Não sei se acontece com todos, mas esta mensagem tem imensas gralhas de formatação que tornam difícil a leitura...MariaBe Escreveu:Boa noite antes de mais
Estou a pensar ir adoptar um cão ao canil municipal uma vez que, para mim, não há nada como a companhia e fidelidade de um cão.
A minha mãe sempre teve cães e quando eu tinha 6 anos foi-lhe dado o cão que mais saudades deixou ao ter morrido o ano passado em setembro com 16 anos vÃtima de uma doença mal explicada pelo veterinário (posteriormente, este deu-lhe uma injecção letal e o meu cão morreu em casa com a minha mãe agarrada a mim a chorar). Posto isto, a minha mãe entrou numa fase de luto e recusou-se a ter outro cão até esta semana lhe ter feito a proposta. Ela disse que sim, mas disse logo que preferia ir ao canil porque conhece a directora e que cada cachorro custa 15€ com vacinas e chip. Ela sempre preferiu rafeiros uma vez que todos os de raça que teve, incluindo uma Pastor Alemã que morreu aos 4 anos com leishmaniose e outra abatida a tiro por um desconhecido na quinta. Além de que acha que os cães de raça necessitam de certas necessidades próprias por terem mais pre disposição a certas doenças e neste momento, a vida está cara para se ter um animal que mais tarde iria sofrer, caso tivesse alguma complicação e a minha mãe não pudesse pagar as despesas.
O que tenho visto pelo forúm são várias pessoas que defendem que não se deve adoptar, mas sim comprar. Alguém me pode explicar o porquê? Eu sei e reconheço que as condições nos canis deste paÃs são precárias e que por vezes trazemos "gato por lebre" para casa. No entanto, o da minha cidade, Castelo Branco, tem boas instalações e os animais são bem tratados (claro que dentro dos possiveis devido à falta de dinheiro, por vezes).
Nesta cidade há muito poucas lojas de animais e desde que me lembro que os preços dos cães era um bocado elevados.
Podem achar que tenho um ponto de vista um bocado errado, mas penso que há tantos animais nos canis a precisar de uma casa e de quem lhes dê amor, para quê ir às lojas de animais que muitas vezes cobram mais e por um cão apanhado na rua? Já para não falar daqueles que ficam no canil por serem já muito adultos ou com patologias e ninguém os querer adoptar. Porque toda a gente sabe, que o conveniente é adoptar/comprar um cahorro com 2 meses e moldá-lo ao nosso jeito e não tenho nada contra visto que vou fazer o mesmo, pois os adultos já podem vir com manhas dificeis de "tirar".
Resumindo, neste tópico pretendia que me respondessem às questões apontadas acima e que, por favor, respeitem a minha opinião. Dá-me mais vontade de ajudar um cachorro de um canil que o de uma loja de animais. Também não acho correcto haver tanta gente neste forum com aquela opinião que se é para ter um cão que seja de raça. Não vejo o problema de um rafeiro, sinceramente. Além do dinheiro que se poupa em comida (no geral) sabe-se bem que os rafeiros são mais resistentes. Até porque, pelo que tenho lido em vários dos tópicos deste forum, há ainda uma grande quantidade de pessoas enganadas e em vez de cão de raça têm um rafeiro.
Desde já, grata pela atenção
No que deu para ler:
Não me parece que haja um só elemento deste fórum que lhe vá dizer que é preferível adoptar um cão de raça do que um rafeiro. Nenhum. Aliás, não consigo imaginar alguém a dizer tal coisa. Uma coisa é a própria pessoa ter preferência por comprar um cachorro de determinada raça; tudo bem; outra coisa é fazer disso um princípio universal e, pior, dizer que é melhor uma coisa do que outra.
Onde é que ficou com essa impressão?