2º cachorro. Cão ou cadela?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta abr 03, 2013 12:34 am

lds6 Escreveu:... Para além do carácter do cão, um outro factor que influencia bastante (embora não seja absolutamente determinante) é a idade. O bairro onde morei até há pouco tempo tem um lugar onde costuma haver muitos cães a brincar à solta e havia uma espécie de mesa que era o spot onde os cães gostavam de parar; pois o mais velho (na verdade, A mais velha) da zona (regra geral, salvo poucas excepções, os cães que mais por lá passavam tinham menos de 3 anos) mal chegava, todos, sem excepção, lhe davam lugar. Coincidência das coincidências, era a cadela mais pequena do "pedaço".
Neste caso, não era só a idade, mas também a "antiguidade"; acredito que se houvesse um novo cão também idoso a aparecer por lá a coisa não se passasse, necessariamente, da mesma forma.
Penso que não é a idade em si que os põe em respeito, mas sim a atitude (à falta de melhor termo, de momento) psicológica do cão mais velho. Se for um animal equilibrado e bem educado e socializado, a tranquilidade que a maturidade lhe traz é que determina o comportamento dos outros mais novos, através dessa espécie de telepatia de que os cães parecem fazer uso entre eles.

Mas essa relação é, quanto a mim, mais estabelecida pelo carácter do cão mais velho - no caso que contou, uma cadela - do que pelo factor idade, da qual também não me consta que eles tenham consciência. De resto, as cadelas parecem ter frequentemente esse tipo de domínio sobre os grupos. A minha cadela, por exemplo, dominava só com o olhar os outros companheiros da matilha cá de casa. Se eles ou algum deles abusava, ela olhava para eles, só olhava. E era vê-los a meterem a cauda entre as pernas e a afastarem-se com um ar comprometido... :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta abr 03, 2013 12:50 am

JoseCampos Escreveu: Ah, quase me esquecia! Se calhar afinal o Beagle é o dominante visto que só se deita depois de o Labrador se deitar a servir de sofá pra ele. Dorme sempre em cima do coitado :lol:
ahahaha, muito bom.
E muito importante também: qual deles é que ganha no jogo do sério?

Pela descrição, são ambos brincalhões e adolescentes; sobretudo, não têm ânsias de disputa sobre os recursos existentes (provavelmente, houve um bom trabalho de educação por detrás, ensinando-lhes que não há necessidade para estarem inseguros sobre a disposição dos recursos), pelo que não há necessidade nenhuma de afirmações de posição.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta abr 03, 2013 1:01 am

Floripes3 Escreveu:
lds6 Escreveu:... Para além do carácter do cão, um outro factor que influencia bastante (embora não seja absolutamente determinante) é a idade. O bairro onde morei até há pouco tempo tem um lugar onde costuma haver muitos cães a brincar à solta e havia uma espécie de mesa que era o spot onde os cães gostavam de parar; pois o mais velho (na verdade, A mais velha) da zona (regra geral, salvo poucas excepções, os cães que mais por lá passavam tinham menos de 3 anos) mal chegava, todos, sem excepção, lhe davam lugar. Coincidência das coincidências, era a cadela mais pequena do "pedaço".
Neste caso, não era só a idade, mas também a "antiguidade"; acredito que se houvesse um novo cão também idoso a aparecer por lá a coisa não se passasse, necessariamente, da mesma forma.
Penso que não é a idade em si que os põe em respeito, mas sim a atitude (à falta de melhor termo, de momento) psicológica do cão mais velho. Se for um animal equilibrado e bem educado e socializado, a tranquilidade que a maturidade lhe traz é que determina o comportamento dos outros mais novos, através dessa espécie de telepatia de que os cães parecem fazer uso entre eles.

Mas essa relação é, quanto a mim, mais estabelecida pelo carácter do cão mais velho - no caso que contou, uma cadela - do que pelo factor idade, da qual também não me consta que eles tenham consciência. De resto, as cadelas parecem ter frequentemente esse tipo de domínio sobre os grupos. A minha cadela, por exemplo, dominava só com o olhar os outros companheiros da matilha cá de casa. Se eles ou algum deles abusava, ela olhava para eles, só olhava. E era vê-los a meterem a cauda entre as pernas e a afastarem-se com um ar comprometido... :)
A Floripes está a fazer uma distinção que eu não concebo. Sei que fui eu próprio que acabei por indiciar uma distinção onde não creio que exista, ao dizer "para além do carácter do cão... bla bla bla a idade". Mas, quando falo na idade não falo numa coisa abstracta e humana como o velho "respeitinho que eu sou mais velho, estás a ouvir?". Um cão, de facto, não terá consciência da idade enquanto concepção numérica; mas a atitude de que a Floripes fala está irremediavelmente associada à idade. Quando eu falei na idade, falava na emanação de posturas e sinais que só a idade/experiência traz.
Para usar o caso que eu descrevi, suponho que aquela cadela (só posso supor, pois não a conheci mais nova, nem frequentei aquele espaço nesse tempo) não tivesse todo o "poder" perante os outros há 7 ou 8 anos atrás.

Perdoe-me a analogia futebolística, mas quando um defesa faz um corte perante um avançado mais habilidoso, ele fez uso, não dos 34 anos e do estatuto que isso lhe conferiria, mas de toda a experiência e sabedoria que ele adquiriu ao longo desses anos. Um cão não respeita outro por este outro ser mais velho, simplesmente, tipo "epá... pega lá a bola, não sabia que já tinhas 15 anos"; respeita-o por toda a série de posturas que este mais velho foi enraizando. Ou seja, esse carácter forte de um cão não é indissociável da idade que ele tem, embora, claro, possa haver cães com "carácter mais forte" do que outros que serão mais velhos. Mas dificilmente veremos um cachorrito de menos de um ano a "mandar" (isto do mandar é muito dúbio, mas serve, para o efeito) num cão de 12 anos.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta abr 03, 2013 1:11 am

Então fui eu que percebi mal, desculpe. :)

Sim, é a essa experiência e sabedoria que a idade traz que eu também me referia, embora no caso da minha cadela a idade não contasse, pois ela e os outros três cães seus companheiros tinham idades muito aproximadas e ela cedo se tornou a dominadora deles.

Aliás, o caso mais flagrante e mediatizado desse comportamento de "idoso" é o do cão Daddy do Cesar Millan. De cada vez que vejo aquele cão a interagir com os congéneres problemáticos aprendo qualquer coisa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado abr 06, 2013 1:07 pm

fradik Escreveu:Bom dia a todos,

Neste momento tenho um cachorro macho com cerca de 7 meses em casa. É muito calmo, submisso e brincalhão.

Ando a pensar em ter um 2º para lhe fazer companhia mas tenho uma dúvida e gostava de ouvir a vossa opinião. Acham que deveria ser cão ou cadela? Quais as vantagens e desvantagens em ambos os casos (a parte da procriação é óbvia mas sendo uma cadela seria estrelizada).

Obrigado
Boas...

Fêmea, sem dúvidas!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 06, 2013 2:17 pm

eu concordo com o fontedasbicas. Fêmea.

Pode explicar porque acha melhor um macho Luis?
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado abr 06, 2013 2:25 pm

já tive um cão e agora tenho uma cadela.

não são diferentes, mas há as suas nuances que podem ter um impacto a nível económico e afectivo.

Nos pontos chaves partilham das mesmas características que eu procuro num canídeo (pelo menos no meu caso).

Para o equilíbrio do cão, o papel do dono é preponderante, tudo depende do "drive" e decernimento deste para trabalhar a matéria prima.(que também tem o seu peso).

Por mim, e quanto ao sexo, é o que aparecer primeiro.
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 06, 2013 2:32 pm

botas96 Escreveu:já tive um cão e agora tenho uma cadela.

não são diferentes, mas há as suas nuances que podem ter um impacto a nível económico e afectivo.

Nos pontos chaves partilham das mesmas características que eu procuro num canídeo (pelo menos no meu caso).

Para o equilíbrio do cão, o papel do dono é preponderante, tudo depende do "drive" e decernimento deste para trabalhar a matéria prima.(que também tem o seu peso).

Por mim, e quanto ao sexo, é o que aparecer primeiro.
Botas não sei se percebeu bem o tópico, está se a falar de um 2º cão para fazer companhia ao macho de 7 meses que o user já tem...
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 2:37 pm

fontedasbicas Escreveu:
fradik Escreveu:Bom dia a todos,

Neste momento tenho um cachorro macho com cerca de 7 meses em casa. É muito calmo, submisso e brincalhão.

Ando a pensar em ter um 2º para lhe fazer companhia mas tenho uma dúvida e gostava de ouvir a vossa opinião. Acham que deveria ser cão ou cadela? Quais as vantagens e desvantagens em ambos os casos (a parte da procriação é óbvia mas sendo uma cadela seria estrelizada).

Obrigado
Boas...

Fêmea, sem dúvidas!
Boas... Reparei agora... Fêmea ... e sem esterilização!
<p>Cumprimentos </p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado abr 06, 2013 3:03 pm

Entendi diogo.

A escolha do segundo cão, não está nas mãos do dono.
Quem deverá escolher será o próprio cão.
Após cuidada observação na interacção de ambos. E obedecendo a vários critérios diligenciados, com quanto mais escrúpulo melhor.
Não escolher um mais dominante.
Para mim, mais importante que o sexo, é o "drive" e o nível de energia, têm que ser semelhantes, para assim estarem sempre a puxar-se mutuamente nas brincadeiras ou trabalho.

Engana-se no ponto 3 Luís.

não pode aplicar uma regra que só funciona caso a caso e com muito outtros factores associados.
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 3:15 pm

LuisSB Escreveu:
diogosvp Escreveu:eu concordo com o fontedasbicas. Fêmea.

Pode explicar porque acha melhor um macho Luis?
3 motivos:

1. Tendo já um cão é o ideal para não vir a ter trabalhos com as ninhadas que provavelmente ocorreriam

2. Não tem a chatice do cio da cadela

3. Os cães acabam por ter um comportamento muito mais previsível do que as cadelas - não têm mudaças de humor

4. Resumindo, os cães são mais genuinos. Quando quero chatear a minha companheira digo-lhe que em casa só é admitida uma cadela hehe :) ela passa-se! Claro está que entretanto já me tinha torrado e bem a cabeça.
Oh Luis, você não consegue saber quando uma fêmea está em ovulação? Dá trabalho? Pois dá, mas o que é que não dá...

Seis em seis meses temos de estar atentos, pois temos de estar atentos todos os dias!

Os machos, atingindo a maturidade muito mais tarde que as fêmeas, são muito mais tótós, muito mais inconstantes e imprevisíveis, sendo uns autênticos "cabeças no ar", daí que prefira as fêmeas...
Para além disso, dois machos, dependendo dos temperamentos, claro, disputarão sempre a dominância, com a perca de temperamento de um deles... digo eu.... Portanto, na minha opinião fazendo fé no que se passa cá em casa... Fêmea de certeza e... nada de alterações, só porque, sim!

Só mais uma coisa... Tudo isto do 2º. cão, se houver espaço para dois cães... porque se viver num espaço pequeno, fique só assim!
<p>Cumprimentos </p>
Responder

Voltar para “Cães”