Obsessão pelo Nariz&/ Orelhas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta abr 11, 2013 1:57 pm

esse comportamento não o sei identificar a uma causa especifica, mas parece me ser mais o bichinho a confraternizar e a reconhecer mais uns cheiros, o meu Gui adora esfregar se na minha cara, a zona da boca e queixo é onde se preoduzem a feromonas nos gatos, poderá estar a marcar a dona!!!! :lol: :lol: Não se preocupe com isso.

Quanto á areia, existem vários tipos de areia silica, aglomerante, absorvente etc etc, eu uso absorvente da marca de um supermercado, tenho dois gatos tiro cocós todos os dias, xixis depende do estado da areia 2 em 2 ou se aguentar mais 1 dia 3 em 3 dias! nunca estiveram mais que isto, mas lembro sao 2, tbm em WC fechado.

Quanto à castração o meu Gui foi castrado por volta dos 6/7 meses, assim com a femea Kika, foram os 2 no mesmo dia! fale com o Vet e ele avaliará a melhor altura para a castração. A minha ideia sempre foi antes de terem um cio, o que poderia levar o Gui afazer marcação e depois poderia não perder o habito mesmo estando castrado.

<Espero ter ajudado.
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

segunda abr 15, 2013 7:56 pm

o acto de se esfregar é mesmo como marcação de território, ou seja, demonstrando que aquele objecto (ou pessoa) lhe pertecence :)

o facto de apenas cheirar, suponho que seja por mera curiosidade.

eu já usei areia normal, areia perfumada e areia aglomerante, de várias marcas. preferi a normal à perfumada por ser mais barata e ter o mesmo efeito. como só tenho um gato, o WC é fechado e o local onde está (casa-de-banho ) é arejado, não tenho grandes problemas com cheiros. aglomerante só experimentei a do continente (a que fica mais em conta) e não gostei nada: nos primeiros dias, tudo muito lindo, mas após uma semana começa a ganhar um cheiro característico que não aprecio nada. como o WC ainda é grandito, não me compensa usar aquele tipo de areia, tendo que mudá-a semanalmente. fiquei-me pela normal do continente. tirando os cocós diariamente, dá-me para 2 semanas. sílica uso no coelho e é uma maravilha, mas é (bem) mais cara.

quanto à limpeza do WC, é feita sempre que mudo a areia. limpo com lixívia e água quente.

em relação à castração, é melhor discutir com o seu vet, pois há imensas teorias sobre o assunto. o meu foi castrado com 8 meses e pouco porque como estávamos (e estamos) na altura do cio das gatas, e como ele está em casa do meu namorado (uma vivenda), tive algum receio que fugisse (apesar de termos sempre o máximo cuidado). o que o meu vet me disse é que aconselha que seja feita após os 6 meses mas, que existem teorias que defendem que deve ser feita mais tarde, quando o sistema urinário estiver completamente formado (8-12 meses), de modo a diminuir a possibilidade de ocorrência de problemas a esse nível.
Responder

Voltar para “Gatos”