Identificação de raça - Shiba inu? - Actualização: Teste DNA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta ago 31, 2012 12:10 am

Obrigada a ambas, Sasquatch e Dinodane.

Parece ser o que eu estava a pensar: relativamente identificadores quando se conhecem as raças que possam ter cruzado entre si, bastante inconclusivos no caso de SRD, ou pelo menos de animais cuja ascendência mais próxima se desconhece.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta ago 31, 2012 9:36 am

Não é preciso saber os ascendentes, o teste é que o vai descobrir.
As pessoas que encomendam o teste geralmente por não saberem nada do seu cão é que o querem descobrir.

Mas por ex, nos EUA, as referencias vão ser umas, na europa outras, em Portugal outras.

Nos EUA não vão identificar por ex. genes de serra da estrela, que até é comum cá. Mas vão trabalhar muito com huskies, lab's, beagles e raças locais.

Não serve de nada mandar um teste de um animal de cá para fora, provávelmente não conseguirão identificar os genes porque não tem essa referência no seu banco de informação.
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

segunda abr 08, 2013 8:30 am

Boas pessoal.

Acho que é devida uma actualização e dar razão a quem a teve.

Fiz um teste de DNA e acredito no essencial do resultado.

Como quase toda a gente aqui dizia, não tem um pingo de sangue Shiba Inu.

Imagem

Continuo a achar extraordinária a semelhança de voz, aspecto geral e forma de se movimentar com os shiba inus.

Eles apontam ainda como possíveis outras raças, que me parecem mais improváveis:

Anatolian Shepherd Dog 14.78%
Nova Scotia Duck Tolling Retriever 10.82%
Petit Basset Griffon Vendeen 9.38%
Norwegian Elkhound 6.30%
Pekingese 4.76%
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

segunda abr 08, 2013 10:11 am

E a tiróide?
Ardeus
Membro

segunda abr 08, 2013 11:23 am

Estive no veterinário e ele disse que queria testar a tensão arterial antes de pensar em problemas de tiroide. Só que tentou medir e não conseguiu.

Fez um exame aos olhos e viu que ela está a começar a desenvolver cataratas e explicou-me que isso é um sintoma de tensão alta.

Vou lá outra vez esta semana e vamos ver.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 08, 2013 6:42 pm

Obrigada por publicar o resultado, no entanto... a hipotética ascendência de Yorkie só me convenceu ainda mais que estes testes não passam de uma maneira de ganhar dinheiro sem oferecer qualquer tipo de fiabilidade ou garantia.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda abr 08, 2013 7:24 pm

bem, se a cadela não tinha nada de Shiba Inu, de Yorkshire então... :lol:

mas devem ter ficado convencidos pelo longo manto castanho e prateado que ela apresenta! :twisted:

a cadela é uma bonita rafeirinha! na minha opinião eu tinha ignorado o teste de ADN e tinha-me focado antes nos problemas de saúde que ela tem vindo a apresentar! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Ardeus
Membro

segunda abr 08, 2013 7:51 pm

Indigo: eu continuo a achá-la mais parecida com um Shiba Inu do que com qualquer outra raça, mas se antes compreendia que as circunstâncias para tal acontecer eram muito improváveis, agora fiquei 99.99% convencido que não tem ascendência desses lados.

Se repararem eles colocaram um asterisco no Yorkie a assinalar que é um resultado com pouca confiança.

A análise que eles fazem é só com base no ADN, não vêem nenhuma foto, por isso eu até creio nos resultados. Um avô ou avó husky parece-me acertado e foi o que me pareceu mais provável, porque foram cães da moda durante algum tempo e há muitos por aqui. O que mais ouço na rua é "Olha um husky pequenino!" ou "Olha um pastor alemão bebé!".

Dinodane: Por isso a árvore em si, parece-me que tem grandes probabilidades de estar correcta: um avô husky e tudo o resto rafeiros.

O Yorkie, para além de não ser dado como certo, aparece como um dos 8 bisavós, pelo que a sua influência pode estar muito diluída.

Para quem tem cães sem raça definida é um teste interessante que pode ajudar a explicar muitas coisas nos cães no que respeita ao aspecto, saúde, personalidade e comportamento. Nesse aspecto vejo como mais útil em animais jovens. É um exercício interessante para os donos, começar a tentar compreender certas coisas no animais com base nessa informação adicional.

Qualquer dono de um cão sem raça definida tem curiosidade em saber que raças de cães se misturaram para gerar o seu cão e penso que é mais isto do que qualquer outra coisa que leva as pessoas a fazer este teste.

Como se costuma dizer, os ricos não sabem o que é a alegria de pagar a última prestação. Isto é parecido :D Os donos de cães com raça definida não têm esta entretenha de tentar desvendar o mistério das origens dos seus cães. Tendo em conta a tecnologia envolvida, nem me pareceu um teste caro.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta abr 11, 2013 6:58 pm

...e diz que não gosta de apuramento de raças.

É isto que não percebo. Não gostam, quando arranjam um cão sem raça definida, procuram definir por semelhanças a, b, c, etc. É uma contradição... :roll:
Responder

Voltar para “Cães”