O meu cão morde-se e provoca feridas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lferreira80
Registado: segunda abr 22, 2013 5:20 pm

segunda abr 22, 2013 5:26 pm

O meu cão é arraçado de serra de estrela e tem 12 anos.
Aparentemente não tem nenhum problema de pele visível, não tem queda de pelo, vermelhidão nem bolhas. Não tem pulgas nem carraças. No entanto ele morde-se por baixo do rabo e na região lombar, de tal forma que já provocou feridas.
Já comprei um creme cicatrizante e uma coleira tipo funil para que ele nao lamba as feridas.
Quais poderão ser as causas deste comportamento?
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda abr 22, 2013 5:32 pm

Dôr, provavelmente. Já foi ao veterinário com ele?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

segunda abr 22, 2013 6:39 pm

É possível que não tenha nada a ver mas o Calvin (o meu lab) mordia a ponta da cauda, fazendo ferida.
O vet nunca chegou a detectar porquê e, após cremes e cremes, pensos e pensos, acabei por optar por exercício físico em barda e escovagens diárias do pêlo.

Parece-me que era vício resultante da solidão e abandono em que viveu (o Calvin veio da rua) e, se calhar, uma ou outra pulguita...
A ideia era distraí-lo para não roer a ponta da cauda e cansá-lo para nem sequer pensar nisso.

O vet, inicialmente, pensou que se tratasse de parasitas ou doença de pele e que ele quisesse controlar a comichão (daí os cremes).
Nunca se detectou nada após n exames.

O hábito passou (deviam ver as paredes todas salpicadas de sangue...) e nunca teve recaída.
Penso que era psicológico mesmo.
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Argay
Membro Veterano

segunda abr 22, 2013 7:17 pm

É um cão de grande porte de 12 anos, como sugere "cansá-lo"?
<p>&nbsp;</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 22, 2013 7:50 pm

Normalmente casos tipo o do Calvin, são manifestações de frustração e ócio a mais.
Ao autor(a) do tópico.

Acha que isso encaixa no estilo de vida do seu cão?

p.s. um cão com 12 anos não é difícil cansar
Argay
Membro Veterano

segunda abr 22, 2013 8:06 pm

botas96 Escreveu: p.s. um cão com 12 anos não é difícil cansar
Principalmente quando a esperança média de vida são 12 anos.
<p>&nbsp;</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda abr 22, 2013 8:09 pm

Já levou o cão ao veterinário?

Uma pulga é suficiente para desencadear um ataque de alergia, e num serra-da-estrela, mesmo que de pêlo curto, não é nada difícil andarem pulgas.

Também pode ser algum problema com as glândulas perianais.

Portanto:

LEVE-O AO VETERINÁRIO!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça abr 23, 2013 7:09 am

Poderá ser alergia à picada de pulga. Apanhei 1 só pulga à minha, e depois de me livrar da tal pulga ela continuava a cocar-se na base da cauda (na parte de cima), tanto que comecava a ficar com uma pelada. Também nao lhe encontrava nada de especial na pele. No meu caso dei-lhe um banho (com shampoo normal para cao) e a comichao passou.
Onde exactamente é que ele se coca?
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça abr 23, 2013 7:18 am

Leve ao veterinário, ninguém melhor para conseguir perceber as causas e prescrever o tratamento indicado. Ainda para mais se está a criar feridas é importante que não perca tempo a tentar obter diagnósticos em fóruns.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça abr 23, 2013 2:05 pm

N zona que é, aposto em alergia à picada da pulga, e em cães alérgicos, basta uma picada, mesmo que a pulga se vá embora depois, para desencadear uma reacção alérgica. Deve ir com ele ao veterinário de qualquer forma para analisar o que se passa e tratar.
lferreira80
Registado: segunda abr 22, 2013 5:20 pm

terça abr 23, 2013 2:23 pm

O veterinário já foi lá casa, só vim aqui pesquisar, porque não parava de pensar no assunto.
Trata-se de quistos sebaceos e um tumor perianal. Já foi submetido a uma cirurgia e está a ser medicado. Segundo o Veterinário é devido a ser uma raça de grande porte e não ser castrado.
Floripes3
Membro Veterano

terça abr 23, 2013 3:01 pm

Não vislumbro o que é que o grande porte terá a ver com quistos sebáceos e tumores perianais, mas como não sou veterinária...

Já o tumor pode ter alguma relação com o facto de o cão não ser castrado, mas a verdade é que nos casos que conheço tanto fez serem-no, como não.

Mas ainda bem que ele já está a ser tratado. As melhoras.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Argay
Membro Veterano

terça abr 23, 2013 4:15 pm

Então mas abriu o tópico ontem e hoje já tem diagnóstico e já está operado? Quer dizer, como descobriram que era um tumor? Análises? RX? Ecocardiograma?
<p>&nbsp;</p>
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça abr 23, 2013 7:17 pm

Os quistos sebáceos são vulgares em cães mais idosos - normalmente são apenas tumores benignos.
A minha cadela tem um.
Foi analisado e é benigno.
Está num sítio arriscado, perto de uma artéria.
O vet acha que não é de operar a não ser que cresça, mude de cor, etc.

Penso que no Calvin - foi logo de início, quando veio para nós - era angústia.
O que eu queria dizer é que o dono conhece o seu cão.
Só ele pode avaliar se houve alterações à rotina, se ultimamente não se dá a mesma atenção ao bicho, se há um rival mais novo, etc.
Uma simples mudança de casa pode causar angústia num cão idoso.

Mas pode ser uma variedade de causas - fungos, parasitas, dermatites, etc.
É sempre bom ir ao vet.

Não vejo que o porte impeça a castração.
Certamente percebeu mal.
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Floripes3
Membro Veterano

terça abr 23, 2013 8:30 pm

zorra Escreveu:...Não vejo que o porte impeça a castração.
Certamente percebeu mal.
Quem percebeu mal foi a Zorra. Segundo o post do forista, o veterinário não falou em castrar, apenas terá atribuído os quistos e o tumor perianal ao porte e ao facto de o cão não ser castrado:
lferreira80 Escreveu:...Segundo o Veterinário é devido a ser uma raça de grande porte e não ser castrado.
Responder

Voltar para “Cães”