Exemantys , o Dragao Barbudo.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

OficialMM
Membro
Registado: terça out 05, 2010 8:42 pm

terça abr 09, 2013 10:55 pm

Exemantys3 Escreveu:Sim eu sei que falta o "hotspot" da lampada ceramica , mas amanha vou tentar arranjar uma de 40W da exoterra , o aconcelhado certo?
Bem o que já vai aqui...
realmente concordo com um user, há muitas pessoas experientes que abandonaram este fórum devido ao que se vai passando por aqui e eu até fui um deles embora não me considere veterano ou experiente mas tenho 3 db's e o 1º à mais de 2 anos quase 3...

Não te vou criticar pois o que quero é o bem do animal e nada mais que isso.
Desculpa mas terás de mudar imensa coisa:
1- Não uses cabo de aquecimento no chão do terrário ou se quiseres usar coloca-lhe um trmostato para desligar a mais que 22ºC mas o ideal e o correcto é usares uma lâmpada de cerâmica conectada a um termostato para te regular a temperatura mínima. É mais usada para a noite porque de dia à partida terás sempre temperaturas acima dos 20ºC devido à lâmpada UVB e hotspot.
2 - Tens de comprar uma hotspot que é uma lâmpada que emite luz, que imita o sol e onde o animal toma os seus banhos de sol e não deve estar a menos de 25 cm do animal para uma lâmpada de 50 a 75 watts, para mais aconselho distãncias de 30 a 35 cms por serem muito fortes...

3 - A lâmpada de UVB terá de ser no mínimo 10.0UVB e nunca compres nenhuma que diga menos que isso seja de que marca for, tem de ter obrigatoriamente 10.0UVB e se tubular perfeito. Nisso podes comprar uma boa potência (não mais que 40 watts para um terrário de 120 de com)

4 - Coloca-lhe um recipiente com água para ele se banhar se lhe apetecer mas o objectivo é criar uma humidade de cerca de 45% ou 50%.

5 - sempre que possível tira-o do terrário e poe-no ao sol que é o ideal para o cálcio.

6 - Ele é pequeno dá-lhe bixos mas principalmente baratas, grilos. As minhocas são muito gordas e devem ser dadas em poucas quantidades para crescer saudável.

7 - Agora as temperaturas que aconselho e como tenho os meus 3 são:
Dia - hotspot 35ª a 38ª no máximo e temperatura média no terrário de dia (no inverno) 28ºC, de noite máximo de 23ºC. Eles gostam imenso do fresco à noite. De Verão mantenho 33ºC temperatura média do terrário, ou seja, a meio terrário e é o que fôr à noite... se ultrapassar dos 23ºC borrifo o terrário para baixar a temperatura.

8 - terás de ter uma zona do terrário mais fresca e aí é onde se tem o recipiente de água e afastado das luzes ou da hotspot e tb onde se coloca a comida para não secar rapidamente.

9 - E muitíssimo importante: os db's não gostam nada ser pegados por cima, vão ver a tua mão como um predador pq os predadores deles ( a grande maioria e onde eles têm mais medo vem do céu). Os meus tão sempre a olhar para cima sempre que ouvem algum barulho estranho o quando estão num sitio que não conhecem...

As dimensões do teu terrário terão de ser de 120-50-50 (comp-profundidade, altura).

Mais não posso te ajudar. Segue isto que te disse e o que alguns users tb já te disseram e terás um db saudável... ps - desparasita-o regularmente... tipo a cada 3 ou 6 meses...

Boa sorte com ele.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta abr 10, 2013 9:42 am

desparasita lo regularmente ???? :roll: :roll:

é preferivel analisar as fezes e dpois se tiver parasitas internas, ai sim, se faz a desparasitaçao, agora "obrigar" o reptil a uma desparasitaçao como medida de prevençao, acho muito mal. Fica mais caro fazer uma desparasitaçao, do que umas analises as fezes, pra alem de que para o animal uma desparasitaçao faz muito mal, provoca lhe uma grande revoluçao interiormente....
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
OficialMM
Membro

quarta abr 10, 2013 11:26 am

psylizart Escreveu:desparasita lo regularmente ???? :roll: :roll:

é preferivel analisar as fezes e dpois se tiver parasitas internas, ai sim, se faz a desparasitaçao, agora "obrigar" o reptil a uma desparasitaçao como medida de prevençao, acho muito mal. Fica mais caro fazer uma desparasitaçao, do que umas analises as fezes, pra alem de que para o animal uma desparasitaçao faz muito mal, provoca lhe uma grande revoluçao interiormente....
Nada tem a ver com guito.
Desparasitados-los não faz mal nenhum desde que seja por quem sabe.
Tenho 3 dbs e sp fiz isso é nunca aconteceu o que descreveu e eles estão muito bem saúde.
Ao não fazer isso arrisca se a que ele apanhe parasitas e fique sem comer algum tempo.
São animais que apanham isso com alguma facilidade...
Já agora a desparasitação é o mais barato de tudo o resto.
Cumps
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta abr 10, 2013 1:54 pm

desculpe discordar, as analises as fezes sao bem mais baratas do que a desparasitaçao !!! A desparasitaçao faz se unicamente quando o animal tem parasitas internos, e nao, como medida de prevençao !! Mas os animais sao seus, voce faz o que quiser com eles.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
OficialMM
Membro

quarta abr 10, 2013 2:29 pm

psylizart Escreveu:desparasita lo regularmente ???? :roll: :roll:

A desparasitacao que a vet lhes faz assim:
Desparasitacao extrena: 1 gota dum produto que ela la tem que nao sei o nome.
desparasitacao interna: ! infima quantidade de um produto que tb nao sei o nome...
Nao sei como sao as da sua vet mas aos meus nunca lhe fizeram mal algum.
Nem nunca demosntraram qualquer sintoma, pode achar mal tudo bem mas nao sou da mesma opiniao. mais vale precaver que remediar.
nao sei se sabe mas ha parasitas que sao fulminantes.
Mais vale precaver que remediar. Eles estao de uma saude que muitos desejariam estar ,mas cada um faz como quiser.
a minha vet tem especialidade de repteis e eu confio nela, ate hoje nunca deixou os meus 3 ficarem mal em nada.
Aconselho vivamente a desparasitacao de tempos em tempos mas que o facam. A vet e que me disse isso quando eu nao fazia isso regularmente.
Cumps.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta abr 10, 2013 2:58 pm

Especialidade em repteis ou entende de repteis? Não garanto, mas que eu saiba não existe a especialidade em Portugal, e não conheço nenhum vet que a tenha feito no estrangeiro, existem sim veterinários que se interessam e que entendem de repteis, mas especialização não têm...Em Albufeira sei de um bom veterinario que entende muito de repteis e é quem atende grande parte de quem tem repteis á bastantes anos e tem experiencia no assunto, mas é um veterinario e não uma veterinaria. A desparasitação só porque sim não é realmente o melhor, se se puder fazer analises e só faze-la em caso de resultados positivos é melhor, do que desparasitar sem haver parasitas...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”