A sopa da Lourença - dieta cozinhada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta abr 17, 2013 12:44 pm

Ultimamente tenho cozinhado para a minha cadela ao fim de semana (cozinho para a semana toda), pelo que venho partilhar a receita e a minha experiência.

Ingredientes:
Legumes: sempre que preparo legumes em casa guardo os "restos", devidamente lavados e cortados, num saco no congelador. "Restos" são as folhas de fora das couves, talos de salsa e espinafres, pés de cogumelos, etc. Ao fim de uma semana tenho sempre o saco cheio.

Hidratos de carbono: podem ser arroz, flocos de aveia ou centeio, batatas. Ainda não experimentei feijão ou grão.

Carne: normalmente compro corações e moelas de frango ou carne da cabeça da vaca (aqui há um "talho para cães"). Também já usei requeijão. Gostava de variar mais e usar também peixe.

Vísceras: acabo por comprar sempre fígado de galinha ou porco.

Preparação: cozer os legumes em água, fazer um puré com a varinha mágica, juntar um pouco de azeite e os hidratos de carbono até estarem meio cozinhados, juntar a carne e acabar de cozinhar. Deixar arrefecer e por o tacho no frigorífico ou congelar em porções diárias.

Tempo de preparação: muito pouco, vai cozinhando enquanto se faz outra coisa qualquer.

Quantidades: estava a usar 1/3 legumes, 1/3 carne e 1/3 hidratos. Para ficar mais "correcto" comecei a seguir a quantidades aconselhadas no site do cachorro verde (http://www.cachorroverde.com.br/index.p ... s-adultos/)

Como a minha cadela tem 12,5kg calculei 3,5% do peso dela em comida o que dá 437g por dia. Como só lhe dou comida cozinhada ao jantar (ao pequeno-almoço come ração) e cozinho para uma semana, dá 1,531kg de comida por semana, divididos em:
40% carne = 600g
10% vísceras = 150g
25% hidratos = 400g
25% vegetais = 400g
No site há uma tabela que faz as contas, não é nada complicado, e só se fazem as contas uma vez.

Custos:
600g de carne = 2,4 EUR (4 EUR/kg)
150g vísceras = 0,6 EUR (4 EUR/kg)
400g hidratos = 0,4 EUR (1 EUR/kg)
400g vegetais = 0 EUR
Meia porção diária = 0,50 EUR / dia
Podia comprar mais barato, mas ainda não procurei o sítio certo.

Neste momento dou-lhe ração ao pequeno-almoço e comida cozinhada ao jantar. Isto tem um motivo simples... Quando come comida cozinhada faz mais xixi, e como depois do pequeno-almoço fica sozinha em casa e não acho justo que "se aguente" o dia todo, prefiro dar-lhe comida seca. À noite, quando tenho mais tempo para o passeio, ela pode fazer os xixis que quiser. De vez em quando dou-lhe também um osso com carne crú ou uma "espécie de carne seca que se vende aqui para os cães" para passar o dia a roer.

Resultados: nada de especial visível, excepto que faz mais xixi (o que me parece positivo, afinal também nos dizem a nós para beber mais água). Quando a adoptei tinha um ligeiro tártaro nos dentes, parece-me que reduziu um pouco (tenho de tirar uma foto para ver o antes e depois). Ao princípio armou-se em esquisita quando lhe dava ração ao pequeno-almoço, mas agora come as duas coisas.

Não me parece que comida cozinhada seja caro, complicado ou se perca muito tempo.

Só queria partilhar a experiência com quem tiver curiosidade e dizer que não é nada de complicado, não quero impingir nada a ninguém.

PS: O meu namorado gostou muito do "risoto de corações de galinha com coentros" que estava no frigorífico. :-)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta abr 17, 2013 12:55 pm

Se encontrar aí e forem baratos como aqui, também pode usar pescoços e asas de peru, estas sem os ossos tubulares. A carne de peru é rica em proteínas.

Nas vísceras, pode dar-lhe rins. E eu substituiria a carne de porco pela de borrego, que é melhor para ela. Aqui, a parte mais barata é a do cachaço, ou pescoço.

Uma coisa que desapareceu aqui foi o beiço de vaca, que antigamente dava ao meu cão. Era muito barata, para aí um quarto do preço da outra, e era uma excelente carne.

Nos vegetais, não esqueça as cenouras, feijão verde e bróculos. Não vai encarecer, pois as quantidades são mínimas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Lourenca
Membro Veterano

quarta abr 17, 2013 1:21 pm

Obrigada pelas sugestões Floripes.

Quanto às asas e pescoços de perú, como faz com os ossos? Não queria dar ossos cozinhados e não quero ter trabalho com a carne. Quais são os "ossos tubulares"?

Vegetais é mais fácil, comemos muito e sobra muito. Carne há menos variedade. Temos um "talho para cães", mas tem sobretudo carne seca. Fresca tem carne da cabeça da vaca, essa é barata.

Também damos de vez em quando iogurte, queijo fresco, ovos, leite...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta abr 17, 2013 1:43 pm

Lourença Escreveu:PS: O meu namorado gostou muito do "risoto de corações de galinha com coentros" que estava no frigorífico.
:lol:

Eu também faço misturas mas a carne é crua.
imvs
Membro Júnior
Registado: quarta ago 26, 2009 5:48 pm

quarta abr 17, 2013 2:21 pm

Também comecei a fazer as refeiçoes para os meus dois cães ( 1 ano) . Não notei nada em relação aos xixis. Bebem é muitoooo menos água.
A diferenças que noto é sobretudo a nivel do pêlo (junto também uma capsula de oleo de peixe) .
Em vez de andar pelos sites a ver promoções de ração, ando a ver as de carne, e se souber balancear as coisas sai-me mais barato.
A carne dou ppor vezes crua, outras cozida. É igualmente apreciada.
Floripes3
Membro Veterano

quarta abr 17, 2013 2:50 pm

Lourenca Escreveu:Obrigada pelas sugestões Floripes.

Quanto às asas e pescoços de perú, como faz com os ossos? Não queria dar ossos cozinhados e não quero ter trabalho com a carne. Quais são os "ossos tubulares"?

...
Costumo usar a panela de pressão: ao fim de vinte minutos a cozerem sob pressão, a carne solta-se dos ossos facilmente. Mas se não tiver panela de pressão, também pode cozê-las pelo processo habitual, só que leva bastante mais tempo.

"Ossos tubulares" são os dos membros das aves - asas e pernas -, aqueles compridos e ocos, os tais que se fragmentam em estilhas que podem causar sérios problemas.

Retiro sempre estes, mas "descasco-lhes" as cartilagens todas que puder: são a tal condroitina de que se fala (ou não) nas embalagens de ração. :D Dê-lhe sempre todas as cartilagens e ossos cartilagíneos que puder, na velhice ela agradecer-lho-á.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta abr 17, 2013 2:53 pm

Muito bem :wink:

Aqui em casa, sem dúvida que o que mais enche o congelador é o frango. Facilmente tenho arranjado preços jeitosos no frango, a 1,69/kg ,
e depois sempre vou encontrando filetes a rondar os 3€/kg.
Floripes3
Membro Veterano

quarta abr 17, 2013 3:01 pm

imvs Escreveu:Também comecei a fazer as refeiçoes para os meus dois cães ( 1 ano) . Não notei nada em relação aos xixis. Bebem é muitoooo menos água.
A diferenças que noto é sobretudo a nivel do pêlo (junto também uma capsula de oleo de peixe) .
Em vez de andar pelos sites a ver promoções de ração, ando a ver as de carne, e se souber balancear as coisas sai-me mais barato.
A carne dou ppor vezes crua, outras cozida. É igualmente apreciada.
Bebem muito menos água porque uma boa parte da que precisam diariamente vai nos alimentos frescos.

A cápsula de óleo de peixe é boa ideia, mas pode perfeitamente comprar cabeças de salmão (à volta de um euro o quilo) e dar-lhas cozidas, eliminando apenas os ossos dos maxilares, que têm dentes muito afiados que podem causar problemas. Os peixes de carne escura e oleosos são geralmente mais baratos e eles adoram: chicharro, cavala, sardinhas, etc.

Aos meus também costumo dar a carne tanto crua como cozida, em geral até nem a cozo por muito tempo. Também eles a comem de ambas as maneiras igualmente bem.
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quinta abr 18, 2013 1:32 am

cavalas e sardinhas assim so cozidas em agua? os meus so comem racao, posso dar isto de vez em quando?
Floripes3
Membro Veterano

quinta abr 18, 2013 8:28 am

Pode, sim, Sueska. Até lhes pode dar bocados crus, eles gostam. Nos caso de peixes maiores com espinhas mais duras deve tirar-lhes as centrais.
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 18, 2013 11:13 am

Obrigada Floripes pelo esclarecimento relativo aos ossos. Percebi a ideia, mas já dá mais trabalho. Quanto às cartilagens pode comer à vontade, mas realmente, pelo que refere, devia era incluir mais na refeição. :-)

Cabeças de peixe também são boa ideia, e obrigada pela dica de não lhe dar o maxilar. A minha costuma comer cabeças, peles, os restos das sardinhas (aquelas coisas que estão dentro e não sei bem o que são mas eu não como). Ela tem jeito e costuma deixar as espinhas de fora, mas eu tenho cuidado de tirar a maior parte.

Sueska, a minha veio do canil a comer ração. Comecei a dar-lhe comida cozinhada e não houve problemas. Mais tarde incluí alguma carne crua também sem problemas - só fez cara de esquisita a primeira vez.
Floripes3
Membro Veterano

quinta abr 18, 2013 12:46 pm

Lourenca Escreveu:Obrigada Floripes pelo esclarecimento relativo aos ossos. Percebi a ideia, mas já dá mais trabalho. Quanto às cartilagens pode comer à vontade, mas realmente, pelo que refere, devia era incluir mais na refeição. :-)

...
Pois, eu falo porque como cozo tudo na panela de pressão, a carne solta-se facilmente, é só puxar os ossos, o que num ou dois pares de asas não é nada.

Quanto às cartilagens no topo dos ossos, não é nada que um bom cutelo não resolva. 8)

Mas isto sou eu, que tenho tempo para tais trabalhos, claro. A Lourença faz como pode.
margoustink
Membro Veterano

quinta abr 18, 2013 4:08 pm

Eu cheguei a usar uma colher de gelatina pura misturada na comida. Não sei que quantidades são as aconselhadas.
Lourenca
Membro Veterano

sexta abr 19, 2013 6:37 am

Gelatina daquelas folhas transparentes? Ideia interessante. :-) Vou experimentar.
margoustink
Membro Veterano

sexta abr 19, 2013 7:30 am

Lourenca Escreveu:Gelatina daquelas folhas transparentes? Ideia interessante. :-) Vou experimentar.
Sim, quase sempre usava as folhas de gelatina transparentes.

Só às vezes, usava a gelatina que eu comia, que é em pó e é 100% gelatina.

Em relação ao peixe, eu arranjava sardinhas e carapaus mais pequenos que lhes dava inteiros.

Lourença os ossos a não dar mesmo são os ossos longos de nenhuma espécie. São os fémures, tíbias...e duros, são geralmente muito duros. E nos peixes também sempre que preciso, devemos procurar aqueles ossos mais duros e tirar.
Responder

Voltar para “Cães”