WaterMonitor Escreveu:O/A zeca2 vai-me desculpar mas há aí um ponto em que não concordamos de todo.
Tenho para mim que a "criadeirice", tal como a entendo, contribuiu e muito para a situação de displasia no PA ou pelo menos para a ideia generalizada de que o PA é uma raça com enorme incidência da doença.
Houve uma época em que a raça era tão popular como o Labrador e todo e qualquer pateta juntava cão e cadela, sem despistes, sem noção do que estavam a fazer, enfim uma situação em tudo semelhante ao que se passa actualmente com o Labrador.
Ainda ontem ouvi um senhor a dizer que tem montão de cães, que faz criação, tem rott tem PA tem rafeiros, e estão a solta todos, o homem nem para essa casa vai, porque pelo que ele diz tem não sei quantas casas, e esta numa só com um cão, e essa casa cheia de cães não sei se lá vai... como é que ele controla as criações? Se são todos filhos de PA com PA e rott com rott? Não deve controlar, numa ninhada os que saírem parecidos com PA são PA os que saírem parecidos com os rott são rott e os que não forem parecidos são rafeiros... Provavelmente será assim, tal como se ve uns tantos nos sites de anúncios gratuitos... Como é que ele sabe que eles não têm doenças?
Há pessoas que acham que adorar cães é ter a casa cheia deles e ter os filhos e netos e dar casa os bisnetos dos cães deles, mas na finalidade os cães vivem nos jardins das casas e nem os donos devem ver com frequência... Como esse tal senhor, ele tem um em casa que já velhinho anda com ele na rua sem trela, e recusa-se a andar com trela, ele diz que a polícia já o multou por causa disso, e que se recusa a usar, diz que o animal não tem de andar preso com trela. Mas se ele for atropelado? Se ele desaparecer? Ahh... o bicho tem chip... e porque tem chip já pode andar na rua assim...Se se perder alguém encontra e devolvem... Mas esse cão é até faz lembrar um labrador, tem o focinho mais comprido mas faz lembrar, alguém pode se lembrar e meter para criar, e depois mete fora como tantos outros fazem... Há pessoas que não pensam nas atitudes, e quem sofre são os cães, e as pessoas que pensam que os cães em bebes são parecidos com determinada raça, são de determinada raça, são puros... enfim...
Vamos lá ver quando é que este tipo de criação caseira acaba...