Cães fora do estalão das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 13, 2013 2:13 pm

indigo003 Escreveu:eu acho que há aqui o mesmo tipo de preconceito que se costuma ver em relação aos cães de exposição! para quem desconhece a realidade de um cão de exposição acha obviamente que o animal passa o dia fechado para não estragar o pêlo ou o penteado, que só tem atenção quando vai a exposições, que não sai à rua para não se sujar, que não sociabiliza com outros cães, etc...

os meus cães são de exposição, e passam mais tempo cobertos de lama do que dentro de um ringue! :lol:
acho que não tem nada a ver com isso... também o meu júlio (e eu!) vai ocasionalmente a exposições e passa a vida a javardar... :lol:
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado abr 13, 2013 2:37 pm

Sou um grande adepto da preservação da funcionalidade de um cão, pois acredito que contribui para a sua felicidade.
Devo confessar que os meus gostos não tem empatia por cães coloridos artificialmente.
Mas no caso exemplificado do chilli, talvez seja mais um estímulo que se possa levar para quem tão necessita deles.
Nos restantes casos, triste função, o ser o veículo de uma afirmação artística do dono, pode ser mais discutível, apesar de sermos criativos, nem todos nós somos artistas.
Preferível é gastar essas 2 horas a espairecer e a estimular o cão. Que aí tenho a certeza que ele gosta.

Quanto às exposições de beleza (já fui a algumas) e passam mais tempo a cuidar do aspecto visual do cão, tipo bancada, ringue, e ringue, bancada.
Pessoalmente, acho o mesmo que provas de hipismo ou torneios de ténis ou de golfe, uma autêntica seca.
Morfologia não é uma prioridade minha, é verdade, prefiro vê-los a "mexer" e nas exposições não se vê disso
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado abr 13, 2013 3:13 pm

Isso de não trazer alegria é muito subjectivo. A mim traziam de certeza porque ia rir até cair para o lado. :D
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

sábado abr 13, 2013 3:15 pm

Sabem aquelas roupas que alguns estilistas fazem e que se olha para aquilo e se diz: "Mas quem é que tinha coragem para andar com aquilo na rua? Ninguem lol"
Temos a Lady gaga e a nicki minaj por exemplo que vestem coisas vem "piores" (no sentido de bem diferentes/ mais estranhas) dos que se ve nos desfiles de moda...

Gostos são gostos, eu não gosto de cães tosquiados sem ser uma tosquia higienica que alguns tem de ter, ou naqueles cães tipo york s. que tem tosquia simples a de bebe (ficam giros)... mais de resto gosto mais de ver o cão o natural. Há trabalhos que foram mostrados, que são completamente... como vou escrever isto... hihihi... não sei como escrever isto mas sinceramente para que meter um cão fantasiado de galinha? para isso tem uma galinha não? Já vi ovelhas a andar de trela na rua e estava feliz por isso o galinha tambem podem ter uma não sei... hihihi

Bem... Eu era capaz de fazer uma pintura na minha cadela no carnaval... mas só no carnaval... Pintura nao tosquia! E uma simples tipo a que postei antes de um tigre, tinha de ser uma coisa simples, e mesmo assim não sei não... Diariamente nem pensar! Para mim...
Imagem
se querem um jardim ambulante pegam num carrinho de mão e plantao lá qualquer coisa
Imagem
e se querem um cavalo, tem um cavalo e não um cão disfarçado.
Se é para carnaval tudo bem as pinturas, se não afetarem o pelo.
Como sai uma pintura destas com agua? Ou precisa de mais produtos para tirar? E o que fazem com o pelo depois de tirar a tinta quando as tosquias estao a auxiliar o trabalho, tosquiam novamente a pente 0? Gostava de saber...

E já agora e samoiedo fica horrivel com uma tosquia principalmente como essa, é igual o chow chow.
Imagem ficam horriveis assim.
É a minha opinião, respeito o trabalho, e considero sim uma arte apesar de não achar piada a ver um cão diariamente assim, sem que seja carnaval.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sábado abr 13, 2013 3:23 pm

botas96 Escreveu:Nos restantes casos, triste função, o ser o veículo de uma afirmação artística do dono, pode ser mais discutível, apesar de sermos criativos, nem todos nós somos artistas.
Concordo plenamente. Apontar isto ou aquilo de arte/artístico para defender algumas da ideias anormais que alguns têm, não é aceitável.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 13, 2013 3:30 pm

WaterMonitor Escreveu:Isso de não trazer alegria é muito subjectivo. A mim traziam de certeza porque ia rir até cair para o lado. :D
Subjectivo mesmo, porque estas fotos, a mim, deprimem-me. Nem sorrir consigo. Agora, se um dono fizer isto ao seu próprio pêlo, nada a apontar.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado abr 13, 2013 3:41 pm

diogosvp Escreveu:
__dani__ Escreveu:
diogosvp Escreveu:Nem se quer posso considerar isso uma arte porque a arte não depende em nada da sua execução técnica, e o que se avalia aqui é apenas isso.
Aprenda as técnicas todas que quiser, se não tiver talento, nunca conseguirá esculpir o pêlo de um cão com uma tesoura, da forma incrível como estão esculpidos estes cães. :wink:

A escultura é arte!

Desculpem foi só um aparte, que quis esclarecer.
eu não vou discutir isto neste forum mas a escultura tem tudo menos a ver com execução técnica (aconselho as obras em cera do anish kappoor por exemplo).

Isso do talento é exactamente uma questão técnica. Uma pessoa é tanto mais "talentosa" quanto melhor dominar a técnica. O aprender da técnica não implica que a saiba executar, o que o vai determinar é o seu grau de perícia. Isso tem a ver com a insistencia, dedicação, etc... não absolutamente nada a ver com arte, desculpe.
Onde isto já vai! :lol:

A Dani persiste em colocar a minha opinião e o meu ponto de vista ao contrário. É certo que ponho sempre os interesses do cão à frente dos interesses dos donos, mas aqui nunca referi os "sentimentos" do cão. Claro que para este é indiferente ter o pêlo branco ou cor-de-rosa, ou sequer furta-cores. Isto em princípio. Se calhar, e se eles pudessem falar como nós, talvez nos dissessem outra coisa se lho perguntássemos.

Adiante.

Não contesto os cortes, sei muito bem para que servem, inclusive para "esculpir" a silhueta do animal, salientando-lhe os aspectos esteticamente mais interessantes (sempre do ponto de vista dos humanos!), etc., etc. Nem qualquer outra técnica utilizada para lhe tratar do pêlo. Não é isso que está em causa no meu desagrado, nem nunca poderia ser, pois trata-se da saúde e bem-estar do animal.

E continuo a dizer que os cães ataviados e pintados daquela maneira são ridicularizados, sim. Ridicularizados aos olhos dos humanos e por eles - mais uma vez, e para ver se a Dani consegue perceber-me de uma vez por todas.

Nada disto tem a ver com arte, seja qual for o campo que se pretenda impingir para justificar estes disparates. Pintar o pêlo de um cão tem mais a ver com o ofício de cabeleireiro do que com os frescos da Capela Sistina ainda menos com a dos pintores de paredes - e todos eles se chamam pintores.

Por seu turno, recortar uma pelagem com determinado objectivo nada tem a ver com a escultura artística, é ridículo pôr ao lado da Pietà de Miguel Ângelo o grooming de um caniche de exposição.

É claro que a Dani defende a sua profissão, na qual está empenhada e pela qual tem gosto, mas isso não deve estreitar-lhe a visão. É que é tão triste o dono que despreza o animal a ponto de o prejudicar com uma tosquia anual, ou mesmo sem nenhuma a vida toda, como aquele que se aproveita dele para o exibir ataviado com toda a espécie de enfeites sem relação com ele, berliques e berloques, chegando a fazê-lo assemelhar-se com outra coisa qualquer ou outro animal de uma espécie diferente, apenas para seu divertimento e para conquistar sabe-se lá que desmiolado prémio de um público tão idiota e vazio que se divirta com coisas destas. Muito se tem falado dos circos, mas olhe que coisas destas em nada diferem deles. Não me consta que nas atribuições de um groomer figure transformar cães em palhaços de feira.

E por aqui me fico. Para mim, cão é cão, e nem sequer gosto de palhaços.
Última edição por Floripes3 em sábado abr 13, 2013 3:47 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado abr 13, 2013 3:46 pm

Sabem o que me deprime? É isto

http://i250.photobucket.com/albums/gg24 ... C_6441.jpg

Como sei que há gente impressionavel, desde já aviso que mete nojo!

Isto é um dono que não pinta o cão nem lhe faz tosquias esculpidas, é daqueles que se rebolam na lama e que são muito giros em bébés.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 13, 2013 3:56 pm

kitttten Escreveu:Sabem o que me deprime? É isto

http://i250.photobucket.com/albums/gg24 ... C_6441.jpg

Como sei que há gente impressionavel, desde já aviso que mete nojo!

Isto é um dono que não pinta o cão nem lhe faz tosquias esculpidas, é daqueles que se rebolam na lama e que são muito giros em bébés.
Mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra?
Só falta argumentar que o dono perfeito é o que pinta o cão.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
kitttten
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 4:03 pm

Não, o dono perfeito é o que deixa criar larvar numa orelha e acha que é pus ... pus que anda, mas pus!

Aliás eu nem falei em donos perfeitos ou imperfeitos, só disse que o que me deprimia eram estas coisas, não pinturas em cães.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado abr 13, 2013 4:24 pm

Eu gosto de um cão bem tratado, pêlo escovado (grooming próprio e necessário) e limpo.
Assim como gosto de ver um cão acabado de se sujar com o ar mais feliz e recompensado que só eles sabem expressar. Um bom dono deixa o seu cão sujar-se quando corre e brinca. E claro depois limpa-o.

Não gosto de ver um cão com pêlo que não vê escova nem banho à mais de 1 mês. Eu acho grave. Qualquer pessoa carinhosa com os seus cães, gosta de os afagar e duvido que certos cães sejam afagados pelos donos, isto diz-me muito.

O que não acho belo é que pintem os cães e lhes cortem o pêlo de forma a prejudicar a saúde do cão(como já explicou a dani).
Agora adoro ver alguns cortes como alguns feitos no caniche ou no CAP e noutras raças, embora também não goste de todos. Esteticamente não gosto.

Há amigas que já lhes pintaram uma madeixa nas orelhas e pontualmente algumas coisinhas... pequenas e simples. E nunca vi mal nenhum nisso, não gosto, mas pronto são insignificâncias.

Agora aquelas transformações muito grandes, acho que até ia causar problemas na socialização com outros cães, não afirmo, mas desconfio.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado abr 13, 2013 4:36 pm

é tudo uma questão de opinião! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
kitttten
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 4:46 pm

margoustink Escreveu: ...
Agora aquelas transformações muito grandes, acho que até ia causar problemas na socialização com outros cães, não afirmo, mas desconfio.
Acha? Então porquê?

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado abr 13, 2013 5:43 pm

Mas vai aqui uma grande açorda!!!! :lol:
Eu não vejo que mal possa vir ao cão por ser pintado , enfeitado, maquilhado , vestido ou o que mais lhe queiram fazer.
...
Mas tambem não vejo a vantagem , além da satisfação do próprio dono.Fica mais bonito? Aos olhos de quem? Do dono e dos outros humanos. Claro.
Desculpem-me mas uma coisa é a tosquia necessária e higiénica, outra é este extravazar de excentricidade completamente desnecessária ao cão.
E Kitten, desculpa lá, mas desculpar estes exageros com o oposto nem parece teu.
É que uma coisa não tem nada a ver com a outra. E para mim, desculpem -me lá. sei que dizer isto a gromers pode parecer ofensivo , mas não é de todo a minha intenção, ambas as situações são passiveis de ser julgadas como maus tratos. Desculpem-me mas onde v~em cães coloridos e felizes eu vejo cães submissos e contrariados. Tal como os desgraçados cheios de rastas e feridas na pele. Para mim a expressão de ambos é id~entica : absoluta infelicidade.
Sofia
kitttten
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 6:05 pm

Eu não estou a desculpar nada Nicas, nem sequer a tentar branquear o cor de rosa, eu não gosto, nunca pintaria as minhas cadelas, agora se me dissessem aquando da tosquia que queriam os cães pintados e porque não?

Eu só respondi à user que disse que cães pintados a deprimiam, a mim o que me deprimem são aquelas imagens que eu coloquei.

O que eu disse acima e volto a dizer é que todos aqueles trabalhos estão excepcionalmente bem feitos, só um groomer de grande categoria lá chega, assim como acho o mesmo deste

Imagem

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”