Bem o que já vai aqui...Exemantys3 Escreveu:Sim eu sei que falta o "hotspot" da lampada ceramica , mas amanha vou tentar arranjar uma de 40W da exoterra , o aconcelhado certo?
realmente concordo com um user, há muitas pessoas experientes que abandonaram este fórum devido ao que se vai passando por aqui e eu até fui um deles embora não me considere veterano ou experiente mas tenho 3 db's e o 1º à mais de 2 anos quase 3...
Não te vou criticar pois o que quero é o bem do animal e nada mais que isso.
Desculpa mas terás de mudar imensa coisa:
1- Não uses cabo de aquecimento no chão do terrário ou se quiseres usar coloca-lhe um trmostato para desligar a mais que 22ºC mas o ideal e o correcto é usares uma lâmpada de cerâmica conectada a um termostato para te regular a temperatura mínima. É mais usada para a noite porque de dia à partida terás sempre temperaturas acima dos 20ºC devido à lâmpada UVB e hotspot.
2 - Tens de comprar uma hotspot que é uma lâmpada que emite luz, que imita o sol e onde o animal toma os seus banhos de sol e não deve estar a menos de 25 cm do animal para uma lâmpada de 50 a 75 watts, para mais aconselho distãncias de 30 a 35 cms por serem muito fortes...
3 - A lâmpada de UVB terá de ser no mínimo 10.0UVB e nunca compres nenhuma que diga menos que isso seja de que marca for, tem de ter obrigatoriamente 10.0UVB e se tubular perfeito. Nisso podes comprar uma boa potência (não mais que 40 watts para um terrário de 120 de com)
4 - Coloca-lhe um recipiente com água para ele se banhar se lhe apetecer mas o objectivo é criar uma humidade de cerca de 45% ou 50%.
5 - sempre que possível tira-o do terrário e poe-no ao sol que é o ideal para o cálcio.
6 - Ele é pequeno dá-lhe bixos mas principalmente baratas, grilos. As minhocas são muito gordas e devem ser dadas em poucas quantidades para crescer saudável.
7 - Agora as temperaturas que aconselho e como tenho os meus 3 são:
Dia - hotspot 35ª a 38ª no máximo e temperatura média no terrário de dia (no inverno) 28ºC, de noite máximo de 23ºC. Eles gostam imenso do fresco à noite. De Verão mantenho 33ºC temperatura média do terrário, ou seja, a meio terrário e é o que fôr à noite... se ultrapassar dos 23ºC borrifo o terrário para baixar a temperatura.
8 - terás de ter uma zona do terrário mais fresca e aí é onde se tem o recipiente de água e afastado das luzes ou da hotspot e tb onde se coloca a comida para não secar rapidamente.
9 - E muitíssimo importante: os db's não gostam nada ser pegados por cima, vão ver a tua mão como um predador pq os predadores deles ( a grande maioria e onde eles têm mais medo vem do céu). Os meus tão sempre a olhar para cima sempre que ouvem algum barulho estranho o quando estão num sitio que não conhecem...
As dimensões do teu terrário terão de ser de 120-50-50 (comp-profundidade, altura).
Mais não posso te ajudar. Segue isto que te disse e o que alguns users tb já te disseram e terás um db saudável... ps - desparasita-o regularmente... tipo a cada 3 ou 6 meses...
Boa sorte com ele.