O meu cão morde-se e provoca feridas
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: segunda abr 22, 2013 5:20 pm
O meu cão é arraçado de serra de estrela e tem 12 anos.
Aparentemente não tem nenhum problema de pele visÃvel, não tem queda de pelo, vermelhidão nem bolhas. Não tem pulgas nem carraças. No entanto ele morde-se por baixo do rabo e na região lombar, de tal forma que já provocou feridas.
Já comprei um creme cicatrizante e uma coleira tipo funil para que ele nao lamba as feridas.
Quais poderão ser as causas deste comportamento?
Aparentemente não tem nenhum problema de pele visÃvel, não tem queda de pelo, vermelhidão nem bolhas. Não tem pulgas nem carraças. No entanto ele morde-se por baixo do rabo e na região lombar, de tal forma que já provocou feridas.
Já comprei um creme cicatrizante e uma coleira tipo funil para que ele nao lamba as feridas.
Quais poderão ser as causas deste comportamento?
É possível que não tenha nada a ver mas o Calvin (o meu lab) mordia a ponta da cauda, fazendo ferida.
O vet nunca chegou a detectar porquê e, após cremes e cremes, pensos e pensos, acabei por optar por exercício físico em barda e escovagens diárias do pêlo.
Parece-me que era vício resultante da solidão e abandono em que viveu (o Calvin veio da rua) e, se calhar, uma ou outra pulguita...
A ideia era distraí-lo para não roer a ponta da cauda e cansá-lo para nem sequer pensar nisso.
O vet, inicialmente, pensou que se tratasse de parasitas ou doença de pele e que ele quisesse controlar a comichão (daí os cremes).
Nunca se detectou nada após n exames.
O hábito passou (deviam ver as paredes todas salpicadas de sangue...) e nunca teve recaída.
Penso que era psicológico mesmo.
O vet nunca chegou a detectar porquê e, após cremes e cremes, pensos e pensos, acabei por optar por exercício físico em barda e escovagens diárias do pêlo.
Parece-me que era vício resultante da solidão e abandono em que viveu (o Calvin veio da rua) e, se calhar, uma ou outra pulguita...
A ideia era distraí-lo para não roer a ponta da cauda e cansá-lo para nem sequer pensar nisso.
O vet, inicialmente, pensou que se tratasse de parasitas ou doença de pele e que ele quisesse controlar a comichão (daí os cremes).
Nunca se detectou nada após n exames.
O hábito passou (deviam ver as paredes todas salpicadas de sangue...) e nunca teve recaída.
Penso que era psicológico mesmo.
<p>"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que não podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Já levou o cão ao veterinário?
Uma pulga é suficiente para desencadear um ataque de alergia, e num serra-da-estrela, mesmo que de pêlo curto, não é nada difícil andarem pulgas.
Também pode ser algum problema com as glândulas perianais.
Portanto:
LEVE-O AO VETERINÁRIO!
Uma pulga é suficiente para desencadear um ataque de alergia, e num serra-da-estrela, mesmo que de pêlo curto, não é nada difícil andarem pulgas.
Também pode ser algum problema com as glândulas perianais.
Portanto:
LEVE-O AO VETERINÁRIO!
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Poderá ser alergia à picada de pulga. Apanhei 1 só pulga à minha, e depois de me livrar da tal pulga ela continuava a cocar-se na base da cauda (na parte de cima), tanto que comecava a ficar com uma pelada. Também nao lhe encontrava nada de especial na pele. No meu caso dei-lhe um banho (com shampoo normal para cao) e a comichao passou.
Onde exactamente é que ele se coca?
Onde exactamente é que ele se coca?
N zona que é, aposto em alergia à picada da pulga, e em cães alérgicos, basta uma picada, mesmo que a pulga se vá embora depois, para desencadear uma reacção alérgica. Deve ir com ele ao veterinário de qualquer forma para analisar o que se passa e tratar.
-
- Registado: segunda abr 22, 2013 5:20 pm
O veterinário já foi lá casa, só vim aqui pesquisar, porque não parava de pensar no assunto.
Trata-se de quistos sebaceos e um tumor perianal. Já foi submetido a uma cirurgia e está a ser medicado. Segundo o Veterinário é devido a ser uma raça de grande porte e não ser castrado.
Trata-se de quistos sebaceos e um tumor perianal. Já foi submetido a uma cirurgia e está a ser medicado. Segundo o Veterinário é devido a ser uma raça de grande porte e não ser castrado.
Não vislumbro o que é que o grande porte terá a ver com quistos sebáceos e tumores perianais, mas como não sou veterinária...
Já o tumor pode ter alguma relação com o facto de o cão não ser castrado, mas a verdade é que nos casos que conheço tanto fez serem-no, como não.
Mas ainda bem que ele já está a ser tratado. As melhoras.
Já o tumor pode ter alguma relação com o facto de o cão não ser castrado, mas a verdade é que nos casos que conheço tanto fez serem-no, como não.
Mas ainda bem que ele já está a ser tratado. As melhoras.
Então mas abriu o tópico ontem e hoje já tem diagnóstico e já está operado? Quer dizer, como descobriram que era um tumor? Análises? RX? Ecocardiograma?
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
Os quistos sebáceos são vulgares em cães mais idosos - normalmente são apenas tumores benignos.
A minha cadela tem um.
Foi analisado e é benigno.
Está num sítio arriscado, perto de uma artéria.
O vet acha que não é de operar a não ser que cresça, mude de cor, etc.
Penso que no Calvin - foi logo de início, quando veio para nós - era angústia.
O que eu queria dizer é que o dono conhece o seu cão.
Só ele pode avaliar se houve alterações à rotina, se ultimamente não se dá a mesma atenção ao bicho, se há um rival mais novo, etc.
Uma simples mudança de casa pode causar angústia num cão idoso.
Mas pode ser uma variedade de causas - fungos, parasitas, dermatites, etc.
É sempre bom ir ao vet.
Não vejo que o porte impeça a castração.
Certamente percebeu mal.
A minha cadela tem um.
Foi analisado e é benigno.
Está num sítio arriscado, perto de uma artéria.
O vet acha que não é de operar a não ser que cresça, mude de cor, etc.
Penso que no Calvin - foi logo de início, quando veio para nós - era angústia.
O que eu queria dizer é que o dono conhece o seu cão.
Só ele pode avaliar se houve alterações à rotina, se ultimamente não se dá a mesma atenção ao bicho, se há um rival mais novo, etc.
Uma simples mudança de casa pode causar angústia num cão idoso.
Mas pode ser uma variedade de causas - fungos, parasitas, dermatites, etc.
É sempre bom ir ao vet.
Não vejo que o porte impeça a castração.
Certamente percebeu mal.
<p>"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que não podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Quem percebeu mal foi a Zorra. Segundo o post do forista, o veterinário não falou em castrar, apenas terá atribuído os quistos e o tumor perianal ao porte e ao facto de o cão não ser castrado:zorra Escreveu:...Não vejo que o porte impeça a castração.
Certamente percebeu mal.
lferreira80 Escreveu:...Segundo o Veterinário é devido a ser uma raça de grande porte e não ser castrado.