problemas de dentição nas chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
artur2005
Registado: segunda abr 15, 2013 1:35 am

segunda abr 15, 2013 1:41 am

Boa Tarde,

Tenho uma chinchila com 8 anos e ultimamente ela tem emagrecido e comido cada vez menos.
Levei-a ao veterinario e disseram que era um problema de má oclusão dos molares. Acontece que me dizem que os têm de limar e por sua vez anestesia-la, sendo que este processo terá de se repetir ate ela morrer porque uma vez que o problema ja existe não há cura definitiva.

Alguem ja teve uma chinchila com o mesmo problema? Correu tudo bem?

Agradeço a ajuda, porque nao gostaria que ela sofresse uma cirurgia e depois nao resistisse ao pós operatório.

Relativamente a custos da operação alguem me pode dar uma ideia de quanto será o procedimento?

Muito obrigada
Vanessa
Lacasita
Membro Júnior
Registado: quarta nov 03, 2010 11:02 am
Localização: 12 chinchilas, 1 cadelinha, 1 canário, 1 coelha anã

terça abr 16, 2013 3:51 pm

Já tive uma chinchila com esse problema e, infelizmente, depois de duas intervenções para limar os dentes, ela acabou por morrer. :(

Esse procedimento é um pouco caro. Na altura, ficou-me por 100€.

Dos casos que conheço, o resultado não costuma ser muito positivo, mas pode haver quem tenha casos de sucesso.
Espero que o seu seja um deles.
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quarta abr 17, 2013 10:56 pm

boas
a maloclusao é o pior pesadelo para qualquer criador ou neste caso, dono de chinchilas... é um problema genético grave que condiciona o crescimento dos dentes para dentro da boca ferindo o animal e as raizes dos dentes por vezes crescem para dentro das orbitas e palato levando a grande sofrimento...
para isso existe a seleção cuidadosa dos criadores para evitar tal problema genético e qualquer chinchila que tenha mal oclusao está proibida de criar.
Infelizmente nao há cura para esse horrivel problema, a única solução é limar os dentes de 2 em 2 ou 3 em 3 meses, dependendo da velocidade do crescimento. As chinchilas sofrem em silencio e fica muito dificil saber se estão bem ou nao. Eu pessoalmente se me acontecesse tal coisa nao iria submeter uma chinchila de 2 em 2 meses a anastesia geral, com o limar dos dentes e todo o sofrimento que a vida com a maloclusao implica. no estrangeiro uma chinchila com maloclusao é eutanasiada para evitar o seu sofrimento=( cabe a cada um decidir o que acha ser melhor para o seu animal de estimação
coragem e boa sorte
artur2005

sexta mai 03, 2013 11:07 pm

Obrigada pelas repostas. Já foi operada. Estava com má oclusão nos molares. A operação correu bem e agora já parece o mesmo. Para uma chinchila de 8 anos até que reagiu muito bem.
artur2005

sábado mai 04, 2013 5:26 pm

Não há idade especificar para que isso aconteça. Pode ser genético, pode ocorrer devido a uma queda , ou simplemente devido à alimentação da chin.

A vet disse-nos que a base principal da dieta das chins é o feno ( do mais verde), é o alimento essencial para o desgaste dos dentes, a quantidade equivalente ao tamanho da chinchila , por dia. A seguir vêm as verduras, elas gostam de agrião, espinafres, salsa, coenitros, cove flor, etc. Estes alimentos tanto o feno como as verduras devem estar diponiveis durante o dia. Em último lugar vem a ração, cerca de 2 colheres de sopa que deverá ser dado à chin somente à noite.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

terça mai 07, 2013 5:05 pm

Acho que o veterinário que aconselhou verduras para alimentação de uma chinchila deve ter confundido com porquinho da india...
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

terça mai 07, 2013 5:30 pm

... ou com um coelho. 8)

Quando ouço esses relatos, alegadamente, vindos de veterinários toda a minha espinha dorsal treme, mas apartir do momento em que aqui relatam que um veterinário aplicou uma pipeta anti parasitas externos para gatos e cães numa chinchila, já acredito em tudo.
Responder

Voltar para “Exóticos”