Prevenção da doença Dirofilária
Moderador: mcerqueira
Desculpe ZezinhoManel mas não estou a perceber onde prestei informação incompleta.
Como não uso a scalibor nos meus cães pois os mesmos arrancam-nas, pensava que esta coleira não protegia contra a picada do mosquito que originava a dirofilariose. Falei no que EU uso nos meus cães que são o Advanti* e o PROGRAM PLUS (e não só PROGRAM como escreveu).
No entanto vou-me informar melhor sobre a "prevenção" da coleira pois a minha irmã tem um canito cachorro e o vet aconselhou a, para além da scalibor, dar-lhe o heartgard. Se a coleira tivesse esse efeito, quer-me parecer que não tem muita lógica o heartgard.

Como não uso a scalibor nos meus cães pois os mesmos arrancam-nas, pensava que esta coleira não protegia contra a picada do mosquito que originava a dirofilariose. Falei no que EU uso nos meus cães que são o Advanti* e o PROGRAM PLUS (e não só PROGRAM como escreveu).
No entanto vou-me informar melhor sobre a "prevenção" da coleira pois a minha irmã tem um canito cachorro e o vet aconselhou a, para além da scalibor, dar-lhe o heartgard. Se a coleira tivesse esse efeito, quer-me parecer que não tem muita lógica o heartgard.

Está tudo no site da scalibor (eu coloquei o link... está algures na página 1). Claro que se faz na mesma o heartgard... assim como os cães vacinados contra leishmaniose em zonas endémicas devem usar na mesma a coleira ou uma pipeta protectora contra flebótomos. Porque protecção NUNCA é demais. Imagine que seja porque motivo for, a coleira já não é eficaz... o heartgard protege. E escusa o cão de estar a ser bombardeado com picadas de mosquito e possíveis infecções e reinfecções de dirofilária quando pode evitar com a coleira... é evitar uma sobrecarga digamos assim.Arguida2 Escreveu:No entanto vou-me informar melhor sobre a "prevenção" da coleira pois a minha irmã tem um canito cachorro e o vet aconselhou a, para além da scalibor, dar-lhe o heartgard. Se a coleira tivesse esse efeito, quer-me parecer que não tem muita lógica o heartgard.![]()
Essa parte da informação incorrecta eu percebi.
Estava mesmo convencida de que a scalibor não protegia contra os mosquitos vectores da dirofilariose.
Informação incompleta é que não percebi.
ZezinhoManel quando fala no PROGRAM para prevenção da dirofilariose, é conveniente dizer que é o PROGRAM PLUS e não o PROGRAM pois são diferentes. Claro que depois existem outros medicamentos como o Interceptor, Heartgard, etc.

Informação incompleta é que não percebi.

ZezinhoManel quando fala no PROGRAM para prevenção da dirofilariose, é conveniente dizer que é o PROGRAM PLUS e não o PROGRAM pois são diferentes. Claro que depois existem outros medicamentos como o Interceptor, Heartgard, etc.
Expliquei-me mal.
O Egas (cão da minha irmã) usa a scalibor, advantix e faz o heartgard.
Como a scalibor já previne contra a dirofilariose e a leish e o advantix contra a leish ... talvez o heartgard esteja a mais ... digo eu.
Ele vai levar a vacina quando fizer um ano pois o vet acha que só a deve fazer a partir dessa altura.
O Egas (cão da minha irmã) usa a scalibor, advantix e faz o heartgard.
Como a scalibor já previne contra a dirofilariose e a leish e o advantix contra a leish ... talvez o heartgard esteja a mais ... digo eu.

Ele vai levar a vacina quando fizer um ano pois o vet acha que só a deve fazer a partir dessa altura.
Penso que a vacina se possa fazer a partir dos 6 meses, mas ninguém melhor para saber a melhor altura para dar a vacina que o veterinárioArguida2 Escreveu: O Egas (cão da minha irmã) usa a scalibor, advantix e faz o heartgard.
Como a scalibor já previne contra a dirofilariose e a leish e o advantix contra a leish ... talvez o heartgard esteja a mais ... digo eu.![]()

Quanto a essa "tralha" toda, a única coisa que poderá estar a mais é o advantix... a scalibor tem protecção durante 6 meses contra toda a bicharada excepto as pulgas (duração de 4 meses para pulgas). A minha opinião é que nesses 4 meses se deve usar algo como o advantix para cobrir eventuais "falhas" da coleira ou substituir mesmo a coleira por uma nova. No entanto, se estiver numa zona endémica e como eu disse anteriormente, protecção nunca é demais.

Obrigada pela informação.
A indicação que a minha irmã tem é a de substituir a scalibor de 4 em 4 meses para garantir uma melhor protecção.
E sim, ele vive numa zona muito endémica (Costa da Caparica). Deve ser por isso que faz toda esta prevenção pois o seguro morreu de velho.

A indicação que a minha irmã tem é a de substituir a scalibor de 4 em 4 meses para garantir uma melhor protecção.

E sim, ele vive numa zona muito endémica (Costa da Caparica). Deve ser por isso que faz toda esta prevenção pois o seguro morreu de velho.
Eu comecei a dar no ano passado o HeartG***d Plus mensalmente para prevenir a dirofilariose. Como é o PLUS serve também como desparasitante interno "tradicional", segundo o vet, e portanto não faço desparasitações adicionais (antigamente dava o Zypir** de 3 em 3 meses).
Além disso uso o Adv***ix para a desparasitação externa por prevenir mosquitos (e assim proteger de mosquitos transmissores de leishmaniose).
Além disso uso o Adv***ix para a desparasitação externa por prevenir mosquitos (e assim proteger de mosquitos transmissores de leishmaniose).
Última edição por lsgl em terça abr 16, 2013 6:58 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
lsgl Escreveu: Além disso uso o Adv***ix para a desparasitação interna por prevenir mosquitos (e assim proteger de mosquitos transmissores de leishmaniose).

<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Eu falei em geral, não foi só para si. A forista que fez o tópico mencionou um modo de desparasitação interno errado, e mencionou apenas os comprimidos como forma de prevenção (informação incompleta).Arguida2 Escreveu:Essa parte da informação incorrecta eu percebi.Estava mesmo convencida de que a scalibor não protegia contra os mosquitos vectores da dirofilariose.
Informação incompleta é que não percebi.![]()
Atenção: Não troque o Advanti* por o Heartgar* porque os modos de actuação são diferentes e complementares. O Heartgar* mata as microfilárias que são inoculadas no animal, enquanto o Advanti* repele os mosquitos. Quando o Advanti* falha o Heartgar* resolve, entende?
P.S. Obrigado por me corrigir a mim sobre o Progra* ...Plus:P
É como o Zezinho disse, o Heartguard complementa o Advantix/Scalibor pois um actua internamente para matar as minhoquinhas numa fase pouco desenvolvida e o outro previne a picada de mosquito.
Como estes repelentes nunca são 100% eficazes, o melhor é sempre complementar com um desparasitante interno próprio (HeartGuard, Program, etc).
Mas melhor ainda é falar com o veterinário que acompanha o animal e ver com ele qual o melhor programa de prevenção a usar
No meu caso foi Advantix/HeartGuard Plus (para também servir de desparasitante interno "tradicional") ou Scalibor/HeartGuard Plus. Como sempre dei bem com o Advantix, nunca experimentei a Scalibor mas confio que também tenha bons resultados.
Como estes repelentes nunca são 100% eficazes, o melhor é sempre complementar com um desparasitante interno próprio (HeartGuard, Program, etc).
Mas melhor ainda é falar com o veterinário que acompanha o animal e ver com ele qual o melhor programa de prevenção a usar

No meu caso foi Advantix/HeartGuard Plus (para também servir de desparasitante interno "tradicional") ou Scalibor/HeartGuard Plus. Como sempre dei bem com o Advantix, nunca experimentei a Scalibor mas confio que também tenha bons resultados.
Obrigada pelo esclarecimento.ZezinhoManel Escreveu:Eu falei em geral, não foi só para si. A forista que fez o tópico mencionou um modo de desparasitação interno errado, e mencionou apenas os comprimidos como forma de prevenção (informação incompleta).Arguida2 Escreveu:Essa parte da informação incorrecta eu percebi.Estava mesmo convencida de que a scalibor não protegia contra os mosquitos vectores da dirofilariose.
Informação incompleta é que não percebi.![]()
Atenção: Não troque o Advanti* por o Heartgar* porque os modos de actuação são diferentes e complementares. O Heartgar* mata as microfilárias que são inoculadas no animal, enquanto o Advanti* repele os mosquitos. Quando o Advanti* falha o Heartgar* resolve, entende?
P.S. Obrigado por me corrigir a mim sobre o Progra* ...Plus:P