Preconceito - Canil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta abr 10, 2013 12:52 pm

Argay Escreveu:Há um utilizador que já postou aqui, cuja assinatura lacónica diz: Não adopte, compre. Deve ser a isto que se refere a utilizadora. Fica provado que poucos lêem assinaturas.
Tirou-me as palavras da boca. Essa é a mais óbvia. Mas é muitas vezes passado aqui esse preconceito contra os animais que estão em canis, sim, embora de forma mais elaborada.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta abr 10, 2013 1:01 pm

O meu cão não veio de um canil, mas veio de uma situação de fome, sede e maus-tratos. Estava acorrentado. Poder-se-ia pensar que seria um animal difícil, mas não. É o cão mais doce e bem-comportado do mundo. Nunca me fez nada em casa, parece que vinha ensinado, nem nunca estragou nada.

Sei de inúmeros animais adoptados em canil que dão excelentes companheiros. Se o adoptante preferir determinados traços de compoirtamento ou personalidade, pode até falar com os tratadores e veterinários, que lhe indicarão aqueles que melhor parecem corresponder ao pretendido.

Quanto aos problemas de saúde, como já aqui foi referido, isso é sempre uma carta fechada. Óbvio que animais que saem já doentes ou debilitados podem acarretar mais despesas num momento inicial, mas isso é uma questão da vontade e das possibilidades da pessoa que adopta. Há pessoas que se dedicam a retirar dos canis exactamente os animais mais velhos ou mais problemáticos, e eu acho isso excelente também. Desde que tudo seja feito em consciência e com responsabilidade.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta abr 10, 2013 2:19 pm

Tassebem Escreveu:
Argay Escreveu:Há um utilizador que já postou aqui, cuja assinatura lacónica diz: Não adopte, compre. Deve ser a isto que se refere a utilizadora. Fica provado que poucos lêem assinaturas.
Tirou-me as palavras da boca. Essa é a mais óbvia. Mas é muitas vezes passado aqui esse preconceito contra os animais que estão em canis, sim, embora de forma mais elaborada.
1. Uma assinatura de um user é bem diferente de "aqui no fórum aconselha-SE a comprar em vez de adoptar".

2. Sempre me pareceu óbvio que essa assinatura (cujo assinante nem sei bem quem é, e pelos vistos pouca gente deve ter isso presente) era uma forma de sarcasmo à forma moralista como o conselho inverso é transmitido, e não uma crítica à adopção em si mesma.

3. Frequento o fórum há apenas uns meses, e admito que não sei o conteúdo generalizado das mensagens anteriores. Mas, desde que por cá ando, sempre foi claro que a tendência esmagadora é aquela que está à vista neste próprio tópico: «se quer um cachorro de raça específica, procure um criador sério; se quer um cão, simplesmente, então por que não equaciona a possibilidade de adoptar?»

4. Estou muito longe de querer andar a defender este fórum, em relação ao qual até tenho sérias reservas em muitas questões. Simplesmente, é uma questão de coerência e de constatação de factos.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta abr 10, 2013 2:54 pm

bem, visto que falam da minha assinatura mas sem saberem ao certo de quem falam... acho que fica bem uma pequena explicação!

a minha assinatura é a minha opinião, simples como isto! como dona de cães, gosto de saber ao certo de onde veem os meus cães, quem são os pais, avós, etc, quais as histórias dos seus ascendentes , comportamentos, etc. porque tudo isso se vai reflectir nos meus cães, e eu gosto de saber com o que posso contar! e isso só é possivel num cão com registo, onde se conheçam os familiares e tudo o que vem de trás!

confesso que no inicio, quando coloquei essa assinatura foi mesmo para contrariar a opinião geral do "não compre, adopte!", mas de facto esta frase vai de encontro às minhas opiniões e a minha forma de ver um cão, por isso a adoptei como assinatura! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta abr 10, 2013 2:57 pm

indigo003 Escreveu:bem, visto que falam da minha assinatura mas sem saberem ao certo de quem falam... acho que fica bem uma pequena explicação!

a minha assinatura é a minha opinião, simples como isto! como dona de cães, gosto de saber ao certo de onde veem os meus cães, quem são os pais, avós, etc, quais as histórias dos seus ascendentes , comportamentos, etc. porque tudo isso se vai reflectir nos meus cães, e eu gosto de saber com o que posso contar! e isso só é possivel num cão com registo, onde se conheçam os familiares e tudo o que vem de trás!

confesso que no inicio, quando coloquei essa assinatura foi mesmo para contrariar a opinião geral do "não compre, adopte!", mas de facto esta frase vai de encontro às minhas opiniões e a minha forma de ver um cão, por isso a adoptei como assinatura! ;)
Boas...

100% de acordo!

Depois existem pessoas que não ligam a nada disto, e adoptam... pois muito bem!

Nada disto é criticável... nem uns são mais que outros!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta abr 10, 2013 3:06 pm

Nem mais! longe de mim criticar quem adopta! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta abr 10, 2013 3:07 pm

MariaBe Escreveu: Não estou de forma nenhuma a criticar quem o compra, apenas achei estranho verificar neste fórum por diversas vezes uma certa vontade de atentar contra quem prefere SRD e adoção no geral.
Acho que as pessoas confundem um bocado as coisas. Ou então eu não frequento este forum assim tanto.
Há extremos claro, há quem ache que só se deve adoptar, que comprar nunca e há quem ache que cães só comprados e de raça importados da américa. Não concordo com nenhum dos lados, acho muito extremo.

Mas pelo menos o que eu tenho presente aqui do forum, nos users em geral é que se critica a compra de SRD. É financiar reprodutores de animais que põe cadela a ter ninhadas cio sim cio sim porque isso lhes dá lucro. Imagine: a pessoa x tem uma cadela que é bastante semelhante com uma determinada raça e vai pô-la a reproduzir para fazer uns trocos e dizer que os cachorrinhos são de raça y. Acha isso bem? Para estar a comprar um rafeirito é claro que é melhor adoptar! Diga-me sinceramente comprava um rafeiro? Eu não. Adoptava! Porque acredite que os cães de raça xpto que se vendem a dois tostões no olx são isso mesmo. Mas ninguém está a dizer que são menos por isso. A questão é que financiar esse negócio sujo quando se pode adoptar é a meu ver errado.

Acho que é bastante simples as pessoas é que por vezes acham que se diz isto porque se é contra rafeiros, "e o meu rafeiro tem todo o direito a reproduzir-se como os cães de raça". Ter tem mas com tanto cão abandonado à espera de família no canil acha que vale a pena? Rafeiros vão sempre existir, as pessoas não precisam de se preocupar em reproduzi-los!

Aqui, no geral, o pessoal é contra fazer rafeiros terem ninhadas exactamente por haver muitos no canil para adoptar!
As pessoas é que muitas vezes exageram. Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Se quer comprar compre com consciência.
Se vai comprar um rafeiro, adopte em vez de comprar!

Há sempre confusão quanto a este assunto mas na verdade é bastante simples. Não ligue aos extremos e pense nisto, pense com consciência e diga-me se acha o que disse muito descabido.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 10, 2013 4:38 pm

Ao user que abriu o tópico.

Isto não é tão complicado como parece.

Agora Isso que a indigo003 disse já não concordo muito, acerca dos comportamentos de um cão de raça, considero que é outra falácia, pois uma pessoa não pode aplicar o geral ao particular, numa ninhada de cachorros há diferenças de personalidades e energias e temperamentos que podem ser da noite para o dia.
A vantagem de um cão de raça é que é mais previsível, mas atenção, não são clones e existem pequenos nadas que fazem toda a diferença dentro das semelhanças(mas isso pode-se revelar só mais tarde).
A vantagem de um cão de raça é que dá para avaliar os progenitores para ter uma ideia de como vão ser em adultos fisicamente e mentalmente e do que esperar, mas isso só por si não é garantia nenhuma.
É qualquer coisa para complementar aos testes que se devem fazer aos cachorros, ao próprio instinto da pessoa que escolhe ou é escolhido.(o click).

Olhe, a melhor sugestão que eu lhe posso dar Mariabe, pelo menos, o que acho mais importante no que toca à decisão que tipo de cão escolher.
Seja ele de raça ou srd.
(não é para responder aqui, é para responder a si mesma).
1) Qual o tipo de cães que gosta? Caça, guarda, pastoreio, companhia, etc.
2) Que tipo de qualidades quer ver no cão? Temperamento, energia, drive, etc.
3)Que tipo de pessoa é?Que tipo de vida tem? Activa, parada, ocupada, desocupada, carácter presente ou submissa, etc,etc.
4)Com que defeitos conseguirá conviver?
Questões como, arrumação do cão em casa, se larga pêlo ou não, etc não tem o seu lugar na escolha do cão, isso se quiser as suas medidas sejam preenchidas e não que seja mais uma peça decorativa em sua casa.
Todo o cão é cão, todos apresentam as mesmas características, agora em que medida, tudo depende em que categoria estiverem e nas subcategorias(caça, guarda, etc.),sejam eles de raça ou srds.

Resumo.
Seja em canil, seja no criador.
Procure O individuo que lhe encha as medidas e não se deixe guiar só pela regra, até porque pode-lhe sair a excepção.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta abr 11, 2013 3:39 pm

Sobre o " não adopte, compre" da indigo acho que já está mais que explicado e só ainda não percebeu quem não quis ou gosta das embirraçõezinhas do costume.
Eu navego um bocado na contra maré. Até agora entraram na minha casa 5 cães. Só comprei o primeiro. Os outros foram adoptados. Inclusive o meu cão de paixão à primeira vista, que foi o unico que fui buscar a um canil.
Mas.... nenhum era/ é SRD.
Para mim um SRD é uma caixinha de surpresas. E embora goste de surpresas há algumas que não gosto.
Um cão de determinada raça pressupõe , à partida, um determinado numero de particularidades, que posso antecipar e fazer valer na hora da minha decisão. E note-se que nos canis tambem há cães de raça abandonados, como provava o meu Simão.
Com um SRD nunca se sabe. Dizem-nos que vai ser de porte pequeno e sai um canzarrão. Optamos por aquele mais branquinho e quando cresce fica castanho. Em cachorro tem o focinho pontudo e quando cresce fica com ele quadrado. Entretanto eu que fui ao canil buscar um cão pequeno branco e de focinho pontudo fico com um cão completamente diferente. ( Isto é meramente exemplificativo, note-se )
Isto tudo para dizer : se tem mais ou menos ciente que tipo de cão quer, veja nas raças qual se assemelha. E quem sabe no canil de Castelo Branco até há um assim. Se não, quando for para o escolher deixe-se guiar pelo tal click que já lhe falaram. Mas prepare-se para surpresas.
Sofia
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 11, 2013 5:19 pm

Curioso.
o exemplo que a nicosa dá meramente como explicativo, consigo contradizê-lo na prática.
Veja lá a minha sorte.
Consegui arranjar uma cadela, na altura com 3 ou 4 meses, do mesmo porte (em adulta), com as mesmas cores, com as mesmas marcações, com o mesmo tipo de pêlo, com as mesmas aptidões/categoria, dentro do mesmo temperamento que o Botas, tive que fazer 400 km e esperar 4 anos mas consegui.
Localizei entretanto uma outra fêmea a 70kms e dois machos a 50kms (mas esse diferencia no porte e de temperamento e energia diferente) e outro a 400km.
E sei que no Ribatejo também anda por lá aquilo que gosto.
Tudo srd.

Volto a sublinhar, o mais importante é identificar primeiro o que se procura, com as características que se deseja encontrar, com as condicionantes existentes (p.e. dono nham com cão dominante, não! Disponibilidade de tempo, financeira e psicológica, etc).
E viver com os defeitos.
A questão do espaço é outra falácia.
Agora onde se procura já é prerrogativa de quem procura.
Se o detentor do desejado é srd, que seja
Se o detentor do desejado é de raça, que seja.
Em ambos os casos, o particular é preponderante,não o geral da regra.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta abr 11, 2013 6:07 pm

Eu compro um cão de raça pura, desde que seja um bom cão.
Eu compro um cão rafeiro, desde que seja um bom cão.
(Na aldeia onde cresci, há rafeiros bem conhecidos os parentes e de características comuns entre todos eles. Eram bem apreciados). Entendo perfeitamente a explicação do botas96.

Uma pessoa compra aquilo que quer.

Há imensos cães de raça pura que não os queria nem dados. E já me foram oferecidos e tive de os recusar.
Há imensos rafeiros que também não os queria nem dados.

Entre um rafeiro e um cão de raça pura, prefiro há muitos anos os cães de raça pura, talvez a influência familiar tenha ajudado. O facto é que gosto mais de algumas raças.

Mas também nunca fui o género de pessoa que bastava o cão ter uma raça para o querer.

Não há drama algum em comprar e não adotar e vice versa...
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta abr 12, 2013 8:46 am

Para o exemplo da nicosa também há outro "remédio". Adoptar um cao com mais alguns meses. Adoptei um com 6 meses e outra adulta, e nenhum mudou de tamanho, cor ou formato. Ou personalidade.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta abr 12, 2013 11:58 am

botas96 Escreveu: Veja lá a minha sorte.
Consegui arranjar uma cadela, na altura com 3 ou 4 meses, do mesmo porte (em adulta), com as mesmas cores, com as mesmas marcações, com o mesmo tipo de pêlo, com as mesmas aptidões/categoria, dentro do mesmo temperamento que o Botas, tive que fazer 400 km e esperar 4 anos mas consegui.
Por acaso não acho que me esteja a contradizer completamente. Pela ultima parte do parágrafo que citei até acho que vem de encontro áquilo que eu disse. O botas procurou um cão especifico. SRD , é certo. Mas especifico. Teve sorte na parte em que o temperamento era idêntico ao que procurava, mas deixe-me dizer-lhe , foi mesmo sorte. Ou o botas " moldou " o temperamento à cadela ao jeito que pretendia.
O que me leva á resposta à Lourenca. O " remédio" de adoptar um cão adulto a fim de garantir que o cão é o que se pretende funciona, sim, morfologicamente. Mas continua a ser uma caixinha de surpresas no temperamento.
Sofia
Responder

Voltar para “Cães”