educação de um cachorro pitbull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rippp
Membro
Registado: terça fev 17, 2009 12:55 am

sábado abr 06, 2013 8:25 am

Bom dia,

tenho um pitbull com 9 semanas comigo ja faz uma semana, ja li muito sobre educação de cães e etc. O meu rock vai ser treinado pelo Sr Armando de Albergaria, ouvi o melhor deste senhor.

A minha duvida e quanto a cama/sofa. Ja li que não lhes deve ser permitido estarem em ambos os sitios, por causa de questões de dominancia. Mas também ja li que se lhe for permitido o acesso a cama/sofa, tem que ser permitido a 100%.

Entao gostaria de saber qual a vossa opinião sobre isso? pois ja com o meu outro cão, labrador, dormia comigo na cama a noite e essas coisas mas era um cão muito diferente e como não quero errar na educação desde menino gostaria que o pessoal partilha-se ideias.

A minha ideia seria ele ter acesso a cama/sofa apenas quando estiver la alguém, e essa pessoa o chamar para ele vir. mas li numa fonte qualquer que se eu permitir que ele durma/suba para os sofas e camas, esse acesso tera que ser 100% permitido, o que quer isso dizer? Ele sobe e desce quando bem lhe apetece? não me parece que seja muito correcto
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sábado abr 06, 2013 9:23 am

Olhe eu neste momento estaria preocupada com tudo menos com o sofá! A meu ver a minha maior preocupação seria a sua sociabilização pois está no período crucial para o fazer! Faça uma sociabilização correcta com pessoas, com outros cães, com barulhos, com texturas, com locais o mais diversificados possíveis. Não se esqueça que tem um pitbull e que tem o preconceito que tem, portanto, tendo em conta que escolheu essa raça pretenda fazer de tudo para educar o cão de forma a que esteja o mais educado possível em sociedade. Quanto a questões de sofá, dominância, etc, para mim não são um problema, mas acredito que para muita gente seja. O meu cão tem livre acesso ao sofá e quando o mando para a cama dele, ele vai, o meu só não vai para a minha cama, aí é 100% proibido mas não é por uma questão de o meu cão me dominar, é porque ele deita muitos pêlos e eu não gosto!
Há muita opinião contrária, principalmente aqui na Arca, mas eu deixo mais uma vez a minha opinião: os cães não nos querem dominar, até porque nós não somos cães, somos humanos, temos uma comunicação diferente com os cães, a única coisa que os cães fazem é tomar decisões consoante as suas vontades, o meu cão por exemplo é teimoso como tudo, se embirra que quer ir para sítio A, tenta ir para sítio A e faz de tudo para lá ir. Não é porque me esteja a dominar, é porque simplesmente meteu na cabeça que quer ir para lá. A única coisa que marca a diferença é o facto de eu deixar ele ir para sítio A ou não. E aí sou eu a última a tomar a decisão não porque eu tenho que lhe mostrar quem manda mas porque quero moldar a sua teimosia :)

Boa sorte com o cachorro!

Ah e outra coisa, até pode ter escolhido o melhor treinador do mundo mas ele por si só não vale de muito se o dono não continuar o treino em casa! Apesar de termos os nossos cães numa escola o trabalho que se faz em casa é tão importante como as aulas!
rippp
Membro

sábado abr 06, 2013 10:31 am

Em termos de sociabilização tenho feito o melhor que posso. Todos os dias tem estado em contacto com vários cães e muitas gente diferente. Há aqui em Aveiro uma loja tipo "infantário", até a senhora esta agora fazer obras para ter mesmo um infantário para cães e tenho-o levado la todos os dias 2 horitas. Depois tenho o levado para todo lado comigo, menos quando trabalho claro. Levei-o ao colo duas vezes a universidade onde tem um monte de pessoas, ainda não o deixo a vontade no chão porque ainda não tem o plano de vacinas completo mas está a ser bem socializado. Será castrado aos 6 meses e ira ser treinado pelo Sr que falei acima, que na zona de Aveiro e bem conhecido e treina os cães da GNR e psp. Também tem la sociabilização ao sabado a tarde que assim que o meu cão tiver as vacinas vai começar a ir.

Em relação ao treino sou muito ligado a isso. Ao treino e a fazer desporto com os meus cães, ja o fazia com a labradora, e com este vai ser igual.

Quanto a aparecer ninhadas... é como tudo, a droga é proibida e ve.se todos os dias, em todos os cantos das cidades drogados.. é como tudo...
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado abr 06, 2013 11:58 am

aqui no meu meio envolvente não ha pits e quero que as pessoas observem um pit a ser bem criado, para ver se mudam de ideias e preconceitos.[/quote]

eu nao acredito em milagres mas se voce acredita entao desejo-lhe boa sorte :lol: :lol: :lol:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado abr 06, 2013 12:12 pm

rippp Escreveu:
dragablue Escreveu:
Caotente2013 Escreveu:Não compreendo é como sendo raça proibida há anos continuam a aparecer.
porque será... enquanto nao haver medidas apertadas de fiscalizaçao aos criadeiros anunciantes muitos mais aparecerao, embora nao concordo com a lei da proibiçao da reproduçao desta raça, deviam sim entidades competentes avaliar e identificar a raça pit bull como raça em oficialmente reconhecida pelo cpc passavam a ter lop e abranger os mesmos critérios que as outras raças pp"s , isso sim diminuia a rafeirada titulada por pit bull e aumentaria o aperfeiçoamento da raça seja em termos de temperamento ou morfologicos.

quanto á educaçao do seu pit deve ser feita como qualquer outra raça assertiva, firme e contínua criando-lhe regras de comportamento e socializaçao, se nao quer que o cao suba no sofa ou na cama nunca deixe subir nao use o meio termo abrindo exepçoes só vai confundir o cao e ele deixar de perceber porque ontem podia e hoje nao... boa sorte :D
Eu estou totalmente de acordo a ele subir sofas e cama, até porque é na cama que eu quero que ele durma assim que começar a controlar melhor o xixi e etc. A minha unica duvida é que muitas pessoas põe um drama enorme em relação a isso, que isso da poder ao cão e etc. So queria mesmo saber a opinião do pessoal do arca porque de resto o cão esta bem encaminhado. Boa socialização com pessoas e outro cães/gatos. E será castrado, como manda a lei, e terá treino de obediencia básica e talvez de guarda por um profissional muito bem falado aqui em Aveiro. Também tera acompanhamento deste mesmo profissional e de outro durante o periodo de crescimento dele. Ele e eu, porque eu também preciso de treino e aprendizagem como é obvio, ninguém sabe tudo e vou estar super atento a qualquer ensinamento.

É uma raça que amo, pits e Amstaff, e pretendo levar a educação/treino e desporto ao maximo com ele pois aqui no meu meio envolvente não ha pits e quero que as pessoas observem um pit a ser bem criado, para ver se mudam de ideias e preconceitos.
Vai acabar com as apostas nas lutas?

Quando pensa mudar a imagem de um cão desses?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
rippp
Membro

sábado abr 06, 2013 12:22 pm

Posso não acabar com as lutas nem nada do género mas se meia duzia de pessoas mudarem de ideias para mim ja é bom :)
dragablue
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 12:28 pm

eu nao tenho um pit resido numa cidade e constantemente custa-me lidar e tentar perceber o preconceito e a ignorancia das pessoas com uma mente tao fechada, que deparo-me com cada uma quando vou passear com o meu cao, que a minha vontade era manda-las pro raio que as parta :| acredito que va ter essa boa impressao das pessoas ate o cao chegar aos 3/4 meses, todos lhes vao achar graça até pedem pra fazer uma festinha que fofinho... depois ate os proprios vizinhos se metem dentro de casa sempre que leva o seu cao á rua... é essa a experiencia que eu tenho infelizmente...
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
rippp
Membro

sábado abr 06, 2013 12:30 pm

Pois Dragablue :\ acredito que sim, tenho amigos que tem pits e é um bocado assim. Mas não é por isso que va desistir da raça que mais gosto. Tenho é a obrigação de lhe dar a melhor educação possivel para contrariar esses preconceitos. Também não tenho o cão para agradar a ninguém mas gostava que algumas pessoas fossem mais abertas e dessem o beneficio da duvida...
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sábado abr 06, 2013 12:45 pm

rippp Escreveu:Em termos de sociabilização tenho feito o melhor que posso. Todos os dias tem estado em contacto com vários cães e muitas gente diferente. Há aqui em Aveiro uma loja tipo "infantário", até a senhora esta agora fazer obras para ter mesmo um infantário para cães e tenho-o levado la todos os dias 2 horitas. Depois tenho o levado para todo lado comigo, menos quando trabalho claro. Levei-o ao colo duas vezes a universidade onde tem um monte de pessoas, ainda não o deixo a vontade no chão porque ainda não tem o plano de vacinas completo mas está a ser bem socializado.

Óptimo :)
dragablue
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 12:52 pm

saraestrelo Escreveu:
rippp Escreveu:Em termos de sociabilização tenho feito o melhor que posso. Todos os dias tem estado em contacto com vários cães e muitas gente diferente. Há aqui em Aveiro uma loja tipo "infantário", até a senhora esta agora fazer obras para ter mesmo um infantário para cães e tenho-o levado la todos os dias 2 horitas. Depois tenho o levado para todo lado comigo, menos quando trabalho claro. Levei-o ao colo duas vezes a universidade onde tem um monte de pessoas, ainda não o deixo a vontade no chão porque ainda não tem o plano de vacinas completo mas está a ser bem socializado.

Óptimo :)
DONO + EMPENHO + RESPONSABILIDADE = CAO FELIZ :wink: :wink: :wink: é matemático nao pode falhar :lol: :lol: :lol:
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado abr 06, 2013 5:03 pm

Quanto à questão inicial, sofá e cama:
Vai ser preponderante e importantíssimo que o seu cão seja educado para obedecer a qualquer pessoa. Essa conversa de " ah o meu cão sabe que eu é que mando" ou " só vai para o sofá porque eu deixo" ... :roll: E se eu não estiver presente e alguem quiser ir para o sofá? E se eu não estiver em casa e alguem queira ir dormir na minha cama?
Das duas três , ou o habitua desde sempre que só vai para algum destes sitios se a isso for autorizado, por qualquer pessoa que não o dono, ou só para lá vai na presença do dono.
O meu vai para o sofá. Mas se e só se o sofá tiver uma manta. Se a dita manta não estiver lá, já sabe que não pode subir. E qualquer pessoa se pode lá sentar.
Queria lá um cão como a pulga de um amigo meu que morde a tudo e todos se se sentarem no lugar " dele" no sofá.... :roll: :roll:
Sofia
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado abr 06, 2013 5:41 pm

nicosa Escreveu:Quanto à questão inicial, sofá e cama:
Vai ser preponderante e importantíssimo que o seu cão seja educado para obedecer a qualquer pessoa. Essa conversa de " ah o meu cão sabe que eu é que mando" ou " só vai para o sofá porque eu deixo" ... :roll: E se eu não estiver presente e alguem quiser ir para o sofá? E se eu não estiver em casa e alguem queira ir dormir na minha cama?
Das duas três , ou o habitua desde sempre que só vai para algum destes sitios se a isso for autorizado, por qualquer pessoa que não o dono, ou só para lá vai na presença do dono.
O meu vai para o sofá. Mas se e só se o sofá tiver uma manta. Se a dita manta não estiver lá, já sabe que não pode subir. E qualquer pessoa se pode lá sentar.
Queria lá um cão como a pulga de um amigo meu que morde a tudo e todos se se sentarem no lugar " dele" no sofá.... :roll: :roll:
Essa técnica da manta está bem pensada!
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 06, 2013 6:01 pm

sim. também ainda não me tinha lembrado dessa... "xalente" ideia! é que eu tenho um problema.. em minha casa o meu cão tem autorização para subir par ao sofa. Mas como agora tenho que passar uns tempos em casa dos meus pais, eles não gostam muito desse hábito... e já lhes expliquei que nãos e pode esperar que um cão reaja de maneiras diferentes a situações semelhantes... essa coisa da manta é capaz de ajudar. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”