Preconceito - Canil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta abr 12, 2013 12:48 pm

Qualquer cão adoptado de raça ou não, não lhe conhecendo a história, é uma caixinha de surpresas. Mas que raio de conversa.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sexta abr 12, 2013 12:59 pm

Pois eu até ao momento tive/tenho 9 cães e só o 1º é que foi comprado. Os outros foram resgatados de canis ou apanhados na rua.

Destes todos só dois é que eram bébés (o comprado e outra deixada no jardim dos meus pais) sendo todos os outros adultos. NENHUM deles foi uma caixinha de surpresas revelando-se animais meiguissimos e com bom carácter. Por sinal, o único que era "atravessado" era o que foi comprado que era um cocker.

Pessoalmente e, apesar de gostar imenso de bébés, prefiro adoptá-los já adultos. :wink:
Argay
Membro Veterano

sexta abr 12, 2013 1:08 pm

Arguida, o facto de serem meigos e doces não faz com que, ao longo do tempo, é que os venha a conhecer e eles se revelem tal como são. Os cães vão muito além da meiguice.
Os meus são todos meigos, mas têm caracteristicas e necessidades diferentes. Foi com a convivência que os conheci e não me arrependo em altura nenhuma de os ter adoptado. Mais ou menos trabalho, são excepcionais, cada um da sua própria maneira.
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta abr 12, 2013 2:01 pm

Quem muito escolhe, pouco acerta, já dizia a minha avó.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta abr 12, 2013 2:29 pm

Argay Escreveu:Qualquer cão adoptado de raça ou não, não lhe conhecendo a história, é uma caixinha de surpresas. Mas que raio de conversa.
O meu veio com umas boas surpresas que nos deram umas boas dores de cabeça lol. Quando o fomos buscar, estava magríssimo e apático e tinha 3 meses. Tinha apanhado parvovirose aos 2 meses ou mais cedo e foi o único sobrevivente da ninhada.
Tinha idealizado que tudo o que precisava era apenas ser assertiva e consistente na educação, e gentil e paciente para qualquer situação, mas ele provou-me que precisava de muito mais. =P O problema é que ele deve ter perdido uma parte da altura crucial para socialização quando era pequeno, e por isso tivemos que lidar com uma série de coisas ao qual ser simplesmente firme e assertivo não é o suficiente e nem funciona. Acho que muitos donos não iriam ter paciência que tivemos, e cães assim iriam muito provavelmente ser devolvidos para o canil/associação, pelo que acho que seria melhor se os canis e as associações informassem melhor antes de deixarem levar cães que possam ser difíceis de lidar.

Ainda considero a opção de adoptar se no futuro quiser mais cães, mas da próxima já terei uma selecção mais elaborada para minimizar o efeito de caixa de surpresas.
Argay
Membro Veterano

sexta abr 12, 2013 3:17 pm

O que é que um canil ou associação lhe podem informar de um cachorro de 3 mêses? Mais a mais, a passar horas e horas sózinho ou acompanhado por cães mas sem qualquer companhia humana? Sem regras de qualquer espécie? Aliado a outros traumas que possa trazer?
<p>&nbsp;</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta abr 12, 2013 3:18 pm

Ao princípio também achei que tinha tido sorte, mas depois surgiram outro e outro e por aí adiante.
Quanto ao temperamento e ao moldar, não fiz nada de especial. Limitei-me a reforçar e a fixar o que o seu instinto dizia-lhe para fazer.
E deixei-a a maturar conforme calhou.
E melhor não podia ficar
Por fotografias, os outros também apresentam a mesma morfologia e potencialidades.
O resto só poderei disser se é ou não numa avaliação presencial.
Mas sendo srd´s é sempre bom saber que há mais por aí.
É tudo o que eu procurava? É, e mais alguns trocos bons e maus.
Como qualquer outro.

É mais difícil encontrar dois srds iguais ou semelhantes e /ou com características "padronizadas"? É sim senhor, mas não é impossível, longe disso, basta procurar e às vezes também não é preciso muito.
Talvez seja esta a maior vantagem ao recorrer a um criador mas ao mesmo tempo talvez seja este mesmo pressuposto tido como garantido a raiz de muitos problemas.
O vou buscar um igual, e não é bem assim.
há que ver caso a caso.
botas96
Membro Veterano

sexta abr 12, 2013 4:34 pm

E sobre a questão da caixinha de surpresa, é assim é não é.

Pela minha experiência, posso afirmar, que no geral:

Na raça.

Está muito melhor documentada, têm ao seu dispor uma quantidade de informação sobre o cão, desde linhas de sangue, história clínica da família toda, maior previsibilidade em certos aspectos que lhe podem dar mais conforto ou segurança aquando da escolha, mas é relativa por razões sobejamente citadas por todos nós.

Nos srd´s

Practicamente não existe documentação, por múltiplas razões. Fazendo do srd uma amostra individual de uma linha de sangue mais aberta e desconhecida, esse maior património genético também pode-lhe dar mais conforto ou segurança aquando da escolha escolha, mas é relativa por razões sobejamente citadas por todos nós.
A questão do temperamento é toldada, pelo facto, de muitos que encontrar em canis ou associações foram brutalizados ou negligenciados ou descartados.
O que não os faz necessariamente maus, seja na aptidão, seja em temperamento, seja em funcionalidade, seja no que for.
São víctimas de pura ignorância, de quem os procurou para um fim mas para o qual não souberam como atingir, atirando para o "lixo" cães espectaculares.
Alguns podem não ser para o nosso "bico", outros recuperam bem, outros poderão apresentar sequelas chatas de passados traumáticos mas que se convive bem.

Pontos em comum.

Salvo casos de extrema especialização (também há quem goste de cães que façam como nenhum outro 1 tarefa mas isso tem um preço).
Como regra geral, todo o cão (de raça ou srd) dentro de uma determinada categoria possuem temperamentos, energia e personalidades semelhantes, não pode ser de outra maneira caso haja uma tarefa a realizar.
Caso haja uma tarefa a realizar de uma maneira específica, há que o orientar e mais importante ainda saber como orientá-lo.
A qualidade/quantidade de "drive"(vontade), energia, temperamento, etc varia tanto dentro da própria raça raça como no srd, tudo reside no individuo.
Ambos são cães, possuem as mesmas ferramentas, partilham as mesmas qualidades e defeitos, uns requerem mais trabalho, outros menos.
Mas com a devida socialização, exploração do meio/desafios mentais, exercício, digo-lhe, eles fazem-se sozinhos.
Qualquer um deles.
botas96
Membro Veterano

sexta abr 12, 2013 5:02 pm

Um cachorro de três meses, pode disser muito.
A minha veio + - com essa idade.
Não sei nada dela antes disso e não sei nada das irmãs.
Mas o que lhe posso afirmar.
Traumas? Nenhum.
Se foi bem tratada? Pelo menos pelas pessoas que a acolheram (impec).
E só os vi uma vez na vida e troquei mail uma vez a dar-lhes novas.

Tremia como varas verdes quando entrou no meu carro.
tipo.
Para onde me levas?
Já vais ver!
Agora é tudo que um cão com a aptidão dela deve ser, com todos os predicados, e defeitos também
O que lhe fiz? Practicamente nada. Outro que se fez sozinho.
Como lhe fiz?
Só e sempre boa socialização, muita exploração do meio e muito exercício físico.
A ligação? Boa, muito boa.
O resultado.
Um canídeo equilibrado e válido pelo qual meto as mãos no fogo, porque sei o que tenho aqui e o mais importante, a partir da matéria prima (que também tem a sua vasta importância) consegui fazer com que os objectivos desejados fossem atingidos.
Não tanto pela minha habilidade ou sapiência do que fazer.
Mas a maneira de como o fiz, também terá tido a sua importância, certamente.
Isto é tudo Conditio sine qua none, depende de condições essenciais sem as quais não é.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado abr 13, 2013 2:44 pm

Ora... A minha rafeirinha adotada, é bem comportada, tem um temperamento relativamente estável... E tantos são os cães de raça que se vê na rua que Deus me livre...
Depende muito é do dono...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado abr 13, 2013 3:59 pm

Isso da imprevisibilidade dos rafeiros é mito urbano, muito útil e conveniente para os mercadores de raças.

A única coisa em que ela se pode aplicar é realmente no tamanho que um cachorro SRD pode vir a atingir, e mesmo assim...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo abr 28, 2013 9:02 pm

MariaBe Escreveu:Chegar a um consenço neste tópico é uma utopia :roll:
ainda bem! somos pessoas diferentes, com ideias e conceitos diferentes! não há conversa mais aborrecida do que aquela onde todos concordam!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Responder

Voltar para “Cães”