reproduçao tire minhas duvidas por favor ( gould )
bom finalmente apareceu o ovo q eu tanto esperei. pessoal ontem ela pos um e outro hj, minhas duvidas: sera que vai por mais e se sim quanto tempo devo esperar? li q poe numa media de 4 a 8 ovos. deve esperar quantos dias para ver se existe gala no ovo, pos minha grande curiosidade e ansiedade atrapalha um pouco peguei um dos ovos hj e coloquei numa lanterna e nao me parecia escuro, parecia meio amarelado no meio conforme uma gema de ovo de galinha. nunca criei nenhuma especie de ave antes entao perdoe minha ignorancia, em q altura posso por no ninho da ama seca e ela deve esta chocando ou eu mesmo arrumo o ninho e coloco os ovinhos la? para de dar vitamina E ou posso cuntinuar. desde ja agradeço se alguem puder me ajudar, sou novato em forum tb, me desculpe alguma coisa.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Porque é que diz isso Nitara ?Nitara Escreveu:
Uma má espécie para um iniciante na criação de aves, já agora.
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
Sim ? E então ?ghij Escreveu:Por acaso n e das melhores para iniciantes pois mts vezes para criar, sao poucos os casais que chocam, criam as crias com sucesso, por isso e que sao utilizadas mts ''amas''
Para si criar é enfiar aves em gaiolas minúsculas e reproduzi-los até não aguentarem mais ?
Parece que, tudo aquilo que dê trabalho, requeira tempo e dedicação, não serve para principiante.
Bons são os Periquitos que o pessoal cria até à exaustão, reproduzindo aves completamente disformes e estoirando com as fêmeas... isso sim, é bom.
Digo isto porque acho que um iniciante na criação de aves deve começar por uma ave que cria facilmente. Isto dará a possibilidade de aprender aos poucos e alguns erros cometidos podem ser mais insignificantes.PauloSantos1 Escreveu:Porque é que diz isso Nitara ?
Os goulds são aves que requerem mais preparação do que outras ( como, por exemplo, mandarins ou periquitos ), nem sempre o casal reprodutor trata bem das crias e abandonam muito frequentemente a ninhada a meio da criação. É muitas vezes necessário utilizar bengalins para cuidar da prole quando os progenitores a abandonam. Tudo isto requer alguma preparação prévia e alguma experiência e isto pode ser conseguido começando por reproduzir aves menos exigentes.
Naturalmente, em todas as criações ( sejam de que espécie de ave for ) deve haver sempre os cuidados básicos que qualquer criador deve ter, como a escolha de um ninho certo, um ambiente circundante calmo, uma alimentação e complementos correctos, um casal com a idade certa e em condições para criar, etc.
-
- Membro Veterano
Nitara Escreveu:Digo isto porque acho que um iniciante na criação de aves deve começar por uma ave que cria facilmente. Isto dará a possibilidade de aprender aos poucos e alguns erros cometidos podem ser mais insignificantes.PauloSantos1 Escreveu:Porque é que diz isso Nitara ?
Os goulds são aves que requerem mais preparação do que outras ( como, por exemplo, mandarins ou periquitos ), nem sempre o casal reprodutor trata bem das crias e abandonam muito frequentemente a ninhada a meio da criação. É muitas vezes necessário utilizar bengalins para cuidar da prole quando os progenitores a abandonam. Tudo isto requer alguma preparação prévia e alguma experiência e isto pode ser conseguido começando por reproduzir aves menos exigentes.
Naturalmente, em todas as criações ( sejam de que espécie de ave for ) deve haver sempre os cuidados básicos que qualquer criador deve ter, como a escolha de um ninho certo, um ambiente circundante calmo, uma alimentação e complementos correctos, um casal com a idade certa e em condições para criar, etc.
Compreendo a explicação embora não concorde com os argumentos.
Algo vai mal no mundo das aves e não é de agora.
Os Periquitos, Mandarins, entre outros, se criados com critério, também dão trabalho... e muito.
O problema é que as pessoas, na maior parte dos casos, nem percebe que não está a criar periquitos, está apenas a reproduzir aves, muitas delas, carregadas de problemas e defeitos.
Quem se dedica à criação de aves ou de qualquer outro animal, deve começar exactamente por aquilo que lhe dá prazer, pelo que gosta, que lhe desperta a curiosidade e não pelo mais fácil para ganhar experiência.
É quase insultuoso dizer-se que, deve-se começar por Mandarins ou Periquitos, como se com estes se pudessem cometer todos os erros, antes de avançar para outra espécie.
A criação inicia-se não só pela escolha da espécie, seja ela qual for e depois, muito trabalho de aprendizagem sobre os seus hábitos, necessidades, etc etc,
Este é o caminho, infelizmente, o caminho que muitos preferem não seguir.
Existem felizmente bons exemplos e eu conheço alguns, de amigos que no auge da sua inexperiência, escolherem espécies em dificeis e hoje, criam-nas com mais sucesso que a grande maioria dos pseudo criadores de Periquitos e Mandarins.
Este tipo de postura e argumentação que a Nitara apresentou, só ocorre nas aves ou ocorrre especialmente nas aves, pois ninguém aconselha alguém que se queria iniciar na criação de cães a começar com rafeiros, antes de avançar para uma raça... ou começar com uma raça mais fácil, antes de avançar para outra mais exigente.
Já era hora de algumas mentalidades mudarem... mentalidades e responsabilidade.
Sim, naturalmente que dão todos trabalho.PauloSantos1 Escreveu:Compreendo a explicação embora não concorde com os argumentos.
Algo vai mal no mundo das aves e não é de agora.
Os Periquitos, Mandarins, entre outros, se criados com critério, também dão trabalho... e muito.
O problema é que as pessoas, na maior parte dos casos, nem percebe que não está a criar periquitos, está apenas a reproduzir aves, muitas delas, carregadas de problemas e defeitos.
Quem se dedica à criação de aves ou de qualquer outro animal, deve começar exactamente por aquilo que lhe dá prazer, pelo que gosta, que lhe desperta a curiosidade e não pelo mais fácil para ganhar experiência.
É quase insultuoso dizer-se que, deve-se começar por Mandarins ou Periquitos, como se com estes se pudessem cometer todos os erros, antes de avançar para outra espécie.
A criação inicia-se não só pela escolha da espécie, seja ela qual for e depois, muito trabalho de aprendizagem sobre os seus hábitos, necessidades, etc etc,
Este é o caminho, infelizmente, o caminho que muitos preferem não seguir.
Eu também já criei muitas aves e sei perfeitamente o trabalho que dão. E não permito que nenhuma das minhas aves crie mais de 1 vez por ano e nada lhes falta a nível de espaço, alimentação, complementos, etc.
Também compreendo perfeitamente a sua posição e até me deixou a pensar bastante e tem razão em muita coisa.
Mas o meu medo é que alguns '' criadores '' se decidam por aves mais difíceis de criar, não estejam preparados para alguns problemas que possam surgir com estas aves e dê tudo para o torto.
Eu aconselho os usuários muitas vezes '' jogando pelo seguro ''. Pelas aves mais fáceis ...
O meu medo pelos maus tratos de aves é o que me leva muitas vezes a tomar esta posição ...
-
- Membro Veterano
Nitara Escreveu:[
Mas o meu medo é que alguns '' criadores '' se decidam por aves mais difíceis de criar, não estejam preparados para alguns problemas que possam surgir com estas aves e dê tudo para o torto.
Compreendo, mas esses não são criadores, são multiplicadores e infelizmente, existem em todas as áreas.
Eu criei Periquitos Ingleses durente mais de 20 anos, mesmo quando todos os outros que começaram com esta e outras espécies mudaram porque já não era rentável, eu continuei nos Ingleses.
É dificil arranjar uma ave de boa qualidade... é dificil, muito dificil criar aves de boa qualidade, mas ainda assim, continuei com a espécie que escolhi.
Há uns 5 anos que parei, por motivos profissionais, não me é possível dedicar o tempo que elas necessitam.
Espero um dia voltar ao hobby... e sabe qual é a espécie que vou criar ?
Periquitos Ingleses

Com todas as dificuldades que sei que irei encontrar, mas esta é a minha espécie, com tudo de bom e de mau que existe na sua criação.
Exemplo maior de persistência, é o meu amigo Rui Teixeira (tri campeão mundial) http://ruiteixeiraperiquitos.skyrock.com/ , que quando todos desistiam e mudavam de espécie, porque era dificil criar Ingleses com qualidade, ele manteve-se, foi persistente e hoje, mais que o melhor criador de Periquitos Ingleses em Portugal, está ao nivel dos melhores do Mundo, com provas dadas a nivel nacional e internacional.
Isto é criar aves... o resto, é reproduzi-las

FantásticoPauloSantos1 Escreveu:Exemplo maior de persistência, é o meu amigo Rui Teixeira http://ruiteixeiraperiquitos.skyrock.com/ , que quando todos desistiam e mudavam de espécie, porque era dificil criar Ingleses com qualidade, ele manteve-se, foi persistente e hoje, mais que o melhor criador de Periquitos Ingleses em Portugal, está ao nivel dos melhores do Mundo, com provas dadas a nivel nacional e internacional.

Pois, eu percebo tudo perfeitamente! E admito que tem razão em tudo o que diz.
-
- Membro Veterano
Zahn Escreveu:Para desanuviar a conversa, quando tiver oportunidade quero criar Corrupião. Nem sei se existe sequer em Portugal.
Araras Escarlate também são sonho antigo (e quase utópico).
Com araras convences-me, mas com corropiões, não... eu sou todo psitacideos

PauloSantos1 Escreveu:Com araras convences-me, mas com corropiões, não... eu sou todo psitacideos

Se não for indiscrição, que psitacídeos já criou ?
Apenas o periquito-inglês ?
Eu confesso que todas as aves me despertam interesse. Mas criações já fiz de mandarins, periquitos e canários ( glosters corona, glosters consorte, mosaicos e frisados ).
Não me aventuro para outras espécies por falta de espaço em casa e tempo. De momento não consigo de forma alguma ter tempo para criar aves, infelizmente.
Mas voltarei um dia mais tarde, talvez para criar goulds ( que tenho há uns tempos e causaram-me um fascínio enorme

Mas há um leque enorme de aves que gostaria de criar, como é óbvio