de trela permite-nos desviar-lhes o olhar do foco indesejado e voltá-los para nós, ao invés das "lutas" e puxões que acontecem com uma trela normal.

Imagem

Arranjei isso para ver se ajudava no meu cão, que é reactivo para com outros cães. Isto pode ajudar na reactividade, mas há uma coisa importante que um dono com um cão reactivo precisa de ter cuidado: esta coleira funciona bem se o ambiente for controlado e se a reactividade não for muita, porque senão pode magoar, como aconteceu com o meu.

O que aconteceu é que ao passear com o meu cão com isto, até conseguimos desviar a atenção dele quando o outro cão está longe, mas quando passámos perto de um, ele ficou frustrado e reactivo com a coleira, e começou a puxar horrivelmente e a lutar contra ela, até que se arranhou no focinho, deixando umas feridas. Acho que a dona do outro cão até se assustou com a reacção.
Nos passeios diários pode ser difícil evitar cães às vezes, por isso se escolherem usar a halti num cão reactivo, é melhor terem cuidado e usar apenas nos treinos nas primeiras vezes.
É curioso (embora não agradável, claro) ouvir estes relatos negativos, pois nunca os tinha ouvido.
Seja como for, a função da halti (ou uma delas) é justamente a de facilitar o "controlo" do cão em situações como a que descreveu; claro que não é para podermos achar que já se pode expor o cão a qualquer situação. Não é isso. Quero dizer que o controlo da reactividade é mais fácil com a halti do que com uma coleira normal. E o seu relato descreve o contrário.
Pergunto: não estaria mal colocada a coleira? É que o que acho estranho é estar a descrever uma situação em que o seu controlo perante o seu cão foi menor do que teria sido com a coleira trivial; e isso é estranho. No mais, o facto de se ter arranhado no focinho só aumenta as suspeitas de que poderia não estar bem colocada...
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta abr 03, 2013 5:32 pm

lds6 Escreveu:
sheep23 Escreveu:

Imagem

É curioso (embora não agradável, claro) ouvir estes relatos negativos, pois nunca os tinha ouvido.
Seja como for, a função da halti (ou uma delas) é justamente a de facilitar o "controlo" do cão em situações como a que descreveu; claro que não é para podermos achar que já se pode expor o cão a qualquer situação. Não é isso. Quero dizer que o controlo da reactividade é mais fácil com a halti do que com uma coleira normal. E o seu relato descreve o contrário.
Pergunto: não estaria mal colocada a coleira? É que o que acho estranho é estar a descrever uma situação em que o seu controlo perante o seu cão foi menor do que teria sido com a coleira trivial; e isso é estranho. No mais, o facto de se ter arranhado no focinho só aumenta as suspeitas de que poderia não estar bem colocada...
Não diria que foi uma experiência completamente negativa, pois na verdade confirmou o que sentia - que esta ferramenta seja talvez dos melhores para os treinos relacionados com a reactividade. Isto porque 1) o "castigo", embora possa ser desconfortável pois existe pressão no focinho, é bastante eficaz no sentido de não escalar a reactividade, pois estamos a desviar o olhar do cão e a fechar-lhe o focinho, tirando-lhe também alguma "vontade" de continuar a agressão pois a "arma" está fechada; 2) é algo que facilita o desvio da atenção pois movemos mesmo a cabeça, não sendo aversivo ou frontal; 3) de facto nota-se a diferença de puxar, no sentido de que até podia andar com um dedo na trela, pois se ele puxar, sente logo a pressão, embora quando ele não puxa, não há descomforto nenhum nem pressão.
Falta também dizer que ao não ter aquela pressão no pescoço ao começar a fazer o build da reacção face a outro cão, também não escala a reactividade.

Quanto ao controlo, como tenho o safe clip, ou seja a coleira ligada à coleira normal, não perco mesmo o controlo, se bem que se o cão reagir de forma extrema e lutar contra a coleira, ele pode magoar-se a si mesmo e a coleira pode sair do sítio. Por isso é que é preciso ter mais cuidado que a coleira normal, mas no caso de isto poder acontecer com cães mais reactivos e demasiado pertos. Neste caso, aconselharia a ter treinos com a halti antes de o usar em ambientes não controlados.
Responder

Voltar para “Cães”