rgvoid Escreveu:Mateus007 Escreveu:e não o eduque a não ter medo dos tiros, pelo menos para já - pois o antigo dono pode voltar atras...
ab
o medo dos tiros não é problema para mim, desde que ele seja feliz e não viva com grandes medos que lhe possam dificultar a vida não é porcausa dos tiros (que não têm qualquer interesse para mim) que vou gostar menos dele
Certamente que não vai gostar menos do seu cão, e já se nota perfeitamente a paixão que este cão fez crescer em si. Contudo, a questão não é relativa a si, mas sim a ele.
Se o seu cão tem um determinado medo, isso influencia certamente o estado geral de conforto e tranquilidade dele. Claro que haverá sempre uma ou outra coisa que poderá suscitar medo ao nosso cão, e que nós não poderemos controlar. Mas neste caso específico, o rgvoid até já conhece, de antemão, um medo específico do seu cão. Logo, está nas suas mãos lidar com isso e permitir ao seu cão ser um cão menos stressado, mais confiante.
Se isto ainda não o convenceu, pense no seguinte cenário: um belo dia está a passear o seu cão, até já nem se lembra desta fobia dele, porque até já se passou muito tempo e tal... e, do nada, há um tiro, ou um barulho similar (se o seu cão se assusta com tiros, é bem provável que se assuste com outro tipo de barulhos como os de explosões, fogos de artifício, etc.), e o seu cão desata a correr, até o perder de vista.
Acredite que os relatos deste tipo de acontecimentos não são assim tão raros. Na verdade, houve até um tópico recente (menos de um mês, diria eu) de alguém que tinha um relato desses.
Em suma: se o seu cão tem um medo, e se tiver possibilidade de educá-lo a deixar de o ter, qual é o sentido de deixar de o fazer?