Quem corre mais! O meu cão ou eu...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

sábado abr 13, 2013 12:10 pm

Olá olá
Ontem, depois de deixar aqui uns posts, olhei para a janela e vi um dia lindo e pensei!
-É hoje que vou mostrar aquela patuda quem afinal corre mais!
Assim foi. Fui ver se a bicicleta estava em condições, fiz as devidas apresentações
(patuda bicicleta, bicicleta patuda):lol: e lá iniciamos a marcha (ela ia com uma trela de +ou- 3 metros e quando passavam carros encurtava-a para ela não ficar a uma distancia a mais de 1 metro de mim).
Correu lindamente não fosse começar a ofegar muito passado 5 minutos :o Embora eu abrandasse a marcha para não ofegar tanto, ela começava a passar a bicicleta e lá tinha que dar uma esticada. O resto do percurso tentei ir sempre de modo que ela fosse em marcha rápida e não a correr… ia parando para ela não ofegar tanto, beber água (que nunca bebeu) :o
Agora a minha dúvida é: como eu posso perceber quando ela está realmente cansada? Pois estava a pensar que ela depois disso (1hora de passeio a andar bem) chegasse a casa e aterra-se, mas nada disso, quando cheguei parecia que estava pronta para outra caminhada :roll:

Também passou um carro da policia e pensei! Pronto lá vem multa lol. Subi o passeio e parei. Mas passaram e nem ligaram… alguém sabe me dizer se há legislação a regular este tipo de passeios?
Obrigado a todos os que responderem :D

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado abr 13, 2013 1:37 pm

Isso do ofegar pode ser do calor e não do cansaço.
No calor tem muito menos resistência e estão muito mais susceptíveis a sobreaquecimentos.
Há que prevenir isso (molhando a parte de baixo do pescoço, torax e abdómen). Quando estão a ir para o aflito
Mas pelo que conta, aguentou-se mais à bomboca do que você.
Para tentar evitar a tentativa/erro vá aumentado as distâncias gradualmente e lentamente para ir habituando o bicho e trabalhar a sua resistência.
Tenha atenção à idade,porte do animal.
Fique sempre aquém dos limites do bicho.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado abr 13, 2013 1:42 pm

Quanto ao cão andar de bicicleta com o dono penso não haver legislação contra! Penso que a lei apenas diz para o cão andar de trela ou açaime (isto raças não PP ou cães P).
Ouvi uma vez uma história de uma pessoa que foi multada por andar com o cão de bicicleta... mas foi um diz que disse, não me fio muito nisso.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado abr 13, 2013 2:34 pm

HMenezes,...

Há cães que pura e simplesmente não desistem, apesar de estarem cansados. Eu quando começo a puxar mais por ela, faço as coisas progressivamente. Como nós, calculo que não dê para começar a correr 1h de 1 dia para o outro. E fazendo isso progressivamente, vai desenvolvendo o músculo que precisa, a capacidade cárdio que precisa, nomeadamente tão jovem.

Mas, como lhe disse. Findo o inverno e muitos (mas muitos) dias de chuva, para iniciar as perseguições ao fresbee, começo com 10 minutos. E talvez ao fim de 1 semana e meia já lhe posso dar uma estafa de 25-30m.

Ela não lhe vai dizer que lhe dõem as pernocas! :D Mesmo que já fizesse caminhadas longas, tente ir 5 ou 10m a correr/andar bem e o mesmo muito devagar. Eu com a amy, tb de bicicleta, corre um bocadinho, depois meto-a a descansar no cestinho, volta para o chão, 'n so on...

Nota - ela apanhou uma estafa ontem a correr atrás de bolinhas de sabão, que ainda hoje está cansada! :D
HMenezes
Membro

sábado abr 13, 2013 4:30 pm

botas96 Escreveu:Isso do ofegar pode ser do calor e não do cansaço.
No calor tem muito menos resistência e estão muito mais susceptíveis a sobreaquecimentos.
Há que prevenir isso (molhando a parte de baixo do pescoço, torax e abdómen). Quando estão a ir para o aflito
Mas pelo que conta, aguentou-se mais à bomboca do que você.
Para tentar evitar a tentativa/erro vá aumentado as distâncias gradualmente e lentamente para ir habituando o bicho e trabalhar a sua resistência.
Tenha atenção à idade,porte do animal.
Fique sempre aquém dos limites do bicho.
Realmente pareceu-me mais que era de calor e não de cansaço, mas como não sei se não lhe ia dar o badagaio, pois numa altura ela até roncava…como disse em cima, diminui a marcha por precaução e vim para casa. Fiquei preocupada mesmo acredite… para mim quase nem deu para aquecer! :?
Vou já outra vez com ela e vou experimentar mulha-la para ver se alivia um bocado… e Obrigada pelas dicas :)

Ps. Ela é uma Cocker e tem quase 8 meses e pesa cerca de 11Kg… não me parece ser uma raça para grandes corridas. :lol:

HMenezes
Membro

sábado abr 13, 2013 4:32 pm

MiMoo Escreveu:Quanto ao cão andar de bicicleta com o dono penso não haver legislação contra! Penso que a lei apenas diz para o cão andar de trela ou açaime (isto raças não PP ou cães P).
Ouvi uma vez uma história de uma pessoa que foi multada por andar com o cão de bicicleta... mas foi um diz que disse, não me fio muito nisso.
Se os vir hoje outra vez faço paragem e pergunto :lol:
Obrigado pela resposta

HMenezes
Membro

sábado abr 13, 2013 4:35 pm

srYuki Escreveu:HMenezes,...

Há cães que pura e simplesmente não desistem, apesar de estarem cansados. Eu quando começo a puxar mais por ela, faço as coisas progressivamente. Como nós, calculo que não dê para começar a correr 1h de 1 dia para o outro. E fazendo isso progressivamente, vai desenvolvendo o músculo que precisa, a capacidade cárdio que precisa, nomeadamente tão jovem.

Mas, como lhe disse. Findo o inverno e muitos (mas muitos) dias de chuva, para iniciar as perseguições ao fresbee, começo com 10 minutos. E talvez ao fim de 1 semana e meia já lhe posso dar uma estafa de 25-30m.

Ela não lhe vai dizer que lhe dõem as pernocas! :D Mesmo que já fizesse caminhadas longas, tente ir 5 ou 10m a correr/andar bem e o mesmo muito devagar. Eu com a amy, tb de bicicleta, corre um bocadinho, depois meto-a a descansar no cestinho, volta para o chão, 'n so on...

Nota - ela apanhou uma estafa ontem a correr atrás de bolinhas de sabão, que ainda hoje está cansada! :D
Adorei a ideia das bolinhas de sabão!
Aqui numa loja vi uma pistola de bolas de sabão acho que vou adquiri uma :lol:
Obrigada pelas dicas, agora vou mostrar a patuda quem corre outra vez mais depressa :D

botas96
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 11:32 pm

Então digo-lhe assim o mesmo que disse a outro user (na altura fiz uma rápida pesquisa) e se bem me lembro.
O cocker é um cão de caça, para ir às galinholas, um cão de levante e cobro, levanta a caça e vai busca-la.
Com oito meses foi a altura que eu comecei com a minha.
Mas ainda é muito novas para esticões, o "chassi"como ainda não está sólido pode empenar e isso é uma grande chatice.
Vá fazendo umas brincadeiras, até lá (12 meses).
aumente um bocado, mantenha por uma ou duas semanas e aumente mais um bocado, se entretanto o canídeo ganhar resistência.
Não se esqueça da exploração do meio e socialização, são muito importantes e o exercício serve para complementar.
Não se esqueça das precauções que lhe falei lá atrás.
Ponha o vet ao corrente da situação
Quanto menor o porte menor a distância.

Leia isto
http://www.saudeanimal.com.br/musculacao_cao.htm
http://www.webanimal.com.br/cao/personaltrainer.htm

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=392
http://www.dogtimes.com.br/exercicios.htm
http://www.lordcao.com/lcn034.htm
http://www.cao-feliz.com/2011/01/como-f ... o-seu.html

Tenha lá mais calma com o pug, mais devagarinho mas seguro. leia isto também.
O seu cão além de ser braquiocefálico, não é tão eficiente a respirar e a regular a temperatura, logo mais susceptível de apanhar golpes de calor ou outros, é de porte pequeno.
Longe de mim disser para não fazer o exercício, socializar e exploração do meio, mas certifique-se que o exercício está bem adaptado às especificações da raça em questão, é só
HMenezes
Membro

domingo abr 14, 2013 8:39 am

botas96 Escreveu:Então digo-lhe assim o mesmo que disse a outro user (na altura fiz uma rápida pesquisa) e se bem me lembro.
O cocker é um cão de caça, para ir às galinholas, um cão de levante e cobro, levanta a caça e vai busca-la.
Com oito meses foi a altura que eu comecei com a minha.
Mas ainda é muito novas para esticões, o "chassi"como ainda não está sólido pode empenar e isso é uma grande chatice.
Vá fazendo umas brincadeiras, até lá (12 meses).
aumente um bocado, mantenha por uma ou duas semanas e aumente mais um bocado, se entretanto o canídeo ganhar resistência.
Não se esqueça da exploração do meio e socialização, são muito importantes e o exercício serve para complementar.
Não se esqueça das precauções que lhe falei lá atrás.
Ponha o vet ao corrente da situação
Quanto menor o porte menor a distância.

Leia isto
http://www.saudeanimal.com.br/musculacao_cao.htm
http://www.webanimal.com.br/cao/personaltrainer.htm

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=392
http://www.dogtimes.com.br/exercicios.htm
http://www.lordcao.com/lcn034.htm
http://www.cao-feliz.com/2011/01/como-f ... o-seu.html

Tenha lá mais calma com o pug, mais devagarinho mas seguro. leia isto também.
O seu cão além de ser braquiocefálico, não é tão eficiente a respirar e a regular a temperatura, logo mais susceptível de apanhar golpes de calor ou outros, é de porte pequeno.
Longe de mim disser para não fazer o exercício, socializar e exploração do meio, mas certifique-se que o exercício está bem adaptado às especificações da raça em questão, é só
Ontem depois que postei aqui, ia toda equipada para sair com ela e fez-se luz… lembrei-me:
-ó meu Deus! Ela tem que levar Hoje a ultima vacina da leishmaniose !!! Nem me troquei, vim buscar a chave do carro, 5minutos depois estava no veterinário :lol:
Falei-lhe de ela ofegar e de andar de bicicleta e ela disse o mesmo que botas96 - 5*
Que ela ainda está em fase de crescimento e para ir andando devagar para ela se ir habituando! Mas nada de exageros, só mesmo passeio de ambientação, e ir aumentando gradualmente e só a começar a “esticar” depois dos 15 meses…mas tendo sempre em atenção os limites do animal, evitar horas de maior calor, etc.
Quando cheguei do veterinário já ia toda lançada para a bicicleta e… pneu furado :cry:
Lá tive que ir dar uma volta com ela a pé até o sol se pôr.

Encontramos outros cães mas normalmente, ainda não consegui perceber porquê, não querem nada com ela :(os donos dos outros dão sempre a desculpa que é por serem 2 cadelas, mas eu não concordo! A minha quando vê outro cão (seja ele qual for) fica super feliz, eu aproximo-a e digo: -cheira (para ela não entrar em euforia e querer logo atirar-se para brincar). Enquanto ela dá ao rabo, rasteja, tenta lamber, começa a querer correr…os outros vão ter com ela com o rabo no ar, pelo eriçado e muitas vezes ladram :(
Só uma vez encontrei um de 3 meses que engraçou com ela, mas era tão canino que tinha medo que ela o magoasse, e passado alguns minutos ela perdeu o interesso no bicho… muito provavelmente por eu estar sempre a dizer Não… nunca a tinha visto sem interesse noutro cão :o
Faz falta aqui um parque para os cães socializarem…mesmo :(

Obrigado a todos ;)

HMenezes
Membro

domingo abr 14, 2013 1:20 pm

Fui ao parque e a minha patuda socializou (até que enfim) com um PA. Não sei se lembram-se de ter falado que ela tinha sido albarroada por um Labrador…pois bem, ao contrário do que eu pensava, parece que deixou sequelas... :cry:

Ela sempre que vê outro cão é a euforia e quer ir logo ter com ele. Mas hoje resolvi confiar nela e soltei-a para ela correr e brincar com a PA. Quando começou a correr e viu que a outra vinha atras, parava, aninhava-se e não andava mais. Lá a incitava para ela andar, começava a correr e mal a outra se aproximava aninhava-se chegou a dar cambalhotas e se a outra a tocava soltava ligeiros guinchos, (quase imperceptíveis). Entretanto o outro teve que ir embora e lá ficou ela sem ultrapassar a sua fobia…
Foi aninhando-se que ela se defendeu da outra e agora não corre livremente com outro cão e não brinca por causa disso… preciso de socializa-la mais, mas raramente encontro cães/donos dispostos a faze-lo…

tou tiste :cry:

botas96
Membro Veterano

domingo abr 14, 2013 4:13 pm

não fique.
tem cura.
A minha está com 14.6 kgs (não consigo mantê-la nos 15kg), e com quem se dá mais e mais vezes é justamente um labrador com 38 kgs.
Muitos factores contribuíram para isso, mas talvez o mais importante é a índole do animal.
Já foi albarroada muita vez, atropelada outras tantas, talvez por isso já não dispute tantas bolas, deixa-o ir apanhar.
A táctica mudou (pois o objectivo é comum), agora o que se faz é dar à minha uma bola fácil (estragada de preferência, são mais moles e eles gostam mais), porque normalmente o que acontece depois é que a minha vai mostrar a bola ao outro, tipo.
Olha o que eu tenho na boca e que tu não tens! O "tanque" depois arranca, mas mesmo com a fuçhanguice toda é mais lento e menos manobrável, chegam a estar frente a frente, e a minha finta-o.
De resto faz isso com outros, conhecidos, desconhecidos, com qualquer coisa na boca, ou sem nada na boca.
Chega a meter-se com outros cães, dá-lhes patadas, tipo
Anda, vem brincar!
Só com alguns é que é pianinho.
Disputa de buracos, etc, seja com cães de 5 kg, seja com cães de 40kg, não se fica atrás.
Enfim, é a trupe do terror.
Nem todos os cães merecem tanta liberdade ou confiança, não por serem maus, mas por serem desastrados demais, com pesos muito diferentes, depende de muitos factores.
Daí a importância de uma socialização sempre boa.
A introdução deve ser sempre monitorizada, entre cães capazes e com interacção crescente.Hoje conhecem-se e brincam, amanhã brincam muito, depois brincam muito mais. (não estou a falar necessariamente em tempo, mas em níveis de excitação, brutidão, etc).
Tem que correr sempre bem e se forem companheiros ideais lá vão encontrar a sua relação/posição hierárquica.
Nunca deixar a brincadeira passar de certos limites, e o limite "apalpa-se".
através da boa convivência e a repetição dessa mesma boa convivência.
(não só do seu canideo com outros, mas de você mesma(o) com os canídeos dos outros.)
É uma área com muitos cinzentos, só com a experiência/repetição e o conhecimento do nosso cão e algum conhecimento do outro se vê.
Às vezes há um que gane, acontece.
Como gane, e os "cinzentos" e outros vai-lhe ser de muita utilidade.

Talvez a primeira impressão do lab tenha sido forte demais para os gostos da sua pequena.
Não a reconforte (festinhas, mimos, etc) quando ela demonstrar medo ou outra qualquer reacção não desejada. Acha naturalmente e calma
Faça uma boa socialização sempre, com cães e donos estáveis e capazes.
Repetição, repetição, repetição de boas experiências, habituação.
Veja se isso resolve.

P.S.- Não se deixe entusiasmar-se demais, se fizer tudo direitinho e dentro de certos limites, daqui a 4 ou 6 meses, a pé ou de bicicleta, não tem a mínima hipótese.
Responder

Voltar para “Cães”