Cadela com o cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda abr 15, 2013 11:57 am

-Offtopic-
E pronto vai-se tornar um tópico esterilizar vs não esterilizar.
Fontedasbicas, há vários estudos que comprovam a diminuição do risco de vir a ter tumores mamários em cadelas esterilizadas antes do 3-4 cio.
Sim é verdade que é uma comodidade para nós pessoas, mas também há vantagens para os animais. Além disso, é 1000x preferível fazer castração que andar a dar pílulas e afins (de certo que concorda comigo nesta)... como muita gente faz para "comodidade" dos próprios.
Se não houver intenção de procriar a cadela (seja porque motivo for), é preferível castrar para prevenir uma série de problemas que podem surgir no futuro (que por sinal têm elevada prevalência). Não é só para comodidade. Comodidade é dar a pílula, porque assim não tem que se chatear com pagar o procedimento ou com ir ao veterinário e etc.
Editado: e já agora, todos os vets que conheço recomendam a castração das cadelas caso o dono não tenha intenção de procriar...
----
-Ontopic-
Quanto ao tópico, espero sinceramente que o user já tenha levado a cadela ao veterinário para averiguar o que se passa. Se ainda estiver a ler as respostas, espero que venha cá dizer o que se passou com a "piquena" e que não seja nada de anormal.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 15, 2013 11:59 am

"Quando se passeia uma cadela com cio nas ruas de Portugal quem é que sofre, é o dono ou o cão que anda solto a tentar dar o salto todo excitado e leva pontapés ou a cadela que só quer cruzada pelo macho porque as hormonas e o seu instinto assim o dizem? "

Engana-se totalmente ao disser isto.

Quem sofre mais é o dono da cadela, pois, com a mentalidade vigente de andar com o cão solto em qualquer lado sem este estar no exercício de funções.
Se todos fizessem o que é suposto fazer, ou seja, respeitar o espaço individual de cada um, ambas as liberdades não entravam em confronto e cada um podia usufruir de igual modo o que a vida tem para nos oferecer.
Não é a esterilizar que resolve a questão, é ao ter civismo.
E mais, eu nunca na vida esterilizarei a minha petiz para meu benefício ou para benefícios de terceiros, unicamente para benefício do sujeito em que a operação é realizada, só quando os benefícios se demonstrarem claramente inequívocos e não possa interferir com mais nada.
Última edição por botas96 em segunda abr 15, 2013 12:08 pm, editado 2 vezes no total.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

segunda abr 15, 2013 12:02 pm

MiMoo Escreveu:-Offtopic-
E pronto vai-se tornar um tópico esterilizar vs não esterilizar.
Fontedasbicas, há vários estudos que comprovam a diminuição do risco de vir a ter tumores mamários em cadelas esterilizadas antes do 3-4 cio.
Sim é verdade que é uma comodidade para nós pessoas, mas também há vantagens para os animais. Além disso, é 1000x preferível fazer castração que andar a dar pílulas e afins (de certo que concorda comigo nesta)... como muita gente faz para "comodidade" dos próprios.
Se não houver intenção de procriar a cadela (seja porque motivo for), é preferível castrar para prevenir uma série de problemas que podem surgir no futuro (que por sinal têm elevada prevalência). Não é só para comodidade. Comodidade é dar a pílula, porque assim não tem que se chatear com pagar o procedimento ou com ir ao veterinário e etc.
Editado: e já agora, todos os vets que conheço recomendam a castração das cadelas caso o dono não tenha intenção de procriar...
----
-Ontopic-
Quanto ao tópico, espero sinceramente que o user já tenha levado a cadela ao veterinário para averiguar o que se passa. Se ainda estiver a ler as respostas, espero que venha cá dizer o que se passou com a "piquena" e que não seja nada de anormal.

Boas...

Tudo isso será aceitável se se conhecer melhor a história da cadela...

Não sabemos se é um bom exemplar...
Não sabemos quais as intenções do dono em relação à criação...
Não sabemos nada...
A única coisa que aqui aconselhamos é esterilizar... Porquê? Porque sim!
E é só contra isto que falo, mais nada...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
MiMoo
Membro Veterano

segunda abr 15, 2013 12:08 pm

fontedasbicas Escreveu:Boas...
Não sabemos nada...
Sim sim, nesse aspecto tem razão... a malta não pode ver um tópico de sobre qq coisa e dizem logo "aproveite para castrar". Obviamente que eu me oponho a esse tipo de abordagem... enfim, mas é o fórum que temos... Só faltou perguntarem se a cadela tinha LOP e se escolheu bem o criador... :P
Duvido que quem colocou a dúvida volte ao tópico (deve ter-se assustado), acho que não vamos saber o que realmente se passava com a cadela. :?
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

segunda abr 15, 2013 12:13 pm

MiMoo Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Boas...
Não sabemos nada...
Sim sim, nesse aspecto tem razão... a malta não pode ver um tópico de sobre qq coisa e dizem logo "aproveite para castrar". Obviamente que eu me oponho a esse tipo de abordagem... enfim, mas é o fórum que temos... Só faltou perguntarem se a cadela tinha LOP e se escolheu bem o criador... :P
Duvido que quem colocou a dúvida volte ao tópico (deve ter-se assustado), acho que não vamos saber o que realmente se passava com a cadela. :?
Boas...

Percebe?

É só esse aspecto que me irrita... Zás, já está... e o que se decidir é para o resto da vida... este tipo de decisões não são para tomar de ânimo leve...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda abr 15, 2013 1:03 pm

Mimmoo Escreveu:Duvido que quem colocou a dúvida volte ao tópico (deve ter-se assustado), acho que não vamos saber o que realmente se passava com a cadela. :?
Quem colocou a duvida deveria ter telefonado ao veterinário em vez de vir ao forum. E se a cadela pode estar grávida, porque nem o dono controla isso, mais vale ser esterilizada sim.
Fazia muito bem a certas pessoas, estarem 1 mês a trabalhar num canil municipal para verem no que resulta a guarda irresponsável de animais, de seres vivos.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 15, 2013 3:11 pm

ha, e esqueci-me
Além das razões que já referi
Eu também não vou lá por essa razão (canis municipais e associações).

Não embarco em cruzadas alheias, quando implica o sacrifício do individuo para uma coisa tão subjectiva como o "bem comum" ou o "bem maior".
Especialmente quando a responsabilidade não reside em um indivíduo especifico, ou mesmo num conjunto de individuos.
De "ventos divinos" está o inferno cheio (para não falar do desperdício que isso implica).

Se a culpa do estado em que estão os canis e associações não é dos cães, porque é que insistem nisso?
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

terça abr 16, 2013 2:53 pm

Na Inglaterra e Alemanha 90% das cadelas estão esterilizadas e 70% dos cães castrados, e por isso são países que se podem orgulhar de não ter os canis a abarrotar, e de poder prestar serviços públicos aos animais, salvaguardando todas as situações de maus tratos aos mesmos. Isso é civismo.

Se por cá ficarmos à espera do "civismo" muitos cães vão morrer à fome, atroplados ou eutanasiados, porque é a realidade que temos desde sempre em Portugal. Quem não convive com isso de perto nunca vai entender.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

terça abr 16, 2013 3:29 pm

ZezinhoManel Escreveu:Na Inglaterra e Alemanha 90% das cadelas estão esterilizadas e 70% dos cães castrados, e por isso são países que se podem orgulhar de não ter os canis a abarrotar, e de poder prestar serviços públicos aos animais, salvaguardando todas as situações de maus tratos aos mesmos. Isso é civismo.

Se por cá ficarmos à espera do "civismo" muitos cães vão morrer à fome, atroplados ou eutanasiados, porque é a realidade que temos desde sempre em Portugal. Quem não convive com isso de perto nunca vai entender.
Os ingleses não têm os canis a abarrotar, porque tudo o que não for adoptável é abatido. Staffies e cruzados são aos milhares todos os anos. Já nem vamos falar dos greyhounds de corrida. Pelo menos nos nossos canis não há o hábito bárbaro de matar os cães com uma pistola pneumática.

Já há alguns países onde castrar um cão ou esterilizar uma cadela sem ser por motivos médicos é considerado maus tratos.
MiMoo
Membro Veterano

terça abr 16, 2013 3:31 pm

Tumbleweed Escreveu:Já há alguns países onde castrar um cão ou esterilizar uma cadela sem ser por motivos médicos é considerado maus tratos.
Só mesmo por curiosidade (sem tonalidade crítica!) em que países?
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

terça abr 16, 2013 3:45 pm

Os nórdicos; suecos, noruegueses, finlandeses, dinamarqueses (e tenho a vaga sensação que os alemães também).

Atenção que eu não estou a falar em legislação (apesar de não me admirar que alguns destes países a tenham). Estou a falar de como este assunto é visto aos olhos da sociedade.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

terça abr 16, 2013 7:45 pm

Eu não estou a pensar esterilizar a Kaya porque não vejo necessidade disso. Não vejo necessidade de a submeter a uma operação sem ser porque é mesmo preciso. Claro que se lhe tirar o aparelho reprodutor não vai ter problemas nele. Isso é óbvio. Já agora tiro-lhe o coração para não vir a ter problemas cardíacos no futuro (é um exemplo idiota mas acho que dá para entender o que quero dizer). Prevenir problemas que podem nunca vir a existir...

Não consigo, submeter alguém a uma cirurgia porque sim, porque me incomoda na rua os cães atrás de nós ou um mês e meio a sagrar. Engravidar só se ma roubarem ou ela fugir do 3º andar... Nem quintal tenho para estas possibilidades serem viáveis.

Nem sei o que pensar em relação a isto. Mas por comodismo meu não o faço. Só se for para o bem dela.

Mas eu considero-me uma dona responsável. Aqueles que não o são e deixam as cadelas andar prai, mais vale que as esterilizem.
MiMoo
Membro Veterano

quarta abr 17, 2013 12:03 am

kat149 Escreveu:Claro que se lhe tirar o aparelho reprodutor não vai ter problemas nele.
Não se trata apenas de problemas no aparelho reprodutor em si, mas sim também de prevenção de tumores mamários.
Mas novamente, o tópico não é sobre prós e contras da castração... para isso há vários tópicos bem longos por aqui na arca sobre isso.
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quarta abr 17, 2013 1:36 am

Pois, eu em principio nao irei estirilizar a minha cadela, porque nao me faz confusao nenhuma o cio.
So para evitar doencas, tenho pensado nisso. Porque no meu caso eu tb nao a quero engravidar e tenho cuidado com isso. Era so mesmo para evitar tumores e cancros... Mas secalhar nao é necessario... Ja nem sei.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta abr 17, 2013 8:01 am

Long-Term Health Risks and Benefits Associated with Spay / Neuter in Dogs, Laura J. Sanborn, M.S., May 14, 2007:
http://www.naiaonline.org/pdfs/LongTerm ... InDogs.pdf
Responder

Voltar para “Cães”