cadelinha/medo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sensonite
Membro
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sábado abr 06, 2013 8:51 pm

Boa noite a todos,

Ontem à noite trouxeram-me uma cadelinha, que tinha sido "despejada" pela dona que alegou não ter mais condições para a ter. Foi-me entregue por uma associação protectora dos animais em regime de FAT (família de acolhimento temporário).

Desde o primeiro momento revelou-se uma cadela extremamente medrosa, em relação a humanos e aos cães também (a estes rosna)
Isto leva-me a pensar que tenha sido mal tratada em casa da sua "dona".
parece ter problemas de confiança, por exemplo não come nem bebe á nossa frente, e se chegarmos quando ela está a comer, corre para se encolher na caminha.
Outra coisa que me preocupa é o facto de ainda nao ter feito qualquer tipo de necessidade, desde que chegou (ontem).
Levá-mo-la a passear (a custo) pois poderia nao fazer, por não estar "autorizada" a fazer em casa..mas também não fez..

Alguém tem sugestões de como ganhar a confiança dela, e formas de ultrapassar este problema?

Obrigada
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado abr 06, 2013 10:09 pm

Obrigada em nome dessa cadelinha por tê-la recebido e se preocupar em a ajudar. :)

Tenho comigo uma pendura que veio exactamente assim. O que eu fiz foi não lhe dar demasiado importância nos primeiros dias. Logo que entrou, foi aninhar-se, a tremer, a um canto da sala. Deixei-a estar e continuei nos meus hábitos de todos os dias. Horas depois, deu uma corrida e veio mjeter-se debaixo desta mesa em que estou a escrever, e aqui permaneceu durante semanas. Continuei a não ligar nem a forçá-la a ir para outro sítio. De vez em quando, olhava para ela e dizia-lhe qualquer coisa como "Olá, menina, como vai isso?". Mais do que dizer coisas com sentido, importava-me habituá-la à minha voz e presença. O prémio foi um dia senti-la a lamber-me os joelhos e as mãos e a seguir vê-la sair daqui debaixo para explorar, embora muito a medo, o resto da casa.

Com a comida, era o mesmo: não ia, pura e simplesmente, comer, parecia não acreditar que aquilo era para ela. Nos primeiros tempos tinha de a arrastar até lá e de ficar ao lado dela até limpar a gamela, impedindo-a de fugir a meio. Levou meses até deixar de ser preciso levá-la ao comedouro.

Quanto às necessidades, só foi preciso dar-lhe tempo, ter muita paciência e dar algum uso à esfregona.

Hoje, oito meses passados, está a ficar uma cadelinha aberta e expansiva que já corre por aí de cauda levantada... :D

Portanto só posso aconselhar que ajam sempre sem sobressaltos nem irritações. Quando ela vir que pode confiar em vocês, ela abrir-se-á.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sensonite
Membro

sábado abr 06, 2013 11:00 pm

Floripes3, obrigado pela partilha d experiência :)
Tenho feito FAT outras vezes, mas nenhuma vinha em condições tão "más" como esta.. eram muito sociaveis :D

Neste caso tenho uma pequeno agravante ..:/
Como tenho cá um cachorro (6 meses) bastante curioso, assusta-a. Sei isto porque a pouco ela estava quase a sair da caminha, a ensaiar vir ter comigo, mas ele apareceu e ela fugiu de novo para o cantinho :(
Já experimentei afastá-lo um bocado para a varanda, mas ele fica a ladrar e ela ainda mais nervosa fica..
Ou seja, a maior parte do tempo não a tenho no mesmo espaço que eu. Ela está na cozinha e nós na sala.. e embora as portas sejam de frente uma para a outra ela ainda não se atreveu a vir-nos visitar, penso que em parte também por causa do Twiky :/
Enfim.. como só cá está desde ontem, talvez seja também preciso dar-lhe tempo para s habituar ... mas custa-me ve-la assim :)

Obrigada mais uma vez :)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado abr 06, 2013 11:48 pm

Eu faria a mesma coisa que a flor.
A auto estima terá que esperar pela ambientação e ligação.
Quando vir que as melhoras relatadas pela floripes3 acontecem, então tentaria ensinar-lhe um ou dois truques, quando os estiver muito bem rotinados e você tem a certeza que elas os fará.
É fazê-los, e muito bom, linda menina e o resto de foguetes para cima.
Para ver se ela fica mais convencida.
Floripes3
Membro Veterano

domingo abr 07, 2013 12:25 am

Se ainda só está consigo há dois dias, é cedo para ela se ambientar. Os animais maltratados tornam-se tímidos e medrosos, depois pode ser difícil fazê-los regressar a um estado normal de cão. Mas não é impossível se eles não tiverem nascido já assim.

Não evite as aproximações do cachorrão, ainda a melhor ajuda que se pode ter em casos desses é precisamente a de um cão bem adaptado e feliz. Fique apenas atenta a algum excesso por parte dele, de resto, deixe-os e faça vista grossa aos retraimentos da pendura.

De qualquer das maneiras já me parece muito bom sinal que a cadelita já faça menção de ir ter convosco. Algo começa mudar para bem dentro daquela cabecinha. :-)
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
sensonite
Membro

segunda abr 15, 2013 7:12 pm

Olá a todos :)

Vim "actualizar" o estado da Lucy...
Já fez uma semana que está connosco. Tivemos que acelerar o processo e em vez que a deixarmos estar no cantinho dela, trouxemos a caminha para a sala, que é onde estamos grande parte do tempo..

* já não rosna ao Twiky, deixa-o cheirá-la, ele lambe-lhe as orelhas e tudo e ela fica sossegadita.

*Quando vamos passear, ela ganha outra vida, parece mesmo uma cadela diferente. Vai todo o caminho a abanar a cauda de contente e quando lhe tiramos a trela (em locais controlados) parece um coelho aos saltos e a correr..quando a chamamos vem ter connosco.. enfim.. dá gosto ver.

MAS quando chega a casa "morre" completamente. Mal chegamos, vai para a caminha dela e nunca sai de lá..Desconfio que se estivéssemos uma semana sem sair de casa, ela não se mexia :?

Faz-me confusão, porque ninguém lhe faz mal cá em casa, porque será que fica assim?! :/
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça abr 16, 2013 8:32 am

Que boas melhoras em tao pouco tempo! :-)
A minha cadela é como essa, na rua anda aos saltos e corre, em casa "desliga", quer é estar na cama dela e que nao a chateiem, só sai para comer ou ver o que estamos a cozinhar e pouco mais. Se calhar é da personalidade delas. Que pensam?
sensonite
Membro

domingo abr 28, 2013 11:53 am

Boas,

Vim só dizer que felizmente a lucy já foi adoptada e com sucesso, entretanto foi também esterilizada e correu tudo muito bem...
Ao que parece adora a sua nova dona que lhe dá muitos miminhos e já conseguiu que ela ande pela casa sem grandes problemas.. No outro dia encontrei-as na rua e a Lucy veio cumprimentar-me com umas lambidelas na mão :D
E pronto..ainda não estará completamente "recuperada" mas gostei das melhorias. Muito obrigada pelos vossos conselhos.
Floripes3
Membro Veterano

domingo abr 28, 2013 3:21 pm

:D Que bom! Felicidades para a Lucy e a sua nova dona!
Responder

Voltar para “Cães”