Qual o comportamento do Braco Alemão com crianças?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta abr 05, 2013 10:24 pm

Boas...

Oh Luis, eu não o poderei ajudar muito até porque nunca tive, nem tenho, ainda, nenhuma experiência com essa raça.

Sendo uma raça de caça, teóricamente os cães terão temperamentos mais dóceis, mas... Uma boa socialização com os miúdos é necessária.

Das raças de caça, é das que mais gosto... mas nunca tive, porque acho que como não sou caçador, iria contribuir para uma pequenina frustração do cão... impressão minha se calhar...

Sorte para todos, é o que desejo!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 05, 2013 10:26 pm

Eu tive um em criança... meu rico Sahib. Era um doce. E danadinho para parar. Na quinta do meu avô, apontava os coelhos horas antes de os vermos, nunca foi treinado para aquilo. Muito activo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta abr 05, 2013 10:43 pm

andraykens Escreveu:Olá a toda a comunidade!

Somos uma família com 2 filhos pequenos (10 anos e 7 anos). Penso que temos neste momento condições para poder incluir nas nossas vidas um companheiro de 4 patas :D

Entretanto surgiu a oportunidade de ficarmos com um cachorro de raça Braco Alemão, e as minhas dúvidas prendem-se com os seguintes aspectos:

1º Nos períodos em que não estamos em casa, esta raça é destruidora? (como os labradores, por ex.)

2º O seu temperamento é agitado por natureza. Mas será uma raça tolerante para com as brincadeiras dos miúdos, ou tem tendência a reagir mal?

O cachorro seria adestrado desde tenra idade para ser um cão de companhia. E é neste ponto que tenho dúvidas, pois na minha região esta raça quase sempre é relegada para o quintal e para o canil sendo o seu destino principal a actividade da caça.

Quem tiver experiência com esta raça, poderia dar-me uma ajuda?

Antecipadamente, os meus agradecimentos,
Luís
Olá, Luís.

Braco alemão é das minhas raças preferidas. Parabéns, certamente terá em mãos um cachorro lindíssimo.
Não percebi se já o adoptou ou ainda o vai fazer. E que idade tem (ou terá) ele?

Bom, é perfeitamente possível ter um Braco alemão como cão doméstico de companhia. DESDE QUE tome as devidas precauções para isso. Em geral, a coisa mais importante que tem de ter em mente é que um braco é um cão com muita energia e precisa de actividade muito frequente. Se tiver um bom terreno, é já um bom primeiro passo, pois terá sempre disponível um espaço onde poderá desenvolver algumas actividades com o seu cão. Mas o segundo passo (quanto a mim, mais importante) é tentar ver nas redondezas se há locais onde possa praticar algumas actividades com o seu cão de forma conveniente: por exemplo, se existem zonas pedonais largas e consideravelmente longas para fazer simples caminhas à trela; se existem espaços tipo parques para cães (mais ou menos improvisados) onde haja outros cães com os quais o seu possa correr, brincar, socializar, espaços (normalmente verdes) onde possa soltar o seu cão em segurança e desenvolver actividades que lidem com o instinto de presa do seu cão, etc.

Quanto às duas perguntas que fez:
1º Nos períodos em que não estamos em casa, esta raça é destruidora? (como os labradores, por ex.)
Qualquer cão poderá ser destrutivo caso não lhe sejam garantidos alguns "mínimos", sendo que, claro, há raças mais propensas do que outras à destruição. Se não proporcionar actividades DIÁRIAS (vá... com margem para uma ou outra falha ou folga ocasional) ao seu cão, pode ter a certeza que vai ter uns quantos prejuízos. Claro que se trata de um desgaste das energias que o seu cão tem, mas eu aconselho vivamente a desgastá-las de forma qualitativa, ou seja, não considerando apenas a questão física, mas também a questão mental.
Para além da estimulação e exercício do seu cão, é importante (i) preparar a sua casa para estar "à prova de cachorro" (evitar acesso a materiais valiosos, impedir acesso a fichas e fios de electricidade, retirar o acesso a coisas que o seu cachorro transformará em brinquedos para roer (sapatos, meias, pernas de cadeira, etc, etc)); e (ii) dar ao seu cachorro formas de se entreter convenientemente sem destruir a casa.
Está tudo aqui:
http://www.dogstardaily.com/training/er ... y-training
Em suma, prevenir os erros é muito mais eficaz, rápido e tranquilizante do que andar a corrigi-los todos os dias.
2º O seu temperamento é agitado por natureza. Mas será uma raça tolerante para com as brincadeiras dos miúdos, ou tem tendência a reagir mal?
Qualquer cachorro que seja devidamente socializado com crianças será um cachorro tolerante com elas e com as suas brincadeiras. Claro que, uma vez mais, há características de determinadas raças que facilitam ou complicam as coisas. No caso do braco alemão, sendo ele tão ou mais activo quanto serão as suas crianças, existe maior probabilidade de haver sobreexcitação do que no caso de, digamos, um bulldog inglês.
Seja que cão for, e tenha ele que tipo de treino e socialização tiver, nunca deixe uma criança brincar com o cão sem supervisão.
E ensine as suas crianças a lidar com o seu cão. No caso da criança de 10 anos, vá supervisionando as primeiras vezes e poderá ir dando umas folgas caso veja que a coisa vai bem (há crianças com 10 anos já com bom discernimento e com destreza física conveniente para tratar um cão de forma regrada).

Boa sorte!
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta abr 05, 2013 10:56 pm

andraykens Escreveu: Quanto à questão da caça, acho que se resolve com uns longos passeios pelo campo (não é problema).
Ora, aqui é que está o perigo. Eu respondo-lhe com um redondo não.
Não me interprete mal, os passeios longos são vitais! Mas não é com passeios à velocidade dos bípedes que vai tratar da agitação de um braco alemão. Ele tem de correr. Muito.
Não, não tem de caçar. É a disposição da raça, mas pode perfeitamente ser canalizada para outras actividades; mas repare, têm de existir estas outras actividades. Escoe o instinto de presa com bolas e outros objectos voadores; esconda coisas e faça-o procurar e buscar; apresente-o a amigos de quatro patas e torne esses encontros uma actividade regular, etc.
Agora... não se fique por passeios; não são suficientes, garanto-lhe.
Quanto à agressividade? Como são com estranhos?
Vai haver quem lhe diga o contrário, muito provavelmente, mas eu digo-lhe que a agressividade não é uma característica de raça. Existe uma componente genética relativamente baixa (que tem a ver com os pais e não com a raça, em geral) na questão da agressividade; mas o grosso do comportamento agressivo tem a ver com a educação que o cão tem.
Como são com estranhos?: da forma como o Luís o educar. Apresente-o ao maior número de estranhos que conseguir nos primeiros meses de vida do cachorro; peça aos estranhos para o tocarem, afagarem, alimentarem. Vai ver como vai ter uma manteiga derretida em forma de pointer. Há raças mais susceptíveis de "estranhar os estranhos", eu sei; mas quanto mais nos concentrarmos nas pretensas predeterminações da raça, menos nos preocupamos com a educação... E se lhe disserem que o braco alemão não costuma ser agressivo nem desconfiado, então pode acontecer que o respectivo dono descanse na sombra dessa ideia...
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta abr 05, 2013 11:30 pm

andraykens Escreveu:Mais uma vez obrigado pela sua atenção LSD6 :D

Devíamos estar a escrever ao mesmo tempo :D

Concordo com tudo o que escreveu. As minhas perguntas resumem-se apenas ao facto de por estas bandas existirem muitos fechados no canil ou presos à corrente.

A resposta poderá ter 2 caminhos, creio eu:

1) não matar a criação (galinhas, patos, etc...)
2) serem cães de guarda, perigosos para um qualquer estranho que entre

Eu acho que a 1ª hipótese leva à reclusão, que por sua vez levará a uma maior agressividade.

Agora uma comparação: Com filhos desta idade, qual a raça que poderia ser mais tolerante? Braco ou Pastor Alemão?
Não conheço muito bem o PA, e há aqui quem os conheça bastante bem. Tanto quanto sei, um PA minimamente bem criado, bem educado e bem socializado é tendencialmente um cão mais calmo do que um exemplar de BA nas mesmas condições. Mas mais calmo não significa mais tolerante a brincadeiras; outros users lhe dirão acerca desta faceta do PA.
Seja como for, deixe-me reforçar o que já lhe disse atrás. Tudo isto são disposições completamente moldáveis no caso de ir buscar um cachorro de 8 semanas; mais importante do que tentar avaliar qual a raça mais tolerante com crianças será visitar alguns exemplares de ambas as raças e ver o temperamentos dos pais. Isso sim já será mais indicativo do que poderá esperar do cachorro que eventualmente adoptar.
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado abr 06, 2013 11:12 am

Como dono de bracos, embora seja suspeito, é uma das minhas raças preferidas.

Posso dizer que nunca nenhum dos dois rosnou a alguém e sempre foram muito simpáticos para todos os que entraram no seu território. Em contrapartida, são malucos e muito ativos e se toda essa energia não for gasta eles vão destruir. Contudo, isso é ultrapassável e passa também pela sua educação.

A relação com as crianças sempre foi muito boa, conseguiam brincar juntos durante horas, embora por vezes sejam um pouco brutos nas brincadeiras, mas nada que não se controle.

Também gosto muito do Pastor Alemão, por vezes dão melhores companheiros de família pois costumam ser mais calmos.

A sua escolha depende somente do tipo de cão que procura para a sua família. Boa sorte!! :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 06, 2013 12:56 pm

Dos bracos que conheço só posso dizer: muito amistosos com adultos, crianças e outros cães. Muito enérgicos, precisam correr todos os dias. Muito alegres.
Até atingir a idade adulta, são abrutalhados e não têm bem noção da sua própria força.
As fémeas são mais tranquilas. Os machos, uma força da natureza.
Belos cães.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado abr 06, 2013 5:02 pm

JoseCampos Escreveu:Não se preocupe com as crianças visto que vai crescer com elas. Claro que acidentes acontecem mas os seus filhos já têm idade para saber ter limites com o cão. Mas concerteza que vai ser um cão dócil e cheio de energia.
Também tenho um cão de caça (beagle) e é extremamente dócil, aliás liga pouco aos estranhos que entram em casa, é cheiradela e segue a vida muito agitada dele. Sim, agitada porque é raro ver aquele cão sentado ou deitado.
Quando ao exercicio era bom que treinasse a resposta do cão ao '' Aqui!'' para poder solta-lo em espaços abertos porque deixam completamente de nos ouvir e é focinho colado ao chao e toca a correr :)
Vai ser certamente uma boa escolha, são muito bonitos.
Boa sorte :)
Esperamos pelas fotos também :)
Deixe-me só fazer uma ressalva. Braco alemão e beagle são duas raças de caça, certo, mas têm muitas muitas diferenças, e entre elas a função que adoptam na própria caça. E isso reflecte-se no dia-a-dia e na educação de um cão doméstico. Esse comportamento de nariz no chão e orelhas moucas para o dono é muito mais de Beagle. Sendo um cão de parar, e sendo um cão consideravelmente mais alto do que um beagle, o BA não oferece tanto essa característica de andar atrás de um cheiro com o nariz no chão e esquecer o resto do mundo. Isso torna-o mais fácil de treinar na chamada em campo livre. Seja como for, ser mais fácil de treinar implica que haja... treino.
Responder

Voltar para “Cães”