Bandog
Moderador: mcerqueira
Por acaso fui dar a um site que fala em cães "Bandog" eu nem sabia deste assunto, também nao estou interessado em um, mas fiquei com a impressão que são cruzamentos perigosissimos e os caes ficam com alto nível de agressividade.
Alguém me pode explicar mais alguma coisa sobre este assunto?
Alguém me pode explicar mais alguma coisa sobre este assunto?
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
Nunca vi nenhum ao vivo, nem conheço bem a "raça" e o seu temperamento. Mas acompanho a pagina "Andante Bandog Kennels", no Facebook e gosto bastante dos cães que vou vendo!
É um tipo de cão que gosto. Acredito que não seja cao para qualquer um e que precise de ser bem "trabalhado".
(Apesar de também já ter lido que cães resultantess de certos "cruzamentos" sao designados Bandog, acredito que desses cruzamentos, assim "à balda" com caes encorpados e "maus", muitas vezes não tenham os melhores resultados...
A pagina que acompanho parece desenvolver um trabalho diferente tendo já um "tipo de cao" definido e que vão cruzando entre si
Criaçao seleccionada e cuidada destes cães não deve existir por cá)

É um tipo de cão que gosto. Acredito que não seja cao para qualquer um e que precise de ser bem "trabalhado".
(Apesar de também já ter lido que cães resultantess de certos "cruzamentos" sao designados Bandog, acredito que desses cruzamentos, assim "à balda" com caes encorpados e "maus", muitas vezes não tenham os melhores resultados...
A pagina que acompanho parece desenvolver um trabalho diferente tendo já um "tipo de cao" definido e que vão cruzando entre si
Criaçao seleccionada e cuidada destes cães não deve existir por cá)
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Mais misturas explosivas com intuíto nenhum além de um animal agressivo com natural apetência para lutas. Nunca nos vamos livrar disto. Para quê criar cães dificeis, imprevisiveis e com apetência para a luta? Que objectivos servem estas misturas?
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
o problema destas raças é quando viram "raça da moda" e vao parar ás maos de leigos, isso sim ganham a verdadeira reputaçaoArgay Escreveu:Mais misturas explosivas com intuíto nenhum além de um animal agressivo com natural apetência para lutas. Nunca nos vamos livrar disto. Para quê criar cães dificeis, imprevisiveis e com apetência para a luta? Que objectivos servem estas misturas?

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
E não devemos tardar muito a ter notícias de faca e alguidar sobre ataques de cães bandog e todo o restante estendal.
Concordo com a Argay:
Concordo com a Argay:
Argay Escreveu:Mais misturas explosivas com intuíto nenhum além de um animal agressivo com natural apetência para lutas. Nunca nos vamos livrar disto. Para quê criar cães dificeis, imprevisiveis e com apetência para a luta? Que objectivos servem estas misturas?
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
é verdade que deve ser uma mistura explosiva, mas se a criação for responsável e o temperamento dos cães equilibrado não vejo grande mal nisso. Pelos vistos eles estão a tentar criar cães para segurança. Têm um intuito, controlam os animais reprodutores, têm um treino e sociabilização rigoroso... Não vejo grande mal. É verdade que são só rafeiros grandes, mas todas as raças que conhecemos, foram em determinada altura resultado de cruzamentos... Não é um cão que me interesse muito, mas acho bonitos.
Isso é tudo muito bonito enquanto princípios gerais arvorados por quem os cria, mas a verdade é que já andam a vendê-los no olx e sabe-se lá a que mãos vão parar.
E cães para segurança, para quê? Não há já suficientes raças destinadas e vocacionadas para esse trabalho? A beleza é discutível e o que menos importa quando se cria um cão para "segurança".
Andam a brincar com o fogo e depois os animais é que pagam o patau.
E cães para segurança, para quê? Não há já suficientes raças destinadas e vocacionadas para esse trabalho? A beleza é discutível e o que menos importa quando se cria um cão para "segurança".
Andam a brincar com o fogo e depois os animais é que pagam o patau.
Certo. Com isso concordo, mas tanto é igual para donos de Bandogs, como para donos de boerboels, mastins, dogues argentinos e etc...Floripes3 Escreveu:Isso é tudo muito bonito enquanto princípios gerais arvorados por quem os cria, mas a verdade é que já andam a vendê-los no olx e sabe-se lá a que mãos vão parar.
Para o mesmo que os outros... é só mais uma "raça". Senão também deviamos ter (há dezenas/centenas de anos) eleito a melhor e não ter criado mais nenhuma.Floripes3 Escreveu: E cães para segurança, para quê? Não há já suficientes raças destinadas e vocacionadas para esse trabalho?
Floripes3 Escreveu:A beleza é discutível e o que menos importa quando se cria um cão para "segurança".
Certo. Eu queria dizer é que pessoalmente achava bonitos. Em termos de segurança parecem-me cães muito funcionais em termos físicos. Têm um bom porte, são poderosos e atléticos. Além disso parecem ser cães bastante alerta e com disponibilidade para morder.
É claro que a mistura que pra lá anda é explosiva, mas o trabalho desse Andante Bandog Kennels que a maraya citou, parece-me responsável. Haverá certamente outros cujo trabalho será pura e simplesmente "criminoso"... Agora é como tudo o resto. O trabalho começa no criador, que se deve comprometer em ter cães equilibrados, e passa depois para o dono que de ser responsavel e também ele equilibrado e capaz de lhe dar um treino e educação muito rigorosa, mas não vejo porque terá que ser diferente ter um cão destes ou qqr outra PP. Se eles trabalham para ter cães de trabalho equilibrados e sociaveis, é porque o temperamento deles já é previsivel.
É claro que tem os seus riscos e que se tem sempre que pensar nas consequencias, mas com os devidos cuidados, cada um é livre de fazer o que bem lhe apetece com os seus cães.
Nem foi isso o que eu disse, nem as coisas são bem assim.diogosvp Escreveu:...
Para o mesmo que os outros... é só mais uma "raça". Senão também deviamos ter (há dezenas/centenas de anos) eleito a melhor e não ter criado mais nenhuma.Floripes3 Escreveu: E cães para segurança, para quê? Não há já suficientes raças destinadas e vocacionadas para esse trabalho?
...
Uma coisa é pegar numa população de cães autóctones de uma dada região que têm comum determinadas características e apurá-la para fixar as características mais importantes para o que se pretende, fazendo então dela uma raça, como aconteceu com a maioria das raças hoje existentes, e isso sim, é criação de raças, outra é proceder a cruzamentos entre raças existentes para se obter algo que já existe, como é o caso dos bandogs.
Mas pronto, não vou continuar nisto, pois nem sequer sou defensora de de "apuramentos" em geral, quanto mais destes sem rei nem roque. Lamento pelos cães, cujo futuro me parece tão negro quanto é o presente dos pit bulls e demais raças consideradas potencialmente perigosas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Até ontem não fazia a mais pequena ideia do que fosse um Bandog.
Já tinha lido diversas referências em sites e revistas americanos mas nunca liguei. Pensava, assim vagamente, que era uma mistura qualquer que metia Pit e que eles tinham inventado.
Explicaram-me que não é raça nenhuma, é sim um cruzamento entre dois molossos (das mais variadas raças molossoides) e que serve para guarda. É uma prática muito antiga e que actualmente não se justifica.
Há lá um cruzamento específico que mete Pit com não sei quê e que eles chama American Bandog e deve ser daí que apanhei a ideia que tinha.
Já tinha lido diversas referências em sites e revistas americanos mas nunca liguei. Pensava, assim vagamente, que era uma mistura qualquer que metia Pit e que eles tinham inventado.
Explicaram-me que não é raça nenhuma, é sim um cruzamento entre dois molossos (das mais variadas raças molossoides) e que serve para guarda. É uma prática muito antiga e que actualmente não se justifica.
Há lá um cruzamento específico que mete Pit com não sei quê e que eles chama American Bandog e deve ser daí que apanhei a ideia que tinha.
Não gosto de bandogs ou bullys.
Para além do gosto, Acho que são tentativas (falhadas) de tornar o excelente em melhor ainda (no caso do pit) e não sabem como e como maior é melhor, exageram...
O que pode trazer problemas de funcionalidade (no caso dos bullys) em nome, talvez, de um conceito estético muito discutível.(parecem porcos).
que ficam muito aquém do que eu procuro num cão.
Não gosto de braquincefálicos justamente pelas mesmas razões, fraca funcionalidade em nome de eu sei lá o quê.
Mas nestes abro uma excepção, o boxer.
E atlético, e enérgico, tem um porte e um peso que lhe ainda permite ser rápido e ágil, e é poderoso.Talvez ainda alguém se lembre de por aquele focinho no "esticador" e alterar-lhe o chanfro.
Bandogs inclui raças que eu simplesmente não sou puxado.
Com tanto rafeiro, pit, boxers, p.a.'s, malinois, etc, pardais ao ninho.
Para quê modernices? 1+1 nem sempre dá 2
Para além do gosto, Acho que são tentativas (falhadas) de tornar o excelente em melhor ainda (no caso do pit) e não sabem como e como maior é melhor, exageram...
O que pode trazer problemas de funcionalidade (no caso dos bullys) em nome, talvez, de um conceito estético muito discutível.(parecem porcos).
que ficam muito aquém do que eu procuro num cão.
Não gosto de braquincefálicos justamente pelas mesmas razões, fraca funcionalidade em nome de eu sei lá o quê.
Mas nestes abro uma excepção, o boxer.
E atlético, e enérgico, tem um porte e um peso que lhe ainda permite ser rápido e ágil, e é poderoso.Talvez ainda alguém se lembre de por aquele focinho no "esticador" e alterar-lhe o chanfro.
Bandogs inclui raças que eu simplesmente não sou puxado.
Com tanto rafeiro, pit, boxers, p.a.'s, malinois, etc, pardais ao ninho.
Para quê modernices? 1+1 nem sempre dá 2
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Se apenas tivéssemos como cão de guarda o kommondor e o Chow Chow , até gostava que se selecionassem outras raças para guarda.
Não os acho bonitos, aliás nada bonitos; para mim um cão para ser bonito não pode ser só grande é preciso mais.
Não os acho bonitos, aliás nada bonitos; para mim um cão para ser bonito não pode ser só grande é preciso mais.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Já eu, adoro braquicéfalos e molossos. Quanto mais cabeçudo for o cão, mais eu gosto.
O Boxer acho engraçado mas é fininho e pequeno para o meu gosto.
O Boxer acho engraçado mas é fininho e pequeno para o meu gosto.