Corte de Cauda e estalão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta abr 04, 2013 11:27 pm

nem sou grande apreciadora da raça, mas sem dúvida que ficam outra coisa com orelhas e rabitos amputados! é tão mutilação como uma OVH! 8)

digam lá se não fica melhor assim:

Imagem
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta abr 05, 2013 8:32 am

guism Escreveu:Ainda não obtive qualquer informação sobre o estalão pelo CPC nem mesmo pelo criador.
Não foi pelo meu gosto pessoal que abrir o tópico mas sim por se falar bastante sobre este assunto relativamente a pitbulls, dobermann e afins mas sobre esta raça ainda nao foi falado e realmente não sei como estamos sobre este assunto.
Sei que no fim do ano passado as ninhadas vinham com orelhas e caudas cortadas, este ano não sei como funciona.
O estalão oficial está ao acesso de todos no site da FCI... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sexta abr 05, 2013 9:40 am

a lei do corte das orelhas, é igual para todas as raças. É proibido o corte em portugal. No entanto isso não impede que haja ainda pessoas extremamente competentes a fazer o corte. Caso contrário pode fazê-lo no estrangeiro.

Eu tb acho que o cão fica um bocado descaracterizado sem o corte das orelhas e da cauda. No estalão do cão diz o seguinte:

Ears : Set above the level of the eyes; when not cropped they are of medium size, triangular and dropping but not touching to the cheeks. They are cropped with rounded tips in countries where ear cropping is not forbidden.

Daí que tanto com como sem orelhas deve ser permitido, sem que qqr falta seja atribuida. Caso contrario, proprietários estrangeiros, onde o corte fosse permitido, estariam sempre em desvantagem face a proprietários nacionais que os mantivessem intactos!
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta abr 05, 2013 10:31 am

Eu também acho que fica com um aspecto fora do que se está habituado, mas pessoalmente nao cortava nada a cao nenhum.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta abr 05, 2013 10:44 am

Eu como já tive problemas com cauda partida, fico muito dividida, foi apenas com um dos meus cães...mas para o susto chegou.

Eu geralmente gosto dos cães inteiros, mas há quem não goste.

Como já disseram estes ficam mesmo tipo castro laboreiro...lol
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta abr 05, 2013 12:07 pm

guism Escreveu:
TheOne Escreveu:
guism Escreveu:Ainda não obtive qualquer informação sobre o estalão pelo CPC nem mesmo pelo criador.
Não foi pelo meu gosto pessoal que abrir o tópico mas sim por se falar bastante sobre este assunto relativamente a pitbulls, dobermann e afins mas sobre esta raça ainda nao foi falado e realmente não sei como estamos sobre este assunto.
Sei que no fim do ano passado as ninhadas vinham com orelhas e caudas cortadas, este ano não sei como funciona.
O estalão oficial está ao acesso de todos no site da FCI... :roll:
certo, ultima actualização em 2009 antes de sairem as novas leis sobre cortes de orelhas por exemplo.

E o que é que uma coisa tem a ver com a outra??

E quais novas Leis sobre os cortes?? A Lei que proíbe as cirurgias estéticas é de 2001... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
margoustink
Membro Veterano

sexta abr 05, 2013 1:27 pm

Veja aqui fotos de cães inteiros e os outros.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater

Este grupo é capaz de estar mais dentro do assunto.
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sexta abr 05, 2013 1:57 pm

Conforme já o referi diversas vezes, para criticar os cortes estéticos, teria de criticar as esterilizações, daí que, opto por não criticar nenhum dos dois.

Mas isto faz-me alguma confusão:
diogosvp Escreveu: Eu tb acho que o cão fica um bocado descaracterizado sem o corte das orelhas e da cauda. No estalão do cão diz o seguinte:

Descaracterizado ? Como assim ?

Se uma das características da raça é ter orelha inteira e caída, bem como um belo chicote (leia-se cauda), como é que fica descaracterizado ?

Poderá é ficar diferente daquilo que nos habituámos a ver, tal como acontece no Dober, no Rott, etc...

O Bobtail, não tem cauda... é uma característica.

O Fila de S. Miguel, tem cauda, é uma característica...costuma é ser amputada, que é uma opção, independentemente dos motivos que levam a que se faça.
<strong>Paulo Santos</strong>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 05, 2013 2:23 pm

Paulo,

O Bobtail (Old English Sheepdog) tem cauda sim... o estalão prevê a cauda natural e a cauda amputada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

margoustink
Membro Veterano

sexta abr 05, 2013 2:29 pm

PauloSantos, está enganado, no início selecionaram cães sem cauda; daí o nome (Bobtail). Atualmente é raro nascer algum cão sem cauda.

Espreite aqui
http://www.sealords-oes.com/PagPort/FAQ.htm
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sexta abr 05, 2013 3:00 pm

margoustink Escreveu:PauloSantos, está enganado, no início selecionaram cães sem cauda; daí o nome (Bobtail). Atualmente é raro nascer algum cão sem cauda.

Espreite aqui

Não me enganei... existem ou existiram se assim quiserem, OES sem cauda.

Mas não é isso que está em causa, acho que deu para perceber o que quis dizer no post anterior.
<strong>Paulo Santos</strong>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta abr 05, 2013 3:33 pm

margoustink Escreveu:
Espreite aqui
Segundo o que é aqui dito o corte da cauda é proibido por lei... Estamos falados?

Não mutile os animais em favor da estética duvidosa!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”