Dálmata bruto ou brincalhão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

quinta abr 11, 2013 9:06 pm

Mateus007 Escreveu:disciplina e paciencia.

ab
Subscrevo adicionando exercício e desafios físicos e psicológicos

Boa sorte
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta abr 11, 2013 10:37 pm

Tenho 1, macho. E já é o segundo e este já vai entradote. :)))

Na parte que me toca, são brutos e brincalhões. O "brutos" em parte é porque não sabem bem que tamanho têm.

Mas acho que o "morder" do seu nada tem a ver com brutidade, mas com a idade e o experimentar dos dentinhos.

Eu recomendava-lhe uma de 2 coisas:
- ou uma palmadeca leve no focinho, para ele perceber que não gostou do mimo;
- ou uns esgares de dor, que podem ser AUUUS ou mesmo ganir (faz de conta). Seguidos de um daqueles toques mais enérgicos com os dedos em tesoura (tipo Cesar Millan). Com isto, se ele estivesse na ninhada com os irmãos, eles iam ganir e morder-lhe para o afastar. Se você fizer o mesmo, ele irá entender a linguagem.

Esta minha cachorra, fiz como lhe expliquei por ultimo e ela mordeu muito pouco.

Felicidades.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta abr 12, 2013 1:30 am

AnaRodr Escreveu:Olá boa noite a todos.

Tenho um dálmata com dois meses que é muito rabugento.

Já está até obediente em certas coisas, como sentar, deitar e já começa a pedir para fazer os xixis.

Embora chegue dentro de casa e faça de novo :lol:

A minha questão é que ele está sempre a morder em tudo, ok compreendo que ainda é muito novo. Mas nós se lhe pegamos ou se chegamos a cara a ele qualquer contacto ele desata as mordidelas... aleija mesmo como ainda tem os dentes fininhos.

Só está sem morder quando dorme :lol: ou quando está a ficar muito sonolento.

Já sei que dálmatas são cães com muita energia mas eu tenho a sensação que este vai ser mauzito.

alguém com experiências que me possa ajudar? :wink:

Pesquise por inibição de mordida (bite inhibition) e vai perceber que, não só esse comportamento é naturalíssimo, como é até saudável e importante. Dá-lhe oportunidade para fazer a referida inibição de mordida que lhe será de extrema utilidade quando ele for um cão adulto.
Essas mordidas nada têm a ver com ser rabugento, ok? Um cão morde, é um comportamento natural, é uma forma de interacção com o mundo. Para nós é que não é normal; e como ele vai viver no "nosso" mundo, então cumpre-nos a obrigação de lhe dar essa novidade e ensiná-lo a inibir o seu instinto natural de mordida.
Não espere pelo desaparecimento natural desse comportamento.

mas eu tenho a sensação que este vai ser mauzito.
Por que diz isso?
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta abr 12, 2013 11:22 am

É isso. Morder faz parte, eu preocupar-me-ia se o cão não o fizesse.
Nesta fase está a descobrir o mundo, é só o que sabe fazer. Depois dos 4 meses (mais coisa menos coisa) vai aprender a controlar e a medir a força.

Cães que passam devidamente por esta etapa dificilmente farão estragos quando adultos por acidente.

Um cão aos 2 meses é quase como uma tela em branco, portanto achar que o cão vai ser agressivo quando for adulto é estar a criar um preconceito.
O cão será o que você fizer dele.

Tenha paciência, proporcione exercício fisico e mental. Seja assertivo e coerente nas suas decisões (se o deixar estar no sofá agora, estará quando for adulto). Dê carinho em alturas próprias e sobretudo quando ele merecer.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”