Educar um cão já adulto é possível?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

terça abr 16, 2013 3:24 pm

É possível sim corrigir comportamentos
Caso não fosse era impossível recuperar cães medroso agressivos etc
Se tem possibilidades de ficar com o cão e vontade acho que faz muito bem
Aconselhe-se bem acerca do temperamento e características da raça não vá ter uma desilusão por não ser o tipo de cão que está a espera
Se não houver adversidades força nisso com paciência e uns biscoitos tudo é possível :lol:

Boa sorte
lunathar
Membro Veterano

terça abr 16, 2013 6:15 pm

paciência e dedicação ganharem a confiança um do outro a partir dai é tudo muito mais fácil
veja as condições do cão se é maltratado agressivo tímido ou pelo contrario é um cão brincalhão feliz e activo
Se gostar do que vê fique com ele :wink:
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

terça abr 16, 2013 7:14 pm

Sim, é perfeitamente possível! Eu adoptei o meu cão e não tinha regras nenhumas! Mas isso, como em tudo na vida, implica muita dedicação. Se possível colocar o cão logo numa escola, ajudará muito (mas cuidado na escolha da escola, caso tome essa decisão).
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 16, 2013 8:37 pm

Tal como dizem é perfeitamente possível, mas vai depender mais de si do que do cão.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 17, 2013 3:50 am

Esse cão é um jove.
Se as suas reservas, são por não o vê-lo como dono ou por ter 2 anos.
não as tenha, vá em frente.
Qualquer cão pode ser ensinado em qualquer altura, no seu caso, está a apanhar um cão no inicio da vida activa, no princípio da plena "primavera" da vida.
Quanto a traumas, como é óbvio, não sei.
Mas em relação ao medo dos tiros, isso é irrelevante para si (suponho eu).
Se não for irrelevante, o medo tira-se.
Se for teimoso e não estiver a aprender, insista.
Nos primeiros dias em sua casa é capaz de ficar mais quieto a um canto, é normal, é o período de ambientação ao espaço e ás pessoas. (todo o cão faz isso)

Leia isto (temperamento) para ver se esse canídeo corresponde.
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/epagneul_bretao/143

Dê-lhe exploração do meio, boa socialização e exercício.
Pesquise mais assuntos no forum.

Bom proveito!
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta abr 17, 2013 8:12 am

Penso que o maior problema de adoptar o cao de outra pessoa é que no início o cao vai ter saudades de casa. Mas com paciencia e tempo essa fase passa.
Eu adoptei uma cadela adulta (do canil, logo "sem saudades de casa"), e nao tive grandes problemas com a educacao. Nunca fez necessidades em casa nem roeu. O senta, deita e afins aprendeu num instante. No início andei sempre com ela à trela para ela se habituar a mim, mas ao fim de algum tempo já a podia soltar sabendo que ela voltava para mim. A educacao de um cao adulto nao me parece difícil. Poderá vir com alguns medos ou maus hábitos, mas isso pode ver no cao ou falando com o dono e pode ser corrigido.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 17, 2013 3:24 pm

Isso do nome, também não importa nada, pode-lhe mudar o nome.

Pelo seu entusiasmo, depreendo que já privou com ele, certo?
lunathar
Membro Veterano

quarta abr 17, 2013 6:06 pm

quando o tiver meta aqui as fotos, estamos a espera, o resto é conversa. :lol: :lol:

Boa sorte
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta abr 17, 2013 6:20 pm

Mateus007 Escreveu:e não o eduque a não ter medo dos tiros, pelo menos para já - pois o antigo dono pode voltar atras...
ab
Como assim?
Antigo dono é mesmo isso: antigo. Não pode voltar atrás e pegar no que rejeitou.
Ou está a sugerir roubo?
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta abr 17, 2013 6:30 pm

rgvoid Escreveu:
Mateus007 Escreveu:e não o eduque a não ter medo dos tiros, pelo menos para já - pois o antigo dono pode voltar atras...

ab
o medo dos tiros não é problema para mim, desde que ele seja feliz e não viva com grandes medos que lhe possam dificultar a vida não é porcausa dos tiros (que não têm qualquer interesse para mim) que vou gostar menos dele
Certamente que não vai gostar menos do seu cão, e já se nota perfeitamente a paixão que este cão fez crescer em si. Contudo, a questão não é relativa a si, mas sim a ele.
Se o seu cão tem um determinado medo, isso influencia certamente o estado geral de conforto e tranquilidade dele. Claro que haverá sempre uma ou outra coisa que poderá suscitar medo ao nosso cão, e que nós não poderemos controlar. Mas neste caso específico, o rgvoid até já conhece, de antemão, um medo específico do seu cão. Logo, está nas suas mãos lidar com isso e permitir ao seu cão ser um cão menos stressado, mais confiante.
Se isto ainda não o convenceu, pense no seguinte cenário: um belo dia está a passear o seu cão, até já nem se lembra desta fobia dele, porque até já se passou muito tempo e tal... e, do nada, há um tiro, ou um barulho similar (se o seu cão se assusta com tiros, é bem provável que se assuste com outro tipo de barulhos como os de explosões, fogos de artifício, etc.), e o seu cão desata a correr, até o perder de vista.
Acredite que os relatos deste tipo de acontecimentos não são assim tão raros. Na verdade, houve até um tópico recente (menos de um mês, diria eu) de alguém que tinha um relato desses.

Em suma: se o seu cão tem um medo, e se tiver possibilidade de educá-lo a deixar de o ter, qual é o sentido de deixar de o fazer?
Responder

Voltar para “Cães”