Cães fora do estalão das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado abr 13, 2013 1:31 am

carlaved Escreveu: Dão mais importância em ter o cão 2H no cabeleireiro canino do que dar um passeio de 1H. Sem qualquer margem para duvida o cão ficará mais feliz se for passear.
Infelizmente, também existem muitos ignorados, que passeiam sozinhos, e que vivem num quintal sem atenção, e esses normalmente vêm com o pêlo todo numa rasta única a puxar e magoar a pele, com praganas enfiadas no corpo, com carraças que nem consigo contar, 1 vez por ano ao cabeleireiro! Acredite que as pessoas quem vêm ao cabeleireiro mais vezes, que pedem para pintar, que escovam o cão e lhe dão banho, são amados, acarinhados e passeiam tanto ou mais do que qualquer cão bem tratado.

eu prefiro cuidar disto:

Imagem

Em vez disto:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

:(

Por mim passam todo o tipo de cães, e todo o tipo de donos. donos que cuidam, donos que negligenciam, pessoas de classe alta, média e baixa.. cães felizes, cães perturbados, cães em puro sofrimento... E é nestas alturas que eu penso... era bom que todos estes pequenitos tivessem donos que fossem tão dedicados como aqueles que se preocupam até ao minimo detalhe de pintar uma gracinha neles... mas, eu só pedia pelo menos que os cuidassem.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

sábado abr 13, 2013 9:26 am

Dani...não estragou nada o topico! é sempre bom sabermos mais qualquer coisa! :wink: :wink:
agradeço o seu contributo!

eu pessoalmente não aprecio muito unhas pintadas e etc..prefiro ao natural...mas é como diz...antes com mariquices,do que ver cão com "rastas unicas" no pelo! tadinhos! :(
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado abr 13, 2013 11:02 am

É mesmo medonho pobres animais...

O grooming criativo, não gosto...geralmente até acho que o cão fica feio, quanto mais exótico( imensas cores e muitos trabalhados com trancinhas) menos bonito acho. A minha ideia de cão não está relacionada a estas imagens.

Não gosto de ver os cães com pêlo praticamente raspado, que eu veja a pele. Só claro em casos extremos como a dani mostrou...não há alternativa.

E depois há raças que nem nunca deviam ser tosquiadas, fazem-lhe isto, fica mesmo mal, mete até impressão.

Imagem
Pirata02
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 11:10 am

Margou...este até frio deve ter! lol :lol:
margoustink
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 11:22 am

Pirata02 Escreveu:Margou...este até frio deve ter! lol :lol:
Coitadinho...que desconsolo olhar para ele. :lol:
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 11:50 am

margoustink Escreveu: E depois há raças que nem nunca deviam ser tosquiadas, fazem-lhe isto, fica mesmo mal, mete até impressão.

Imagem
E tem toda a razão! Agora tocou num ponto importante! Eu não concordo que se tosquiem raças com muito subpêlo como o caso da maioria dos cães tipo spitz, seja uma tosquia normal, seja para creative grooming! Isso não só fica mal, como prejudica o cão, e altera completamente a textura do pêlo. Fiz uma vez, num samoiedo, numa situação única, dadas as circunstâncias, e arrependi-me muito. Cada vez que mo pedem eu recuso, tento que o dono mude de ideias e se este não aceitar, prefiro perder o cliente.

Eis o que acontece quando se tosquiam cães com dupla pelagem:

O sub-pêlo velho que deveria sair, para dar lugar a novo pêlo, ou seja, renovar, ao ser cortado, não sai, fica acumulado nos folículos. Entretanto nasce novo pêlo nos mesmos folículos onde está o velho. Resultado: O cão fica com o dobro do sub-pêlo, ficando a pelagem do cão com a textura completamente alterada, diminuindo ao mesmo tempo a quantidade de sobre-pêlo. Ou seja, quem tosquia por comodismo do cão estar a largar muito pêlo, vai ter o dobro da chatice quando o pêlo voltar a crescer. E por essa razão, o que acontece muitas vezes é o dono mandar fazer tosquias sucessivamente. Imaginem o que isso pode causar à pele do cão, e imaginem em raças com muito subpêlo, tipo samoiedos, chows, spitz...

O Samoiedo em questão era este:

No dia em que eu o tosquiei
Imagem

Imagem

Alguns meses depois, vieram de novo para que fosse tosquiado. Neguei faze-lo, e aconselhei apenas remoção do subpêlo morto... ao fim de 3 horas, a tirar bocados de subpêlo, o cão ficou neste estado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não sei se se consegue ver bem, mas ele ficou com pouquíssimo pêlo. Aquele que eu tirei, já nem estava preso aos folículos, estava apenas agarrado ao pêlo, portanto os donos não se aperceberam do verdadeiro estado. Felizmente decidiram que nunca mais irão fazer tosquia.

Ps- Na ultima foto eu não estava a arrancar o pêlo, apenas a demonstrar a transparência com que ficou uma pelagem que deveria ser uniforme e bem volumosa.
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 11:54 am

margoustink Escreveu:É mesmo medonho pobres animais...
Há bem piores... mas eu nem quis colocar aqui porque podia chocar pessoas mais sensíveis... mas adianto que envolvem larvas e coisas do género...
Pirata02
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 12:06 pm

__dani__ Escreveu:
margoustink Escreveu:É mesmo medonho pobres animais...
Há bem piores... mas eu nem quis colocar aqui porque podia chocar pessoas mais sensíveis... mas adianto que envolvem larvas e coisas do género...
como eu sou uma pessoa que gosta de ver/aprender...não me importaria nada de ver... vá chamem-m de maluca mas tenho razões para querer ver...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado abr 13, 2013 12:16 pm

Pessoalmente não seria capaz de andar na rua com um cão todo artístico mas sei perfeitamente que não lhes causa dano algum, pelo contrário, são animais cuidados ao extremo.

Vi muitas e muitas vezes o meu "guru" fazer grooming normal de exposição para diversas raças de cães e ajudava-o um bocado na parte do banho. Não lhes causava problema nenhum, estavam habituados e ficavam todos felizes quando o viam.

Prefiro mil vezes ver um cão assim extremo do que um cheio de feridas, sem higiene e mal cuidado.
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 12:38 pm

WaterMonitor Escreveu:Pessoalmente não seria capaz de andar na rua com um cão todo artístico mas sei perfeitamente que não lhes causa dano algum, pelo contrário, são animais cuidados ao extremo.

Vi muitas e muitas vezes o meu "guru" fazer grooming normal de exposição para diversas raças de cães e ajudava-o um bocado na parte do banho. Não lhes causava problema nenhum, estavam habituados e ficavam todos felizes quando o viam.

Prefiro mil vezes ver um cão assim extremo do que um cheio de feridas, sem higiene e mal cuidado.
Exactamente, eles não sofrem dano algum, nem sequer se sentem humilhados, aliás, os meus clientes também ficam todos felizes quando me vêem, e isso podem vários foristas aqui da arca (meus clientes também) comprovar. Alguns (muitos) cães gostam mesmo de todo o processo de grooming, gostam da atenção, do carinho que dedico a eles, e até mesmo da disciplina, por mais incrível que possa parecer. Aqui prende-se apenas com o factor "gosto", e não com ética, moral ou maus tratos. Maus tratos é o contrário. Maus tratos são as imagens infelizes que postei acima.

Daí que, se o dono gosta de ter o cão pintado, e eu gosto de os pintar... :wink:
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado abr 13, 2013 12:53 pm

__dani__ Escreveu:
Floripes3 Escreveu: Nenhum cão merece ser ridicularizado a esse ponto, chega a ser doentio.
Ridicularizado? Porquê? Acha mesmo que um cão se sente Ridículo? Isso são sentimentos que só o humano sente. Pronto... sou doente :lol:

...
Se não quer entender o que eu quis dizer, nada posso fazer, a não ser dizer que "ridicularizado", sim.

Porquê? Porque o cão se torna objecto de gáudio para para o dono e quem o vê, deixa de ser cão, um animal de estimação que em tempos teve um papel e funções dignas de ajuda e complemento às actividades do seu dono. A partir do momento em que alguém se resolve a enchê-lo de penduricalhos, de trancinhas, laçarotes, de lhe dar cores que nada têm a ver com ele, enfim, de o tornar num bibelot manuseável, repintável e adornável com os mais estapafúrdios enfeites, o cão deixou de ser um cão, um animal, para passar a ser um objecto que nos diverte e exibimos para divertir os outros, que passaram a ter mais importância do que ele.

São muito amados? Pois, até nem duvido, mas há amores deturpados e doentios, e essa pode ser uma das suas manifestações. Para mim, é uma outra versão daqueles que compram animais de uma beleza espampanante, ou cheios de força bruta, ou seja de que característica for, só para o ostentarem e se promoverem no seu meio social.

Até acho piada a ver uma cadelinha caniche com as orelhas tingidas de cor-de-rosa, ou uma rafeira peluda com lacinhos colados na cabeça depois de uma tosquia, mas, para mim, um cão não é uma boneca que podemos "arranjar" ao sabor dos nossos caprichos, é um animal, uma personalidade que tenho por obrigação respeitar na sua integridade.

As tosquias são necessárias ao bem-estar e saúde de algumas raças ou tipos de cães, as pinturas de pêlo e unhas e os ornamentos arrebicados, não.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado abr 13, 2013 1:10 pm

Floripes vais desculpar mas nisto mantenho o meu extremismo: antes lacinhos e pinturas que feridas e descuido.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado abr 13, 2013 1:18 pm

WaterMonitor Escreveu:Floripes vais desculpar mas nisto mantenho o meu extremismo: antes lacinhos e pinturas que feridas e descuido.
Aí, concordamos: o descuido ao nível que a Dani mostrou é criminoso. Mas não precisamos de desculpar uma coisa com a outra.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 13, 2013 1:22 pm

Pobres bichos.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 1:22 pm

Ps- Na ultima foto eu não estava a arrancar o pêlo, apenas a demonstrar a transparência com que ficou uma pelagem que deveria ser uniforme e bem volumosa.
E esta questão que é de todas as mais importantes que é a saúde do cão.

Quando se trata de uma questão de gosto, é algo subjetivo, a não ser que colorir tenha químicos prejudiciais de alguma forma.

Encher um cão cheio de trancinhas também não, eles que gostam tanto de se coçar e rebolar... e mordiscarem uns aos outros. E eu gostou de os apertar...nem pensar.
Responder

Voltar para “Cães”