Boas...__dani__ Escreveu:fontedasbicas Escreveu:Se provar, mudarei de opinião, até lá...__dani__ Escreveu:Lamento mas não podia discordar mais desta afirmação, está enganado!fontedasbicas Escreveu:
Os PA's de pêlo curto não ganham "chocas" em lado nenhum...
Pois, eu não tenho como provar, porque infelizmente não tenho nenhuma foto deste caso, talvez o autor do tópico possa colocar. Mas de qualquer forma, tanto me faz se quiser acreditar, eu apenas informo, cada pessoa é livre de aceitar aprender ou não. Não é por os seus cães não ganharem chocas que o "resto do mundo" não as possa ganhar. Mas eu explico, muito brevemente. O PA não tem comprimento de pêlo suficiente para ganhar chocas, é verdade, mas têm volume (subpêlo) suficiente, e se ele não for escovado frequentemente nessa zona (o que muitas vezes não acontece, é, digamos, uma zona esquecida), o subpêlo que não sai tende a acumular e formar aglomerados de subpêlo com sobrepêlo à mistura, originando a nós ou chocas. A isto, agrava o facto de ser uma dobra, causando fricção, assim fazendo com que piore e fique completamente agarrado à pele.
Não aconselho de todo usar tesoura para remover, porque pode sem crer cortar a pele do cão se tiver muito agarrado. Use um corta-nós vertical e um pente de metal.
O produto que a Bhess indicou é um bom auxilio para facilitar e minimizar o desconforto do cão enquanto é removida a choca.
Vamos lá por partes...
É verdade que os meus cães não ganham "chocas", mas se calhar é por uma outra razão... não são de pêlo comprido... Em tempos tive uma cadela que tinha o pêlo mais comprido que o normal, sobretudo na cabeça e cauda, e aí tinha de estar atento...
Segunda questão... eu só falo por conhecimento de causa, provas, juízos, etc... e por andar todos os dias no meio deles, sendo eles sempre mais de seis animais...
Eu sei que só quer informar, mas ao menos não informe mal... se calhar o cão a que se refere é de pêlo comprido e você e o dono estão convencidos que é pêlo normal... mas isso são outros quinhentos!
O sub-pêlo do Cão de Pastor Alemão, só por si, não ganha "chocas", até porque se separa do corpo do animal sem qualquer intervenção humana... com o tempo, sai... e nem sequer se mistura com o pêlo que é muito mais rijo/duro... Continuo a afirmar que as "chocas" ou "nós", como lhe chamamos, normalmente só aparecem em cães de pêlo comprido, com tufos de pêlo atrás das orelhas e dentro das orelhas...