Férias: dogsitter ou porão do avião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta mar 28, 2013 9:30 am

O exemplo do cão a fugir pelo aeroporto não é lá muito motivante. :-)

Como posso ajudar a dogsitter e a cadela? A dogsitter é uma conhecida em casa da qual vivemos umas semanas no ano passado. A cadela já conhece a casa e a dogsitter, e a dogsitter já conhece as "manhas" da cadela. Mas desde então não conviveram muito uma com a outra. Vamos começar a sair e a passear todos juntos. Que mais pode a dogsitter fazer para ajudar a cadela a passar umas boas férias? Infelizmente duvido que seja "um campo de férias", mas vai ter companhia num apartamento e passeios no jardim. Soltar a cadela no início parece-me arriscado (ela não obedece a desconhecidos e é muito chata com outros cães).
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta mar 28, 2013 1:01 pm

Lourenca Escreveu:O exemplo do cão a fugir pelo aeroporto não é lá muito motivante. :-)

Como posso ajudar a dogsitter e a cadela? A dogsitter é uma conhecida em casa da qual vivemos umas semanas no ano passado. A cadela já conhece a casa e a dogsitter, e a dogsitter já conhece as "manhas" da cadela. Mas desde então não conviveram muito uma com a outra. Vamos começar a sair e a passear todos juntos. Que mais pode a dogsitter fazer para ajudar a cadela a passar umas boas férias? Infelizmente duvido que seja "um campo de férias", mas vai ter companhia num apartamento e passeios no jardim. Soltar a cadela no início parece-me arriscado (ela não obedece a desconhecidos e é muito chata com outros cães).
Ainda assim, poderá perfeitamente ser algo próximo de "campo de férias". e porquê? Porque, ao contrário do dia trivial com os donos, que, presumo, tenham a sua vida ocupada e não possam dedicar-se em exclusivo à cadela, no caso da dogsitter, a atenção será quase exclusiva. Logo, vai poder fazer mais jogos, mais brincadeiras, vai haver possibilidade para fazer mais viagens (caso haja veículo disponível), etc. Ou seja, em vez dos 3 passeios diários e alguma atenção pela noite (estou a atirar à sorte, pela "média"), vai ter alguém que vai passar o dia todo com ela, para ela.
Como pode enriquecer os laços entre a dogsitter e a cadela? Bom, tempo é a questão chave, parece-me óbvio. Quanto mais tempo conseguir fazer com que a sua cadela passe com a dogsitter antes das férias, menos estranha ela se torna e menor será o impacto da sua ausência. Tal como disse atrás, é bem pensado fazer, nas primeiras vezes, passeios em conjunto (em que os donos ainda estejam presentes), mas também em casa, deixar a dogsitter permanecer em casa algum tempo convosco. (isto pode parecer irrealista, mas como disse que a dogsitter é vossa amiga, ou conhecida, pode ser que seja viável)
Depois dos primeiros passeios, e conforme a adaptação de ambas, tente promover algum tempo só com as duas. Esse tempo terá de ser extremamente rico, e convém que se distinga, pela positiva, do tempo que passou com os donos, pelo menos nesse dia. Ou seja, está a passar um dia monótono, e eis que chega a dogsitter para proporcionar um montão de actividades.
Mais... nos dias em que vai estar com a dogsitter, não lhe dê qualquer tipo de comida para além da ração. Até que chega a dogsitter com um monte de guloseimas... Não há forma mais rápida de promover empatia, mas claro que isto é só uma forma de acelerar as coisas ao princípio. O importante está na riqueza de experiências que a cadela irá associar à presença da dogsitter.
Ou seja, desde que tenha possibilidade para isso e o faça com antecedência e num ritmo certo (o da cadela), fazer com que a sua cadela goste de uma pessoa é relativamente fácil.
Lourenca
Membro Veterano

quarta abr 03, 2013 9:45 am

Obrigada pelas sugestões! Vou comprar um tupperware cheio de guloseimas para a dogsitter oferecer à minha cadela. :-) E convidar-me para casa dela e vice-versa, com passeios incluídos, a ver se aumentamos o convívio entre as duas o mais possível. E dar dicas para ela "divertir" a cadela. Mesmo que a cadela não goste de ficar sem os donos, pelo menos não deve ficar com a sensação que fica com uma desconhecida.
Lourenca
Membro Veterano

terça abr 23, 2013 7:25 am

Olá a todos,

Venho fazer um update e pedir uma opinião.

Entretanto a "dogsitter" já veio a nossa casa, nós a casa dela, já fomos passear todos em conjunto, e a cadela fica contente quando a vê. Pelo menos já não tenho a sensação que vai ficar com uma desconhecida. Vamos continuar nas próximas semanas, e aproveitamos para ir dando dicas aos poucos.

Estou só na dúvida em como fazer a "entrega" antes de ir de férias. Ou vamos lá pôr a cadela com o seu "enxoval" e só voltamos a aparecer no fim das férias para a ir buscar, ou vamos lá deixá-la uns dias antes e vamos visitá-la à noite antes de ir de férias. Se bem que a segunda opção pareça mais suave, é capaz é de enervar a cadela ainda mais. Que pensam?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça abr 23, 2013 8:40 am

Também pode começar por ir pondo o enxoval antes da cadela e depois levava-a só na véspera da sua partida. Leve também uma peça de roupa não lavada de cada um de vocês, humanos, para ela sentir o vosso cheiro durante os primeiros dias e o corte não ser tão radical.

As visitas não me parecem boa ideia, a cadela vai ficar ansiosa e vão obstar à sua adaptação à casa da sua amiga.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Lourenca
Membro Veterano

terça abr 23, 2013 2:06 pm

Porque sugere levar o enxoval uns dias antes? Para evitar mais stress no dia e para ela não perceber bem o que se passa?

Quanto à roupa com o nosso cheiro, vamos levar, sim. Na primeira vez que fomos de férias e a deixamos com a minha mãe, o meu namorado até teve o cuidado de usar a mesma t-shirt durante várias semanas seguidas, deve ter achado que se a cadela desmaiasse com o cheiro iria ter umas férias sossegadas. :-)

Se a dogsitter tiver espaço no frigorífico, se calhar também lhe mando um tacho de comida cozinhada por mim, para não sentir a falta nos primeiros dias. Para além da saca da ração e de um monte de "guloseimas".
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça abr 23, 2013 3:17 pm

Lourenca Escreveu:Porque sugere levar o enxoval uns dias antes? Para evitar mais stress no dia e para ela não perceber bem o que se passa?
Sim, para evitar que ela encare a trouxa das suas coisas como uma espécie de abandono. Se as coisas forem sendo transferidas aos poucos para casa da FAT ela deverá encarar isso como uma espécie de prolongamento do lar.
Quanto à roupa com o nosso cheiro, vamos levar, sim. Na primeira vez que fomos de férias e a deixamos com a minha mãe, o meu namorado até teve o cuidado de usar a mesma t-shirt durante várias semanas seguidas, deve ter achado que se a cadela desmaiasse com o cheiro iria ter umas férias sossegadas. :-)
:lol: :lol: :lol:
Se a dogsitter tiver espaço no frigorífico, se calhar também lhe mando um tacho de comida cozinhada por mim, para não sentir a falta nos primeiros dias. Para além da saca da ração e de um monte de "guloseimas".
Boa ideia. Eu faço sempre isso.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano

quarta abr 24, 2013 10:09 pm

Lourença, isto é capaz de ajudá-la:

http://www.patriciamcconnell.com/theoth ... t-the-dogs
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 25, 2013 6:45 am

Por acaso acho que já tinha lido da primeira vez que fui de férias sem a cadela, mas na altura ficou com a minha mae, é mais fácil. É uma boa lista. Ajuda-me mais a mim que a cadela. ;-)

Este fim-de-semana vamos visitar a dogsitter, acho que vamos levar a cama da cadela para ela dormir umas horas por lá, a ver se comeca a sentir-se em casa.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta abr 25, 2013 8:35 am

Lourença eu já cuidei de animais de vizinhos e amigos no período de férias e correu sempre muito bem. Umas vezes vieram para minha casa, outras ficaram em casa dos donos. Regra de ouro, apontar as rotinas e rituais a que o animal está habituado. Perceber o seu comportamento habitual, com que animais se dá, com quais não dá, se é medroso, sociável ou não. No final, respeitando a rotina habitual do animal tudo corre bem.
É uma grande responsabilidade tomar conta do animal de outra pessoa, pelo menos para mim, é. Mas tem corrido sempre muito bem.
Deixe a sua amiga ir passear sózinha com ela. Se os donos vão atrás, é lógico que fica desconfortável e desconfiada.
Também já cuidaram dos meus. Pensava que ía ser um stress e afinal, quando cheguei a casa, estavam optimos, felizes, calmos e com o seu comportamento normal. Pensava que íam fazer uma festa descomunal, daquelas de partir a casa aos ganidos mas reagiram como se tivesse ido ao pão e voltado 5 minutos depois. Claro que contribuíu o facto de a minha amiga ter ido para minha casa e ter-se esforçado ao milimetro para respeitar as rotinas habituais.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 25, 2013 9:50 am

Como a minha cadela é mais stressada e desconfiada que o "normal" (deve ser por ter vindo do canil), eu preocupo-me mais. Quando ficava com a minha mae eu sabia que ela estava bem entregue e fartava-se de comer e passear, mas a minha mae dizia que ela chorava um bocado. Estou a tentar preparar as coisas para correr o melhor possível. :-)
Argay
Membro Veterano

quinta abr 25, 2013 10:08 am

Lourença, com os cães não se prepara nada porque ela não vai compreender que a dona vai de férias. Deixe na amiga os objectos pessoais, a comida, as indicações necessárias e telefone todos os dias. Se algo correr mal, adeus férias. Mas não vai correr. Vai ver que com a sua amiga ela até se porta melhor. Também tenho uma cadela muito ansiosa e quando ficou com a "bábá", ficou muito bem. Quem andou sempre preocupada fui eu, portanto, desisti de me ausentar a menos que seja imperativo. Sei que eles ficaram bem mas também sei o stress em que andei, sempre a contar as horas para voltar a casa.
<p>&nbsp;</p>
Argay
Membro Veterano

quinta abr 25, 2013 10:14 am

Uma coisa a ter em atenção, por muito bem que tudo esteja a correr, a sua amiga não fique com a tentação de lhe tirar a trela.
<p>&nbsp;</p>
lds6
Membro Veterano

quinta abr 25, 2013 1:31 pm

Argay Escreveu:Lourença, com os cães não se prepara nada porque ela não vai compreender que a dona vai de férias. Deixe na amiga os objectos pessoais, a comida, as indicações necessárias e telefone todos os dias. Se algo correr mal, adeus férias. Mas não vai correr. Vai ver que com a sua amiga ela até se porta melhor. Também tenho uma cadela muito ansiosa e quando ficou com a "bábá", ficou muito bem. Quem andou sempre preocupada fui eu, portanto, desisti de me ausentar a menos que seja imperativo. Sei que eles ficaram bem mas também sei o stress em que andei, sempre a contar as horas para voltar a casa.
Concordo em absoluto. Acho que deve haver preparação, mas entre os donos e a pessoa que vai ficar com o cão. Agora, a ideia de preparar o cão com antecedência, das duas uma: ou vai ser infrutífero, o seu cão provavelmente não vai entender; ou, se entender, tanto pior, porque vai criar um estado de ansiedade completamente escusado.
Agora, eu estou a entender por "preparação" algo como a mudança gradual de objectos da cadela para a a casa da dogsitter, etc. Quanto a fazer uma habituação à dogsitter, quanto tornar a convivência das duas algo harmonioso enquanto os donos ainda estão "cá", sobre isso já se falou bastante.
Responder

Voltar para “Cães”