2º cachorro. Cão ou cadela?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado abr 06, 2013 3:22 pm

Só quando param de sangrar é que entram na fase de aceitação.
O resto é corrida em osso.
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 06, 2013 3:23 pm

botas96 Escreveu:Entendi diogo.

A escolha do segundo cão, não está nas mãos do dono.
Quem deverá escolher será o próprio cão.
Após cuidada observação na interacção de ambos. E obedecendo a vários critérios diligenciados, com quanto mais escrúpulo melhor.
Não escolher um mais dominante.
Para mim, mais importante que o sexo, é o "drive" e o nível de energia, têm que ser semelhantes, para assim estarem sempre a puxar-se mutuamente nas brincadeiras ou trabalho.

Engana-se no ponto 3 Luís.

não pode aplicar uma regra que só funciona caso a caso e com muito outtros factores associados.
Ok. não tinha percebido bem a sua posiçao.. Eu ja tive dois machos ao mesmo tempo e que em bebés se davam muito bem e depois mais tarde por volta dos 1,5/2 anos começaram a aparecer disputas um bocado chatas.. mas na verdade nunca tive fêmeas e machos ao mesmo tempo.. não posso comparar.. mas dois machos, não recomendo..
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado abr 06, 2013 3:26 pm

LuisSB Escreveu:Vai dizer que não.... Os cães estão sempre disponíveis e já se sabe como reagem. As cadelas nunca se sabe ao certo - deve depender da altura do ano ;)
Boas...

Está a "falar" a sério?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
diogosvp
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 3:28 pm

fontedasbicas Escreveu:
LuisSB Escreveu:
diogosvp Escreveu:eu concordo com o fontedasbicas. Fêmea.

Pode explicar porque acha melhor um macho Luis?
3 motivos:

1. Tendo já um cão é o ideal para não vir a ter trabalhos com as ninhadas que provavelmente ocorreriam

2. Não tem a chatice do cio da cadela

3. Os cães acabam por ter um comportamento muito mais previsível do que as cadelas - não têm mudaças de humor

4. Resumindo, os cães são mais genuinos. Quando quero chatear a minha companheira digo-lhe que em casa só é admitida uma cadela hehe :) ela passa-se! Claro está que entretanto já me tinha torrado e bem a cabeça.
Oh Luis, você não consegue saber quando uma fêmea está em ovulação? Dá trabalho? Pois dá, mas o que é que não dá...

Seis em seis meses temos de estar atentos, pois temos de estar atentos todos os dias!

Os machos, atingindo a maturidade muito mais tarde que as fêmeas, são muito mais tótós, muito mais inconstantes e imprevisíveis, sendo uns autênticos "cabeças no ar", daí que prefira as fêmeas...
Para além disso, dois machos, dependendo dos temperamentos, claro, disputarão sempre a dominância, com a perca de temperamento de um deles...
digo eu.... Portanto, na minha opinião fazendo fé no que se passa cá em casa... Fêmea de certeza e... nada de alterações, só porque, sim!

Só mais uma coisa... Tudo isto do 2º. cão, se houver espaço para dois cães... porque se viver num espaço pequeno, fique só assim!
Concordo plenamente consigo... E essas perdas de temperamento acabam sempre por acontecer e são uma chatice. No entanto neste caso, e não procurando o user a criação, acho que ou um ou outro deveria ser esterilizado. Eu recomendaria a cadela, até por a esterilização das fêmeas constitui uma melhoria da esperança média de vida..
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado abr 06, 2013 3:33 pm

Há um ditado que diz "males fight for breeding flights, bitches fight for breathing rights".

Dois machos, sem fêmeas à volta, não são geralmente um problema. Já duas fêmeas...

E relativamente ao comentário de o macho ficar frustrado por ter uma fêmea esterilizada e não receptiva, isso não faz sentido nenhum.
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 3:49 pm

Tumbleweed Escreveu:Há um ditado que diz "males fight for breeding flights, bitches fight for breathing rights".

Dois machos, sem fêmeas à volta, não são geralmente um problema. Já duas fêmeas...

E relativamente ao comentário de o macho ficar frustrado por ter uma fêmea esterilizada e não receptiva, isso não faz sentido nenhum.
Boas...

"Tem dias"... como disse anteriormente, depende de outros factores como a raça e o temperamento...

O macho ficar frustrado?... Concordo, não faz sentido nenhum!
<p>Cumprimentos </p>
diogosvp
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 3:59 pm

fontedasbicas Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:Há um ditado que diz "males fight for breeding flights, bitches fight for breathing rights".

Boas...

"Tem dias"... como disse anteriormente, depende de outros factores como a raça e o temperamento...

O macho ficar frustrado?... Concordo, não faz sentido nenhum!
Eu concordo com isso da raça e do temperamento.. Mas o de o macho ficar frustrado não.. mas já sei que nos dividimos no que toca à esterilização.. :wink:
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado abr 06, 2013 4:11 pm

Eu tenho 3 fêmeas inteiras juntas e efectivamente "têm dias" ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
diogosvp
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 4:24 pm

Eu tive uma conversa com um treinador profissional (que me pareceu muito responsavel), e com o qual irei iniciar o treino do meu cão, nos proximos meses, e foi ele que me recomendou a não ter dois machos inteiros. Ele por exemplo prefere ter fêmeas inteiras, precisamente por causa da dominância. O que acontece é que dois machos até podem dar-se muito bem muito tempo, mas basta passar uma fêmea com o cio nas imediações da casa, para dispoletar uma disputa nos machos... as fêmeas apesar de por vezes serem mais temperamentais, são mais facilmente "controláveis"
pelo menos foi este um dos seus argumentos..
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado abr 06, 2013 4:34 pm

Esse treinador deve ter lidado pouco com cadelas inteiras.
A dominância é exactamente igual em machos ou em fêmeas, eu tenho uma fêmea que marca e alça a perna, por exemplo.

As minhas já brigaram por tudo, por um osso, por "ciume", para "defender" crias ou só porque sim. E enquanto nos machos a maior parte das vezes não passa de rosnadelas, nas fêmeas não é bem assim, as minhas só rosnam 1 vez 1 à outra, a seguir sai dentada.
Última edição por kitttten em sábado abr 06, 2013 4:35 pm, editado 1 vez no total.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 4:35 pm

diogosvp Escreveu:Eu tive uma conversa com um treinador profissional (que me pareceu muito responsavel), e com o qual irei iniciar o treino do meu cão, nos proximos meses, e foi ele que me recomendou a não ter dois machos inteiros. Ele por exemplo prefere ter fêmeas inteiras, precisamente por causa da dominância. O que acontece é que dois machos até podem dar-se muito bem muito tempo, mas basta passar uma fêmea com o cio nas imediações da casa, para dispoletar uma disputa nos machos... as fêmeas apesar de por vezes serem mais temperamentais, são mais facilmente "controláveis"

Mas o que se passa com os machos e as disputas, aqui em casa, passa-se com as fêmeas na disputa do macho que cá tenho... Já tive sérios problemas, com ferimentos e tudo, com outras fêmeas na disputa do macho da altura... "facilmente controláveis" uma ova!
<p>Cumprimentos </p>
diogosvp
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 4:52 pm

isto foi o que ele me disse. E disse-me também que era por isso que agora só tinha fêmeas. Ora eu só tive machos e como tal não sei comparar.
Parece-me, pelos comentários que aqui estão, que a posição mais razoável é a do botas.
Não será tanto uma questão de ser macho ou fêmea, inteiro ou esterilizado. A solução deve estar do individuo. O que vai ser determinate é a educação que se lhes dá, as raças e o temperamento individual de cada cão. Tudo coisas a ter em conta quando o user adquirir um novo cão.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado abr 06, 2013 5:31 pm

fontedasbicas Escreveu:
diogosvp Escreveu:Eu tive uma conversa com um treinador profissional (que me pareceu muito responsavel), e com o qual irei iniciar o treino do meu cão, nos proximos meses, e foi ele que me recomendou a não ter dois machos inteiros. Ele por exemplo prefere ter fêmeas inteiras, precisamente por causa da dominância. O que acontece é que dois machos até podem dar-se muito bem muito tempo, mas basta passar uma fêmea com o cio nas imediações da casa, para dispoletar uma disputa nos machos... as fêmeas apesar de por vezes serem mais temperamentais, são mais facilmente "controláveis"

Mas o que se passa com os machos e as disputas, aqui em casa, passa-se com as fêmeas na disputa do macho que cá tenho... Já tive sérios problemas, com ferimentos e tudo, com outras fêmeas na disputa do macho da altura... "facilmente controláveis" uma ova!
disputa de femeas tem muito que se lhe diga, ja quase ha 20 anos trabalhei com 2 cadelas dobermann"s isto porque tambem a pessoa defendia que as cadelas eram melhores para guarda que os caes... eram irmas e entao vieram juntas do mesmo criador teriam na altura 2/3 meses elas desde os 5/6 meses que a brincadeira entre elas era comprometedora e magoavam-se a serio e separa-las com o passar do tempo passou de dificil para quase imposivel quando se agarravam, como estavam em canis separados o problema ficou resolvido (gato escondido c rabo de fora) falou-se com o criador ele deu a explicaçao que ambas eram "gladiadoras" e que o erro teria sido nosso de intervir nas zangas delas e nunca determinaram a hierarquia entre elas, deixem a natureza fazer o trabalho e deixem elas disputar isso ate uma perder, entao foram juntas e começaram-se a esfarrapar de uma forma assustadora lutaram ate á exaustao ambas levaram pontos em todas as zonas do corpo os osso das patas estavam á vista, uma delas ficou mesmo internada quase perdia a vida, felizmente que nesse dia estava de folga e nao assisti, mas segundo me disseram a "Mila" foi a primeira que caíu para o lado foi tambem a que ficou mais lastimosa, a Ruca ainda se refugiou pelo seu proprio meio no canil esvaiar-se em sangue, quando recuperadas voltaram ao seu trabalho tal como estavam adestradas para esse efeito, ao se juntarem bastou para que cruzassem uma pela outra para se voltarem a matar... a partir dessa data ficou determinado e provado que nao mais podiam trabalhar em conjunto mas sim alternadamente separadas... por isso eu digo nunca vi tanta rivalidade entre femeas :|
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
diogosvp
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 5:52 pm

Isso foi uma coisa que esse tal treinador também me disse. Basta uma zanga entre animais para eles não se darem mais uma vez um com o outro. Ao que parece eles criam inimizades e tendo existido uma vez uma disputa, eles continurão sempre a lutar até que um deles ceda, ou morra. Ja tive um problema desses na quinta dos meus avós com dois machos.
No ínicio tinha um serra da estrela (rex) e um pastor alemão (boris) e sempre se deram muito bem. O serra era o mais velho e o dominante, o pastor alemão era mais novo e submisso. Quando o serra da estrela morreu, o pastor alemão ficou super infeliz e decidimos arranjar outro serra da estrela. Comprámos um macho (oscar) a um criador e foi para a quinta com 7 meses. Tudo começou muito bem mas ao chegar aos 11 meses o serra da estrela começou-se a impor e deu origem a disputas terriveis! Eles pegavam-se mordiam-se e a determinada altura o pastor alemão ficou com o sobrolho todo aberto, precisou de pontos e tudo. E aparti desse momento era muito dificil te-los juntos. Tivemos que dar o serra da estrela a um amigo que também tem uma quinta gigante porque era impossivel ter os dois cães à solta ao mesmo tempo.
Agora temos um rafeiro do alentejo (sebastião) junto com o pastor alemão e este já é mais submisso. Está com cerca de dois anos e não temos grandes problemas entre eles, no entanto noto que o rafeiro do alentejo se tornou muito mais inseguro. Temos o levado a uns treinos de socialização e obediência e ele tem melhorado, mas sempre que se junta com o outro noto grande diferença.. Eles não lutam, mas noto que o sebastião fica muito medroso e não sabe como reagir em algumas situações. Nitidamente falta de confiança. A tal perda de temperamento que falava acima... Não sei bem o que fazer porque me custa ver o cão assim... Não sei se a esterilização ajudará.. Mas na verdade os cães não são meus...
Responder

Voltar para “Cães”