o acto de se esfregar é mesmo como marcação de território, ou seja, demonstrando que aquele objecto (ou pessoa) lhe pertecence
o facto de apenas cheirar, suponho que seja por mera curiosidade.
eu já usei areia normal, areia perfumada e areia aglomerante, de várias marcas. preferi a normal à perfumada por ser mais barata e ter o mesmo efeito. como só tenho um gato, o WC é fechado e o local onde está (casa-de-banho ) é arejado, não tenho grandes problemas com cheiros. aglomerante só experimentei a do continente (a que fica mais em conta) e não gostei nada: nos primeiros dias, tudo muito lindo, mas após uma semana começa a ganhar um cheiro característico que não aprecio nada. como o WC ainda é grandito, não me compensa usar aquele tipo de areia, tendo que mudá-a semanalmente. fiquei-me pela normal do continente. tirando os cocós diariamente, dá-me para 2 semanas. sílica uso no coelho e é uma maravilha, mas é (bem) mais cara.
quanto à limpeza do WC, é feita sempre que mudo a areia. limpo com lixívia e água quente.
em relação à castração, é melhor discutir com o seu vet, pois há imensas teorias sobre o assunto. o meu foi castrado com 8 meses e pouco porque como estávamos (e estamos) na altura do cio das gatas, e como ele está em casa do meu namorado (uma vivenda), tive algum receio que fugisse (apesar de termos sempre o máximo cuidado). o que o meu vet me disse é que aconselha que seja feita após os 6 meses mas, que existem teorias que defendem que deve ser feita mais tarde, quando o sistema urinário estiver completamente formado (8-12 meses), de modo a diminuir a possibilidade de ocorrência de problemas a esse nível.