Terrário +Material+Cuidados Camaleao jovem

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zipy
Membro
Mensagens: 61
Registado: segunda fev 21, 2011 12:05 am

sexta mar 01, 2013 12:25 am

É uma boa tactica desde que fique bem preso para que nao haja acidentes...
Em questão ao ele depois se conseguir aproximar demasiado das lampadas, penso que nao se vai chegar assim tao perto, mas a malta dos camaleões sabem responder melhor a isso.
Olha eu costumo fazer a desinfecção quando vêm a primeira vez para casa: Primeiro, caso esteja com casca ja a sair tiras e dás uma olhadela superficial pelo tronco (retira os liquenes e outros). De seguida misturando a água e a lixivía vais deitando em cima do tronco. Deixas uns bons segundos para deixares actuar (Enquanto isso ferve a água), quando terminar o tempo deitas-lhe a água por cima de forma a apanhares toda a superficíe. Deixa secar e se quiseres ate podes repetir. Se tiveres desinfectante podes borrifar de seguida e deitas mais água, deixando-o secar por completo.
Agora outras experiências lol
Cumprimentos
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

sexta abr 05, 2013 6:56 pm

Boas!
Venho dar novidades do meu projecto assim como pedir um feedbackzinho e algumas ideias :)

Entretanto já acabei o meu terrário, a parte da bricolage e assim. Também já tenho a maior parte das plantas que irei utilizar se bem que provavelmente ainda terei de arranjar mais um "arvore" para la por.

Aqui esta o terrario acabado: http://postimg.org/image/y9j78kwe3/ e http://postimg.org/image/6xuh753k5/

Tinha também um tronco que encontrei no mato e o tratei, lavei bem lavadinho e esfregado numa mistura de agua com lixíva e depois levou com agua a ferver em cima e ficou assim um bom bocado. A madeira e de sobreiro e a casca perdeu um pouco a cor mas ficou engraçado.
http://postimg.org/image/z18eh2hxt/ e http://postimg.org/image/xxi6inpyv/ utilizei como suporte um suporte para 2 vasos virado ao contrario, depois de uns cortes ficou razoavelmente a medida

Decidi entretanto começar pelas plantas pois dei uma saltada ao horto e não resisti. Tenho uma Schefflera arboricola com um tamanho considerável, uma Vriesia splendens, uma dracena lemon lime (pequena), uma Tradescantia zebrina (wandering jew), uma sipder plant que provavelmente irei pendurar e uma Aphelandra squarrosa (plana zebra) sei que a maior parte destas plantas apenas têm uma finalidade decorativa mas queria o meu terrário um pouco colorido e com bastante folhagem. Ainda tenho de arranjar troncos para colocar no terrário na horizontal em vários níveis de altura assim como provavelmente umas lianas na vertical.
http://postimg.org/image/i5dnv0ymf/ --> frente
http://postimg.org/image/ioxfol5q5/ --> lado
http://postimg.org/image/b4tbpk213/ --> frente/top

Comprei também terra orgânica, pindstrup mantillo apto para cultivo ecológico, para depois de lavar as plantas a transplantar, foi a terra que me recomendaram, alguém conhece?

Ja arranjei também uma termómetro e um higrómetro, ambos analógicos da exoterra. Vou agora começar a tratar da parte eléctrica mas é aqui que me encontro com mais duvidas.
Devo colocar a lâmpada de basking do lado esquerdo (quem vê de frente) de forma a ficar por de baixo da parte mais alta do tronco (25cm do top) a lâmpada de uvb no top a meio (de frente para tras) e a lampada de ceramica (pois a garagem e fria) do lado direito a 50cm do local onde ele se irá alimentar. Parece-vos bem?

ja agora podem-me dar umas dicas sobre quais as kw que devo utilizar? Para a de cerâmica estava a pensar em algo como 150w, a de uvb só sei que preciso de uma de tubo (60cm) e a de basking também me deixa um bocado a nora.. peço desculpa por revelar ainda um pouco de falta de estudo mas se me poderem dar umas dica acerca de como devo montar a parte das luzes agradecia!

Um muito obrigado desde já!
Cumprimentos
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sexta abr 05, 2013 11:07 pm

o terrario está 5*, mais que apto para um camaleão.
Nas lampadas aconselho:

UVB: 5.0 + 2.0 , a 2.0 ajuda as plantas.
Spot: entre 75W / 100W, depende de onde a meteres, não a coloques perto da cheflera senão seca-a.
Ceramica já sabes
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

sábado abr 06, 2013 1:01 pm

ok, obrigado ;)

irei então começar provavelmente por uma de cerâmica de 150w, hj que apesar de estar frio ate esta solzinho fui ver as temperaturas e aquilo so marcava 12º.

Depois provavelmente irei para a de basking. Não há problema de comprar eu os casquilhos, fios, tomadas e afins e montar tudo eu pois não?
Aqui e que tenho algumas duvidas, para a de cerâmica acho que nao preciso de refletor pois não? o tal do "dome". Mas para a de basking preciso certo? um reflector de uma candeeiro normal servirá para a de basking por ex?

E por fim para a de UVb ou para as de uvb, necessito de comprar aquela "tampinha refeltora para as colocar la, ou posso eu construir algo semelhante?


em relação ao material aproveito para colocar uma pergunta, eu posso colocar aqui os links do material que pretendo adquirir para a eventualidade de alguém usar o mesmo e poder dar umas ideias? ou é desaconselhável colocar links de lojas e de material de certa marca por aqui?

Um muito obrigado
e um bom fds ;)
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sábado abr 06, 2013 2:46 pm

Para a lampada de ceramica tens de usar casquilho de porcelana ou ceramica, que os de plastico derretem e pode provocar um incendio...e já que está um trabalho tão bem feito e com ar de ser para durar, eu usaria casquilhos de ceramica em todas as lampadas de rosca, são mais resistentes e a diferença de preço não é muita em relação aos de plastico que com o tempo ficam ressequidos e começam a partir, a UVB já há quem seja da opinião que é bom usar um reflector. Não precisas de reflector para nenhum, as lampadas vulgares spot de casa direcionam o calor e a luz, pensa em arranjar uma "jaula" em rede metalica larga (1cm de buraco) para ele nao se poder encostar á lampada de ceramica e sofrer queimaduras.
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

sábado abr 06, 2013 5:46 pm

Ok, vou então arranjar dois casquilhos de cerâmica um para o a lâmpada de cerâmica (150w) e o outro para a de basking (100w). Sendo que então não necessito de nenhuma cúpula para essas lâmpadas. De qq forma posso utilizar uma de um candeeiro metálico que aqui tenho? só para não ficar a lâmpada pendurada apenas no casquilho?

A lâmpada de cerâmica que devo comprar deve ser : igual a esta mas de 150w http://www.sanguefrioreptilshop.com/pro ... ca-100-w-/

A lâmpada de basking deve ser: uma lâmpada reptiselva daylight 100w (a única que já sei onde posso comprar)

A lâmpada de uvb que devo comprar deve ser :
PT2161 Repti Glo 5.0/T8 24” 60cm 20W http://www.exoterra.com/en/products/lin ... _bulbs.php

e se arranjar uma de 2.0 para as plantas deve ser:
PT2190 Repti Glo 2.0 Compact 13W
http://www.exo-terra.com/en/products/co ... _bulbs.php

para as uvbs não necessito então de um reflector, http://www.exo-terra.com/en/products/light_unit.php mas então como posso fazer para as ligar?
tenho de arranjar um balastro?
tipo isto : http://www.cobraslagartos.com/loja/inde ... uct_id=258

A maior parte do material provavelmente terei de encomendar da net por isso se souberem de lojas com preços atractivos é so dizer hehe. Sei que existe uma variedade grande de marcas e tipos de iluminação foi talvez isso que me deixou algo confuso, de qq forma se utilizarem este ou outro material diferente e tiverem algo a dizer sobre isso gostaria de saber a vossa opinião.
obrigado
cumps
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado abr 06, 2013 6:56 pm

eu recomendo comprares um daqueles balastros para lampadas tubulares normais, normalmente colocam-se na cozinha (brancos) e colocas 2 tubulares dos cm necessarios, uma 2.0 e 5.0 é como eu tenho e tem sortido efeito.
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

terça abr 30, 2013 5:39 pm

boas

já fiz algumas adições ao terrário e em principio já não lhe devo mexer mais a nível de bricolages e decoração. De momento gostaria de perguntar se alguém tem alguma sugestão/recomendação a fazer a nível de iluminação assim como da loja (de onde em principio) encomendarei as minhas luzes.

Quanto a uvb, vi coisas mt bonitas acerca das luzes arcadia 6% que iria ser a que iria escolher, no entanto depois de pesquisar um pouco por algumas lojas apenas as encontrei a venda em duas se não me engano, e afim de evitar pagar portes acabei por decidir-me pela reptisun 5.0 18w que também e usada por muito boa gente :)

http://www.tiendanimal.pt/fluorescentes ... -5349.html -uvb

a lampada de ceramica 150w - http://www.tiendanimal.pt/lampada-ceram ... -5413.html

http://www.tiendanimal.pt/lampada-calor ... -5388.html

agr para basking e que me trocou um pouco pois andava á procura de uma de 75w e nesta loja apenas ha de 100, (como o valor das duas e superior ao valor mínimo para portes grátis) vou ver se encontro uma de 75 numa loja de animais aqui perto senão devo arranjar uma de 100 (da mesma loja) mas não queria muito..

As luzes no terrário irão ficar na direita a de basking, (25/20cm dos troncos mais próximos) e a de cerâmica do lado esquerdo (40cm) dos troncos mais próximos.

suporte para as lâmpadas - http://snag.gy/bA1op.jpg
a cúpula a direita e de alumínio (penso eu) e sera para a lâmpada de basking

http://snag.gy/nsF5H.jpg - para lampada ceramica

a lâmpada de uvb ira ficar no meio destas duas em cima da rede (em principio) com uma calha de alumínio com um balastro electrónico (acho que valem a diferença para os balastros normais) que irei comprar por aprox19e numa loja da especialidade

e aqui estão as fotos do meu terrário já "terminado" (falta-me ainda o comedouro que devera ficar no mm sitio do prototipo, o driper , e um combo medidor com sonda para a parte superior)

frente - http://snag.gy/yZFkR.jpg
parte baixo - http://snag.gy/q0YSX.jpg e http://snag.gy/ur1TZ.jpg
parte cima - http://snag.gy/kjCcF.jpg
traseira - http://snag.gy/TfdRZ.jpg
do lado esq - http://snag.gy/eJ4RC.jpg

Espero que gostem e criticas são bem vindas :)
Gostaria de agradecer desde já pelo apoio que me têm prestado e espero poder retribuir.
Obrigado
Cumprimentos
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

quinta jul 11, 2013 12:48 pm

Boas
como tive tantas resposta neste tópico não pude deixar de fazer um update :D hehe
agr mais a sério, terminei mais umas qts coisas, fazendo umas adições e algumas trocas, espero que gostem. Com os backgrounds, será o setup de inverno, pois foram feitos para com o intutito de não deixar o calor dissipar tanto. Agora po calor o mais certo é sair um das laterais (pelos testes q fiz anteriormente acho que deve ser suficiente)

http://s1314.photobucket.com/user/whitruss/story/44803

cumps
Alegrocp
Membro
Mensagens: 186
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm
Localização: Kaya

quinta jul 11, 2013 12:57 pm

Na minha opinião esta 5*, adorei a parte do background amovível, muito bem pensado =D
CP/KAYA
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

terça mar 04, 2014 12:02 pm

Boas malta

Finalmente decidi acabar este meu projecto e como tal precisava mais um vez da vossa ajuda.
Desta vez prende-se cm a escolha de um termostato adequado.
EM termos de iluminação ao termostato deverei ter ligado no máximo 250w (150+75/100)

Ando á procura de um termostato de duas entradas ( ach q e assm q se chama) para poder controlar tanto a temp diaria cmo a noite
Ja tive algumas recomendações mas ainda nao sabia bem o que procurava/ precisava.
Ja andei a ver um micr*clmt mas os que permitem controlar as temps diarias e nocturas possuem um capacidade em w muito superior ao que eu irei utilizar, como tal gostava de pedir que me dessem umas dicas sobre os mesmos.

será demasiado um b1 magic eye? e se sim que alternativas ( de outras marcas, modos de funcionamento) posso ter?

as vossas experiências e os modeles que utilizam seriam bem vindas também!

por fim so me falta dizer q se trata de um terrario com 1.20h, 0.6x0.6 para um camaleao daí querer controlar a temp nas duas fases do dia

desde ja agradeço toda e qq resposta! Obrigado!
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

terça mar 04, 2014 6:23 pm

aconselho este :
http://www.amazon.co.uk/Lucky-Reptile-T ... B00393SW3C

a um aparelho que controle temperaturas diferentes de dia e de noite chama se cronotermostato !
:wink:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

quarta mar 05, 2014 12:10 am

ok!!!
obrigado!!!
e desculpa a ignorância hehe ^^
Ramalho777
Mensagens: 2
Registado: sexta fev 07, 2020 10:01 pm

sexta fev 07, 2020 10:05 pm

whitruss Escreveu:
quarta mar 05, 2014 12:10 am
ok!!!
obrigado!!!
e desculpa a ignorância hehe ^^
Boas, tambem sou de Santa Maria da Feira, e gostava de adquirir um camaleão.
Podes me esclarecer algumas duvidas?
Ramalho777
Mensagens: 2
Registado: sexta fev 07, 2020 10:01 pm

sexta fev 07, 2020 10:06 pm

whitruss Escreveu:
quarta mar 05, 2014 12:10 am
ok!!!
obrigado!!!
e desculpa a ignorância hehe ^^
Boas. Também sou de Santa Maria da Feira, e gostava de adquirir um camaleão.
Posso esclarecer algumas duvidas contigo?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”