Boa tarde.
A minha gata teve hoje 4 gatos e depois do nascimento do último ela não lhe ligou muito, e agora saiu de perto deles e não parece querer voltar. Como devo proceder para tentar convencê-la? E se ela os rejeitar? Acho que o último a nascer nem teve hipótese de mamar antes de ela sair. Ajudem, por favor.
Rejeição das crias
Moderador: mcerqueira
Não tenho grande experiência, mas pelo que sei se a gata rejeitar não há nada a fazer, até os pode mesmo ferir.
Deve estar atenta e se isso realmente acontecer tem que os amamentar a biberão com leite especifico e estimular para fazerem as necessidades, assim como, deve mante-los sempre quentinhos, pode colocar uma botija de agua morna e cobertores em cima da botija para que eles fiquem quentinhos.
Contudo espere por mais opiniões...
Deve estar atenta e se isso realmente acontecer tem que os amamentar a biberão com leite especifico e estimular para fazerem as necessidades, assim como, deve mante-los sempre quentinhos, pode colocar uma botija de agua morna e cobertores em cima da botija para que eles fiquem quentinhos.
Contudo espere por mais opiniões...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
É a primeira ninhada dela?
Não, ela já teve outras. É uma gata já idosa, com cerca de 12 - 13 anos, na verdade é do meu namorado e antes foi da avó dele. Teve poucas ninhadas ao longo da vida, 3 ou 4 no máximo e sempre foi boa mãe. Mas hoje simplesmente afastou-se dos bebés após o nascimento do último.
Se tiver que alimentá-los esta noite qual é a alternativa caseira para substituir o leite? É que só amanhã é que posso ir comprar leite apropriado para eles.
Se tiver que alimentá-los esta noite qual é a alternativa caseira para substituir o leite? É que só amanhã é que posso ir comprar leite apropriado para eles.
Boa tarde
A gata teve os gatinhos onde num cesto numa caixa? já tentaram sem pegar nos bebes se estiverem numa manta levanta-los para um local mais escondido numa caixa alta e confortavel com mantinhas e ao lado fora da caixa colocar com comida apelativa para a mae frango cozido ou raçao ou ate um paté e agua a disposiçao e areao tb tudo perto.a ver se a gata esta noite os recupera.se os rejeitar de vez tera q amamentar a biberao com leite em po o mixol out o da royal canin de 3h em 3h no minino e apos mamarem num biberao proprio tem q ser estimulados a fazer as necessidades com algodao humido e mante-los numa caixa ou cesta com uma botija de agua quente nao directa colocar um pano dps botija dps manta quentinha e colocar la os gatinhos.fechar a manta de maneira que fiquem proteguidos mas com ar para respiraram.Eu moro em GAIA-PORTO se tivesse mais perto eu podia ajudar directamente.
qq duvida estou ao dispor
cump Luisa e Israel
A gata teve os gatinhos onde num cesto numa caixa? já tentaram sem pegar nos bebes se estiverem numa manta levanta-los para um local mais escondido numa caixa alta e confortavel com mantinhas e ao lado fora da caixa colocar com comida apelativa para a mae frango cozido ou raçao ou ate um paté e agua a disposiçao e areao tb tudo perto.a ver se a gata esta noite os recupera.se os rejeitar de vez tera q amamentar a biberao com leite em po o mixol out o da royal canin de 3h em 3h no minino e apos mamarem num biberao proprio tem q ser estimulados a fazer as necessidades com algodao humido e mante-los numa caixa ou cesta com uma botija de agua quente nao directa colocar um pano dps botija dps manta quentinha e colocar la os gatinhos.fechar a manta de maneira que fiquem proteguidos mas com ar para respiraram.Eu moro em GAIA-PORTO se tivesse mais perto eu podia ajudar directamente.
qq duvida estou ao dispor
cump Luisa e Israel
Já resolvi o problema. Afinal ela só não queria estar dentro da caixa que eu arranjei para eles ficarem. Lembrei-me de tirar os gatinhos da caixa e meti-os em cima da cama, junto com a mantinha que estava na caixa e ela foi logo tratar deles. Daqui a pouco vou pô-los num edredon no chão porque tenho medo que caiam da cama durante a noite, quando ela sai para fazer alguma coisa eles começam a andar à procura dela e é perigoso.
Ela sempre teve as ninhadas na rua e não está habituada a espaços muito restritos como uma caixa, por isso deve ter-se sentido presa e não gostou. Sempre foi muito independente da primeira dona, só ia a casa comer e receber uns miminhos e o resto do tempo passava no quintal entre a caça e os banhos de sol. Só desde que eu cuido dela é que começou a dormir dentro de casa.
O que importa é que os bébés já estão tratados.
Muito obrigada pelas respostas, as vossas dicas serão ser bastante úteis, em caso de necessidade, em situações futuras.
Ela sempre teve as ninhadas na rua e não está habituada a espaços muito restritos como uma caixa, por isso deve ter-se sentido presa e não gostou. Sempre foi muito independente da primeira dona, só ia a casa comer e receber uns miminhos e o resto do tempo passava no quintal entre a caça e os banhos de sol. Só desde que eu cuido dela é que começou a dormir dentro de casa.
O que importa é que os bébés já estão tratados.
Muito obrigada pelas respostas, as vossas dicas serão ser bastante úteis, em caso de necessidade, em situações futuras.
Eu sei. Como não havia disponibilidade financeira para esterilizar, ainda começámos a dar a pílula, mas na altura era só o meu namorado que estava com ela a tempo inteiro, (porque vivemos juntos há pouco tempo) e ele esqueceu-se de dar, então lá veio mais uma ninhada. Espero que tenha sido a última. Um parto rouba demasiada energia a uma velhota como ela, coitada, está de rastos. Assim que deixar de amamentar volta a tomar a pílula.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Olhe pare de dar a pílula ao pobre animal. A pílula é péssima para a saúde dela e, coitadinha, já nem idade tem para ser esterilizada em completa segurança. Já devia estar esterilizara há anos e a gozar uma velhice tranquila.
Se gosta dela e tem respeito por ela, não a deixe sair de casa nunca e resolve o problema sem gastar um cêntimo.
Se por acaso tem em casa um macho, castre-o a ele e pronto. Sai mais barato.
Se gosta dela e tem respeito por ela, não a deixe sair de casa nunca e resolve o problema sem gastar um cêntimo.
Se por acaso tem em casa um macho, castre-o a ele e pronto. Sai mais barato.