30 CÃES abandonados num barracão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo abr 14, 2013 1:15 am

"Depois de uma denúncia, fomos ver e foi isto que encontrámos... São trinta, TRINTA cães metade amarrados sabe-se lá como e outra metade andam por lá. Eles têm "dono" que não compreendemos as razões para isto... São todos de porte pequeno, três bebés e assustados, sem uma taça de água e um sítio onde se possa pôr os pés sem lixo e excrementos. Segunda feira de manhã faremos queixa no SEPNA mas não sabemos o que fazer depois disto. É miserável, é triste, é repugnante... Soluções, ideias? Nós não sabemos o que fazer!

Por questões de segurança não revelamos o local onde estão, no entanto estão na nossa zona."

via QUATRO PATAS E FOCINHOS
https://www.facebook.com/media/set/?set ... 281&type=1

Estão mais fotos no link acima, mas cá vão algumas...

Imagem

Imagem

Imagem

Precisam-se de ideias, soluções, ajuda prática (encaminhamento dos animais para outras associações, FATs, donativos de ração, desparasitação etc). O abrigo da Quatro Patas e Focinhos está lotadíssimo e não tem capacidade para fazer valer a tantos animais. Se alguém tiver maneira de ajudar, que fale no facebook ou para o e-mail [email protected]. Mais contactos na página do facebook.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo abr 14, 2013 1:45 am

Olhe marianamar, não sei.

A única coisa que lhe digo, é que o primeiro cão da primeira foto que postou.
Está a pedir uma raspagem à pele (junto aos olhos) e uma análise de sangue para testar a leish
para tentar determinar a razão desses "óculos", que pode não ser normal.

Mas não sou nenhum vet, nem coisa que lhe assemelhe.

Agora, quanto a ideias e sugestões aqui tem as minhas.

Não sei a vossa zona e trinta cães, calculo que seja demais para qualquer associação. o que eu faria...ou melhor, o que eu tentaria fazer.(partindo do princípio que a user está aqui a fazer este apelo em nome de uma pessoa colectiva)

1) Organizarem-se em grupos com tarefas bem definidas e articulá-las muito bem.

2) Contactar um vet, o mais benemérito possível, negociar um preço fazível que satisfaça ambas as partes, levá-lo lá para vos fazer uma triagem, nem que seja a olho.
Ou então, contactar alguma reitoria de universidade de veterinária que vocês tenham por aí, ou a mais perto, ou de enfermagem ou qualquer coisa do género, agarrarem em estudantes, estagiários, promovam uma visita de estudo e para vos fazer a triagem.(talvez tenham sorte e é melhor que nada).

3)Tentem espalhar os canídeos por outras associações, contactem estruturas semelhantes à vossa, mesmo em outros distritos ou concelhos, com um rácio ideal de 1 cão por associação.

4) Contactem as vossas FATs ,os vossos padrinhos,terceiros, organizem peditórios, tentem estabelecer FARs se possível.

P.S- A vossa zona é a Mealhada?Ali para os lados de Coimbra?
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

domingo abr 14, 2013 8:17 am

Que coisa horrível.
São mais que muitas as situações URGENTES de ajuda a animais...

Sugiro que tente pedir sugestões e ajudas no facebook (tem muitos utilizadores), pex.,

https://www.facebook.com/liveloveandcareadoptanos
ou
https://www.facebook.com/adopcaodeanimais2

Se puderem recolham, pelo menos, os bébés e os mais pequenos (mais adoptáveis).
E tentem (como disse o Botas) contactar outras associações - distribuir o mal pelas aldeias.

Não sei qual a região a que pertence mas pode sempre ver quem pode contactar aqui :

http://www.encontra-me.org/lista_associacoes
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo abr 14, 2013 8:22 am

Eu não entendo isto...

Será que eram usados como isco para lutas de cães? Não me ocorre outra coisa, ao ver a quantidade de animais na miséria em que estão :(
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo abr 14, 2013 8:34 am

Segundo o facebook os animais não estão magros nem apresentam doenças ou negligência séria. Alguma pessoa que os foi acomulando ou fazia criação de cães de porte pequeno.
É fundamental chamar o SEPNA.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

domingo abr 14, 2013 10:22 am

Estive a ver... e aquilo assusta-me! Pois aparenta ter lá estado muitos mais animais... e aqueles restos de medicações e seringas... são cobaias de quê?! :evil:

Devia-se responsabilizar o suposto dono, pois de certeza o terreno onde se encontram tem proprietário! E tentar perceber mas Afinal o que se Passa ali!

Pobres animais, já ninguém lhes tira o sofrimento por que passaram :cry:

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
marianamar
Membro Veterano

domingo abr 14, 2013 12:18 pm

O SEPNA só está "aberto" durante a semana... por isso até segunda-feira não se pode fazer nada, é preciso deixar as coisas como estão para eles verem e até por medo que o dono dos cães lhes dê sumiço... e sim, o primeiro pensamento foi esse, é algo grande demais para não ser feita justiça.

A partir de segunda, não sei. Eu dei mais ou menos as mesmas sugestões que já foram faladas aqui, mas tudo depende da decisão do SEPNA e do que depois se conseguir fazer.

A 4Patas costuma cobrir terreno entre Mealhada e Anadia sim, por vezes um pouco mais longe, mas eu acabei de mudar de casa para sul por isso de nada posso valer a não ser talvez mais tarde como FAT ou boleia.

Ser FAT é complicado por já ter dois cães... é preciso ter a certeza que esses cães não vêm com nada que se passe. E para outras pessoas será complicado também pelo estado psicológico em que estão, pois como se percebe nas fotos estão todos aterrorizados!!!

O que me deixa ainda mais preocupada em relação à natureza da razão porque serão mantidos ali...
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

domingo abr 14, 2013 4:35 pm

Que condições miseráveis, mas o que é isto??? :o :o :o
Sinceramente o ser humano só me decepciona, pobres animais :(
botas96
Membro Veterano

segunda abr 15, 2013 2:52 pm

novidades?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 15, 2013 4:11 pm

Não sei se o SEPNA poderá fazer alguma coisa. Possivelmente, vão dizer que, para entrarem na propriedade, só com autorização do dono ou mandato judicial.

(De resto, admira-me que não tenha aparecido ainda aqui a indigo003 a clamar por quem tirou estas fotos ter entrado num terreno e num barracão alheio por causa de alegados maus-tratos a animais.)

Estas situações são sempre muito complicadas. Outra via seria chamar-se os serviços camarários, mas também esses estão limitados pelas questões legais e, a recolherem os animais, grande parte deles acabaria no incinerador.

A menos que o proprietário queira desfazer-se dos cães e haja associações/FATs dispostos a recolhê-los, vai ser muito difícil resolver isto da melhor forma para eles.

É o país que temos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
botas96
Membro Veterano

segunda abr 15, 2013 5:55 pm

está errada tassebem.
O País não tem nada haver com isto.

São as pessoas que temos.

Novas?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 15, 2013 6:13 pm

São as pessoas que temos e o país que temos, sim, porque as estruturas que existem e que deviam prevenir e impedir e resolver adequadamente situações como esta são, na esmagadora maioria das vezes, inoperantes. Só existem para inglês ver.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
marianamar
Membro Veterano

segunda abr 15, 2013 7:40 pm

O SEPNA vai lá entre amanhã e quarta, que antes não dava.
O que disseram à associação foi para "arranjar soluções". Boa.
botas96
Membro Veterano

segunda abr 15, 2013 7:51 pm

E?

Já há alguma evolução para partilhar, ou ficou tudo à espera da esmola do gaspar?
Responder

Voltar para “Cães”