sábado abr 06, 2013 12:01 am
Esta questao da moralidade ou crueldade em volta do corte de orelhas nos cães sempre me fez um pouco de confusão pelo que raras vezes me meto nestas discussões. Mas agora é diferente, ou melhor sinto de maneira diferente pois pela primeira vez tenho um cão ao qual o estalão inclui corte de orelhas e rabo.
E foi com completa consciencia que decidi fazer o mesmo. O de orelhas pois o rabo foi cortado ainda com dias nas maos do criador. O corte em si hoje em dia é feito quase na sua maioria unicamente por motivos esteticos? Sim é um facto. Sempre foi assim e a sua existencia deveu-se á estetica do animal? Meu deus.. Não sabe o que diz e não vou ser eu que lhe vou explicar...
Continuando..
Custa ver pessoas que dizem que por ter feito o que fiz nao amo o meu animal, animal esse que recebeu o melhor tratamento possivel de um dos melhores especialistas veterinarios na raca Dobermann. Percorri milhares de kms para tal, gastei dinheiro que nem vale a pena falar, faco centenas de kms semanalmente para a muda de talas feitas pelo criador... Etc.. Etc.. Nunca ouvi um ganido, ou sequer um esgar de dor na minha cadela. Se teve dores logo após a cirurgia? É provavel, mas não as suficientes para mostrar desconforto. Chegou a casa nesse dia meio sonolenta é certo, mas no dia seguinte acordou como se nada fosse, a correr a roer e a fazer as suas traquinices como sempre.
Hoje, e quase no final da odisseia (mais um mesito mais ou menos e ta no ponto) olho para tras e nao me arrependo. O resultado esta fantastico, o corte irrepreensivel, e a cadela... bem a cadela esta como se nao se tivesse passado nada.
Agora... Nao admito que alguem, mesmo que alienada da realidade, afirme que eu nao gosto da kyra por lhe ter cortado as orelhas. Nenhum cao e mais amado que a minha... Pode ser tao amado como ela, mas mais não.
Em relação ao topico, parte de si e so de si a decisão. Pondere bem, informe-se ainda melhor e decida o que decidir seja com plena consciencia do que esta a fazer. Quanto ao estalão, não há duvidas que aceita das duas formas.
Pedro