PORTUGAL, pôr um fim a canis e gatis de abate. Ajudar sim

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta abr 05, 2013 11:27 am

Mas ninguem aqui aceita de animo leve ou facilmente o abate...afinal todos gostamos de animais...o numero de abandonos continuar a aumentar sem resposta logistica das associações que já fazem o que podem, e enquanto não existirem condições para viverem em associações em vês de sobreviverem sofrendo em boxes durante anos a fio, é mais humano não viverem.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça abr 09, 2013 2:27 am

Texto da petição:

"O governo por vezes gasta dinheiro em coisas não tão importantes, eles podem arranjar meios para melhorar os canis e gatis existentes e criar novos. Já Ghandi dizia e é verdade. "O nível de evolução de uma nação pode ser analizada pela forma como tratam os animais".

Além de terminar com o abate nos canis e gatis devia ajudar mais estes, o Governo podia tambem criar ajudas para as organizações boas já existentes."

Concordo, e assinei.

Não é com conformismo e derrotismo que lá vamos, é acreditando que alguma coisa se pode ir mudando, desde que haja vontade. Assinando petições, participando em manifestações a favor dos direitos dos animais... é uma forma de acordar consciências, educar mentalidades, chamar a atenção de quem de direito.

Alguns municípios portugueses têm feito a diferença... porque não cada vez mais e mais até serem todos?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça abr 09, 2013 11:27 am

"Claro que não! É preferivel " sacudir" para cima dos ombros dos outros"

Não, não é. preferível é "sacudir" para cima os ombros de quem de direito, de quem causou esta situação, ou por abandono ou por ansiedade de sexo dos seus animais.

Fazer campanhas para sensibilizar a sociedade a mudar a sua postura em relação a este problema e fazer dos maus exemplos casos exemplares.
Uma maneira pomposa de disser.

Tornar-nos mais diligentes, exigir mais fiscalização e certificar-nos que a lei vigente é aplicada sem contemplações.

Prefiro uma mudança de postura do que dar a coisa por vencida e ser passado um atestado de impotência e incompetência a todos nós.
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quarta abr 10, 2013 4:26 pm

Este é um daqueles assuntos sempre com opiniões distintas "Sim ou não ao abate de animais?". É obvio que há pessoas que dirão que sim outras que não. Tão certo como aquelas que dirão que assinam e outras que não. Confesso que ainda não abri a página das assinaturas, mas já li o tópico todo, e os comentarios não influênciaram a minha opinião. É claro que neste forum, à partida, ninguém gosta de ver os cães a sofrer. Mas também não acho correcto dar eutanásia a um cão porque está a mais. Eu sou contra a morte de animais como já deu perceber, independentemente da situação. E não é por acaso que aquele cão que atacou uma criança não foi abatido porque entretanto uma lista com assinatura de milhares de pessoas impediu o abate. Por aqui verificamos que muitas pessoas têm a mesma opinião que eu. Agora vejamos o seguinte, é obvio que os cães se encontram em canis em condições deploráveis, mas existem outras formas de acabar com esse sofrimento, como por exemplo??? Ajudando as associações por exemplo, não com dinheiro porque não está facil para todos, mas mandem o vosso contributo então com uma fotografia do vosso amigo de 4 patas para o passatempo do LIDL. Ao menos ainda existem ajudas que estão ao alcance de todos. O tópico foi publicado na arca, vasta darem o vosso contributo, e de certa forma contribuimos com alimentação para os cachorros dos canis e escusam de ter morte certa. E isto não é construir uma casa pelo telhado !
Querem mais um exemplo? Tenho um rafeirito em casa que uma vez foi parar ao veterinário com 1% de esperança de vida, dito pelo veterinário. Estava a sofrer é certo, mas hoje ele faz parte desse 1% e com 0 problemas de saude. Quero dizer com isto que muitas vidas podem ser salvas do sofrimento sem ter de recorrer à morte certa da eutanásia. Eu sofreria mais por saber que matei um cachorro que tinha hipoteses de sobrevivencia do que vê-lo a sofrer uns dias e dar-lhe o lar perfeito nos anos seguintes.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 10, 2013 5:05 pm

A questão não é eutanasiar porque está a mais, a questão é sim eutanasiar para evitar uma vida horrível na "prisão".
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 10, 2013 6:31 pm

Essa linha de raciocínio está errada, não tem lógica.

Não é através de eutanásia que resolve o excesso e o consequente sofrimento.
Resolve o problema ao erradicar as situações e as circunstâncias que proliferam e os potenciam.
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quarta abr 10, 2013 8:03 pm

E explicitando de outra forma mais prática é ...... botas96
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quarta abr 10, 2013 8:48 pm

botas96 Escreveu:Essa linha de raciocínio está errada, não tem lógica.

Não é através de eutanásia que resolve o excesso e o consequente sofrimento.
Resolve o problema ao erradicar as situações e as circunstâncias que proliferam e os potenciam.
Concordo. Isso não é uma forma de acabar com o problema... é como querer acabar com o racismo exterminando todas as outras raças. Não é uma solução. É uma medida necessária, perante o constante abandono.
Agora a solução já se sabe qual é, e é sempre a mesma... Educar. É preciso mudar mentalidades e dotá-las de espirito critico... para mim, o maior flagelo de todos na sociedade portuguesa.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta abr 11, 2013 7:44 am

Confesso que estou a ficar irritada com este tópico e com a sugestão que se deve mudar as mentalidades dos outros. E porque não começar por aqui? Porque é que o cão tem de ser "novinho em folha" e da raça X, fabricado por encomenda conforme o modelo que eu quero? Porque não apenas um cão? Se em vez de comprar um cão que foi fabricado para venda fossemos todos buscar o nosso cão ao canil? Não teríamos canis menos cheios, menos abates, menos cães infelizes atrás das grades, melhores exemplos para dar aos outros (aqueles que deviam mudar de mentalidade)? Se calhar devia-se começar a mudar a mentalidade a começar por quem tem cães e gosta deles, em vez de sugerir mudar a dos outros. Isso sim, iria tirar cães dos canis, e também dar o exemplo. Enquanto quem tem cães achar que o cão rafeiro do canil/associação é para os outros – para os outros adoptarem, para as associações tratarem, para os canis municipais resolverem – esse cão vai continuar a ser o cão sem valor que (quase) ninguém quer. O cão em excesso, abandonado, atrás das grades ou abatido. Enquanto não se der valor a esse cão não se pode falar de outros valores ou das mentalidades dos outros.
Sim, cada um tem o direito de ter o cão que quer e a opinião que quer. Mas é mais fácil dizer que o problema são os outros que não mudam de mentalidade.
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 8:07 am

Mas por falar em mentalidades que deveriam mudar...

As associações procuram o "dono perfeito". O dono perfeito não existe. Existe o "dono o melhor possível". Enquanto as associações não aceitarem que os cães ficam mais felizes com esse dono do que enfiadas na associação anos a fio, então estes cães não saem da associação. (Obviamente continuando a rejeitar o "mau dono").

Alguns canis municipais não fazem "publicidade". Acreditam que os adoptantes aparecem "só porque sim". Não deixam que voluntários os ajudem. Estes cães também não têm oportunidades.

Estas mentalidades também deviam mudar.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta abr 11, 2013 8:21 am

Lourenca Escreveu: Não deixam que voluntários os ajudem. Estes cães também não têm oportunidades.
Mas quais voluntários?
A grande realidade é que as associações estão cheias de cães, muitas das vezes por própria culpa, e sem voluntários.
Se houvesse uma petição para organizar vários grupos para ajudar as associações, agora contra os canis(era bom que inclui-se aquelas associações igualmente sem condições).
Portugal, não tem mentalidade para construir algo a partir de cinzas.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

diogosvp
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 9:50 am

Lourenca Escreveu:Confesso que estou a ficar irritada com este tópico e com a sugestão que se deve mudar as mentalidades dos outros. E porque não começar por aqui? Porque é que o cão tem de ser "novinho em folha" e da raça X, fabricado por encomenda conforme o modelo que eu quero? Porque não apenas um cão?
Eu não disse isso.. se andar atenta a outros tópicos há de reparar que até tenho dito o contrario. A minha posição é que caso nãp se pretenda uma cão para desenvolver alguma função/trabalho em especial, e se nem se procura nenhuma caracteristica especial no cão, se se procura apenas uma novo amigo ou companheiro, então adopte. Comprar é apenas para aqueles que porcuram de terminadas caracteristicas no seu cão.. Se se quer um cão apenas por ser giro, entao há por aí mil rafeirinhos. Eu por exemplo tenho agora um leão da rodésia, mas tenho um arraçado de qqr coisa que recolhi da rua e tive outro arraçado de não sei quê que fui buscar a uma senhora que teve uma ninhada por acidente...

Quando falava em mudar de mentalidades estavam duas coisas implicitas:

1. Mudar a mentalidade de quem abandona os seus animais e de que permite que SRDs continuem ninhadas, contribuindo para o seu consequente abandono (porque quer queiramos quer não, um SRD é sempre mais dificil de dar/vender devido à imprevisibilidade daquilo em que se vai tornar).

2. mudar a mentalidade de quem quer um cão de "marca" só porque acha bonito, e a maior parte das vezes nem se quer esta informado acerca das necessidades dessa raça em específico, caracteristicas e comportamento. Quando há tantos cães bonitos em canis, disponiveis para adopção para que procurar um de raça pura?

Em ambos os casos é necessário mudar mentalidades.. E por isso é que digo que educar, é preciso.
diogosvp
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 9:57 am

Enquanto quem tem cães achar que o cão rafeiro do canil/associação é para os outros – para os outros adoptarem, para as associações tratarem, para os canis municipais resolverem – esse cão vai continuar a ser o cão sem valor que (quase) ninguém quer.
Lourenca, acho que ninguem aqui disse isso... quem tem cães (presumo que se esteja a referir aos de raça) se calhar tem-nos porque previligia cães com um determinado comportamento, personalidade, ou aptidão para determinado trabalho... É verdade que pode haver rafeiros com essas capacidades todas que se priveligiam tambem, ms é impossivel preve-las. A raça serve exactamente para facilitar essa seleção, consoante aquilo que pretendemos/podemos dar ao nosso cão (espaço, tempo, actividades, trabalho, etc).. Agora quem gosta mesmo de cães, não tenho dúvidas nenhumas, que tanto é capaz de ter o mais fino exemplar de raça, filho dos maiores campeões internacionais, lado a lado com o mais comum e desgrenhado rafeiro..
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 11:23 am

Diogo, nao me estou a referir a ninguém ou a nenhum comentário em particular.

O que me estou a referir é à mentalidade do "para mim eu quero é o caozinho de "marca"", "esses do canil nao sao para mim", "os outros que resolvam". Quantas pessoas conhecem que pensam assim? Se nem esta mentalidade evolui, se o cao nao tem valor (e nao estou a falar de valor monetário), o conceito de "descartável" também nao muda.

Alexandre, já me ofereci como voluntária num canil e mandaram-me passear. "Já faziam o suficiente" disseram eles, que nem os bichos no adopta-me punham.
Responder

Voltar para “Cães”