Cães fora do estalão das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 13, 2013 1:27 pm

margoustink Escreveu: Encher um cão cheio de trancinhas também não, eles que gostam tanto de se coçar e rebolar... e mordiscarem uns aos outros. E eu gostou de os apertar...nem pensar.
Acha que estes manifestos do arco-iris fazem dessas coisas? Está a imaginar uma poodle de orelha rosa a rebolar na relva? Pois sim :roll:
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado abr 13, 2013 1:32 pm

Floripes3 Escreveu:Se não quer entender o que eu quis dizer, nada posso fazer, a não ser dizer que "ridicularizado", sim.
Mas eu entendi! Apenas respondi que um cão não se sente ridicularizado, muito pêlo contrário.

Floripes3 Escreveu:Porquê? Porque o cão se torna objecto de gáudio para para o dono e quem o vê, deixa de ser cão, um animal de estimação que em tempos teve um papel e funções dignas de ajuda e complemento às actividades do seu dono.
Desculpe Floripes, mas isto é falacioso! Um cão deixa de ser digno por estar com uma cor diferente?

Então deixe-me dizer-lhe que existem cães que são pintados para exercer funções tão dignas como aquelas para que foram criados. Como o caso do Chilli: http://chillydogblog.com/

O Chilli, como muitos outros cães de terapias, ajudam na recuperação de crianças hospitalizadas, ajudam sobretudo a recuperar sorrisos perdidos, ajudam a motiva-las para um novo dia, mais "colorido"!
Outros, têm um papel activo na recuperação de doenças, como este cão que ajuda a nível emocional mulheres com cancro da mama, e promove a sua causa.

Imagem

E poderia estar a dar muito mais exemplos.

Mas em suma... respeito a sua opinião, apesar de achar que a personalidade de um cão (ou carácter - parece-me mais adequado), não é posta em causa, nem tem nada a ver com o facto do seu pêlo ser pintado. Uma coisa é o aspecto fisico, e outra diferente é o psicológico. E a não ser que o primeiro dificulte o desenvolvimento do segundo, é falar em bugalhos para justificar alhos, não faz sentido.

E por ultimo, só tenho pena que a Floripes não conheça os "meus" pintadinhos. Ia ficar admirada, porque são cães equilibrados, obedientes, alegres e bem tratados. Talvez nessa altura não chamasse de doente a quem não conhece. :wink:

Passe bem!
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 1:34 pm

Argay Escreveu:
margoustink Escreveu: Encher um cão cheio de trancinhas também não, eles que gostam tanto de se coçar e rebolar... e mordiscarem uns aos outros. E eu gostou de os apertar...nem pensar.
Acha que estes manifestos do arco-iris fazem dessas coisas? Está a imaginar uma poodle de orelha rosa a rebolar na relva? Pois sim :roll:
Oh Argay.. está tão a leste :lol:
Argay
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 1:38 pm

Sim dani, estou completamente a leste. Aliás, deixe-me que lhe diga que um animal de assistência não precisa estar pintado de rosa para cumprir o seu papel. Pessoalmente, deprime-me.
<p>&nbsp;</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado abr 13, 2013 1:47 pm

eu estou com a Water, antes pintado de cor de rosa e com trancinhas do que a definhar num canil ou negligenciado pelos donos!

o cão tem atenção, disciplina, orgulho da parte dos donos, interacção com outros cães... qual é o drama? estar pintado? há trabalhos que são sem duvida fabulosos! ;)

adoro este!!

Imagem
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado abr 13, 2013 1:49 pm

Depressões à parte e apesar de eu também não pintar as minhas, sou da opinião da water e da Dani, antes 2 horas no groomer que meia hora no vet a tratar as feridas.

Aquelas fotos que a Dani colocou são o dia a dia da maior parte dos goomers, especialmente os que estão fora das grandes capitais, além dos nós que em norma é só 1 já que o pelo sai todo inteiro, é o cheiro e toda a espécie de porcarias agarradas ao pelo, desde fezes a comida além das larvas claro.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 1:54 pm

Argay Escreveu:Sim dani, estou completamente a leste. Aliás, deixe-me que lhe diga que um animal de assistência não precisa estar pintado de rosa para cumprir o seu papel. Pessoalmente, deprime-me.
Não precisa! Mas ajuda a alegrar pessoas em situações pelas quais que se calhar a Argay não passou. Situações e pessoas em que provavelmente a vontade de viver é tão difícil de recuperar, que um cão com aspecto diferente e engraçado consegue melhor cativar. E porque não? Se o cão não sofrer com isso porque não? até agora, ainda não li justificação aceitável para o moralismo de prejudicar o animal em alguma coisa que ainda não percebi bem em quê.

As únicas respostas que considero viaveis e respeito foram as que disseram que não gostavam de ver um cão pintado. Mas dizerem-me que o cão sofre, desculpem, mas não aceito até mo provarem! :wink:

Para mim sofrem cães que sofram amputações por motivos estéticos e comodismo (e aqui incluo castrações). Mas.... mesmo assim, respeito quem o faça, e não quero de maneira alguma abrir discussão sobre o tema, apenas dei como exemplo, algo que é socialmente aceitável, e que na minha opinião, isso sim causa dano de alguma forma.
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 13, 2013 1:55 pm

Floripes3 Escreveu:
__dani__ Escreveu:
Floripes3 Escreveu: Nenhum cão merece ser ridicularizado a esse ponto, chega a ser doentio.
Ridicularizado? Porquê? Acha mesmo que um cão se sente Ridículo? Isso são sentimentos que só o humano sente. Pronto... sou doente :lol:

...
Se não quer entender o que eu quis dizer, nada posso fazer, a não ser dizer que "ridicularizado", sim.

Porquê? Porque o cão se torna objecto de gáudio para para o dono e quem o vê, deixa de ser cão, um animal de estimação que em tempos teve um papel e funções dignas de ajuda e complemento às actividades do seu dono. A partir do momento em que alguém se resolve a enchê-lo de penduricalhos, de trancinhas, laçarotes, de lhe dar cores que nada têm a ver com ele, enfim, de o tornar num bibelot manuseável, repintável e adornável com os mais estapafúrdios enfeites, o cão deixou de ser um cão, um animal, para passar a ser um objecto que nos diverte e exibimos para divertir os outros, que passaram a ter mais importância do que ele.

São muito amados? Pois, até nem duvido, mas há amores deturpados e doentios, e essa pode ser uma das suas manifestações. Para mim, é uma outra versão daqueles que compram animais de uma beleza espampanante, ou cheios de força bruta, ou seja de que característica for, só para o ostentarem e se promoverem no seu meio social.

Até acho piada a ver uma cadelinha caniche com as orelhas tingidas de cor-de-rosa, ou uma rafeira peluda com lacinhos colados na cabeça depois de uma tosquia, mas, para mim, um cão não é uma boneca que podemos "arranjar" ao sabor dos nossos caprichos, é um animal, uma personalidade que tenho por obrigação respeitar na sua integridade.

As tosquias são necessárias ao bem-estar e saúde de algumas raças ou tipos de cães, as pinturas de pêlo e unhas e os ornamentos arrebicados, não.
Pois eu estou com a floripes. Acho esse creative grooming pura e simplesmente ridiculo. Nem se quer posso considerar isso uma arte porque a arte não depende em nada da sua execução técnica, e o que se avalia aqui é apenas isso. No meu entender, um cão deve ser um amigo, um companheiro, e não um objecto exibicionista fruto da vaidade e extravagância do seu dono...
Atenção, não me oponho ao grooming. Acho é que ele deve servir os interesses do cão e não do dono.
É que claro que prefiro estes cães à cores do que ver cães maltratados, como também prefiro ver um cão que só tenha duas patas e que seja amado e bem tratado a ver uma que tenha quatro abandonado. Mas de entre os bem tratados, que me dá muito mais gozo ver um cão ensopado em água ou coberto de lama depois de umas boas corridas no campo, dá...
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 1:57 pm

kitttten Escreveu:
Aquelas fotos que a Dani colocou são o dia a dia da maior parte dos goomers, especialmente os que estão fora das grandes capitais, além dos nós que em norma é só 1 já que o pelo sai todo inteiro, é o cheiro e toda a espécie de porcarias agarradas ao pelo, desde fezes a comida além das larvas claro.
Infelizmente isto é verdade, e só quem está na área é que tem a verdadeira noção!! Daí que eu diga muitas vezes para mim própria, tomara muitos terem donos que se preocupem com o pormenor de os pintar.
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 2:02 pm

diogosvp Escreveu:Nem se quer posso considerar isso uma arte porque a arte não depende em nada da sua execução técnica, e o que se avalia aqui é apenas isso.
Aprenda as técnicas todas que quiser, se não tiver talento, nunca conseguirá esculpir o pêlo de um cão com uma tesoura, da forma incrível como estão esculpidos estes cães. :wink:

A escultura é arte!

Desculpem foi só um aparte, que quis esclarecer.
diogosvp
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 2:05 pm

__dani__ Escreveu:
kitttten Escreveu:
Infelizmente isto é verdade, e só quem está na área é que tem a verdadeira noção!! Daí que eu diga muitas vezes para mim própria, tomara muitos terem donos que se preocupem com o pormenor de os pintar.
Isso é que é falacioso. O que importa aqui não é que se importem com a pintura, é que se importem com o bem estar e saúde do seu cão.
O grooming é importante, na medida em que sirva para manter o cão saudavel e funcional. O pêlo que obstrui a visão, os pelos compridos que podem facilmente recolher parasitas, os da cauda que podem acumular restos de fezes... etc. Agora fazer do grooming essa palhaçada parece-me completamente exagerado... mas admito que haja gostos para tudo e nisso não intervenho.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado abr 13, 2013 2:06 pm

eu acho que há aqui o mesmo tipo de preconceito que se costuma ver em relação aos cães de exposição! para quem desconhece a realidade de um cão de exposição acha obviamente que o animal passa o dia fechado para não estragar o pêlo ou o penteado, que só tem atenção quando vai a exposições, que não sai à rua para não se sujar, que não sociabiliza com outros cães, etc...

os meus cães são de exposição, e passam mais tempo cobertos de lama do que dentro de um ringue! :lol:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
diogosvp
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 2:10 pm

__dani__ Escreveu:
diogosvp Escreveu:Nem se quer posso considerar isso uma arte porque a arte não depende em nada da sua execução técnica, e o que se avalia aqui é apenas isso.
Aprenda as técnicas todas que quiser, se não tiver talento, nunca conseguirá esculpir o pêlo de um cão com uma tesoura, da forma incrível como estão esculpidos estes cães. :wink:

A escultura é arte!

Desculpem foi só um aparte, que quis esclarecer.
eu não vou discutir isto neste forum mas a escultura tem tudo menos a ver com execução técnica (aconselho as obras em cera do anish kappoor por exemplo).

Isso do talento é exactamente uma questão técnica. Uma pessoa é tanto mais "talentosa" quanto melhor dominar a técnica. O aprender da técnica não implica que a saiba executar, o que o vai determinar é o seu grau de perícia. Isso tem a ver com a insistencia, dedicação, etc... não absolutamente nada a ver com arte, desculpe.
Argay
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 2:13 pm

Dani, um cão côr de rosa não traz mais alegria a ninguém que um cão na sua côr natural. Não vale a pena extrapolar. Até acredito que achem isto o máximo, mas só o facto de preferirem isto a um cão maltratado já diz tudo. É óbvio que antes um cão côr de rosa que um cheio de feridas, mas é preciso ir para o oposto da corda para defender esta piroseira saloia?
É preciso sim, porque ambos são extremos a evitar.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”