Cio atrasado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça abr 23, 2013 8:38 am

Uma das desvantagens de não ter a cadela esterilizada é ficar preocupada com piómetras. Falam tanto disso que acabei por ficar paranoica.

Tenho a minha cadela há cerca de 1,5 anos (deve ter cerca de 3 anos de idade) e costuma ter o cio de 5 em 5 meses. Este mês já devia ter começado mas ainda nada. E não, NÃO está grávida, nunca teve oportunidade para isso. Ela está perfeitamente normal, mas eu estou ansiosamente à espera que o cio comece de uma vez por todas, não sei se me devo preocupar se ainda não. Se calhar ainda vou ao veterinário só para ficar descansada...

Também não faz parte dos planos esterilizar a não ser que haja motivos médicos para isso, o que significa que tenho de tomar atenção aos cios e a possíveis problemas. Como é que se detectam problemas? Como disse, ela parece-me perfeitamente normal.

Porque motivos se atrasa o cio? Será que a mudança para um país com o Inverno longo, escuro e frio faz com que o período reprodutivo atrase para a Primavera?
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça abr 23, 2013 8:47 am

Regra geral a piômetra tem mais probabilidade de aparecer no mês a seguir ao cio. A menos que atrase muito, não parece caso para se preocupar.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça abr 23, 2013 9:33 pm

Subscrevo a resposta anterior e ainda acrescento que o cio não se atrasa por estar grávida :P ela engravidaria durante o cio (ia ter na mesma as manifestações :) )
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

terça abr 23, 2013 10:05 pm

O que li sobre esse assunto é que pode variar muito de animal para animal. O padrão por o que se deve guiar é o cio ocorrer a cada 6 meses, mas podendo variar para intervalos mais curtos ou mais longos entre os ciclos. Tendo em atenção que as cadelas idosas tendem a ter um intervalo entre cios maior, porém não existe menopausa.

Eu vou-me guiar pelos 6meses (se passar dos 8 então vou preocupar-me), mas acho que isso vai depender da alimentação (cadelas esquisitas com a comida é capaz de atrasar por isso) e até do contacto com outros cães (principalmente machos). Mas isto é a minha opinião (vale o que vale). :)

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

terça abr 23, 2013 11:32 pm

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 24, 2013 1:05 am

Quando ela ficar estranha, deixar de dar pinotes, corrimento vaginal,etc.
Fica a saber.
Uma coisa é certa Lourenca, pelo que tenho lido ultimamente da sua cadela, no momento em que ela ficar paraduncha, algo se passa, portanto, vet com ela.

P.s.-Entretanto estou à espera que me digam alguma coisa, mas estou a ver que a malta do norte come muito queijo
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta abr 24, 2013 9:04 am

Pois é, realmente a falta de cio não seria gravidez. Estou a misturar tudo. :-)
Eu também preferia que ela tivesse cios mais espaçados, que de 5 em 5 meses é muito!
Obrigada pelos links, vou ver.
Lembro-me de um dia ela não querer comer mas andar no jardim a correr como louca aos pulos. À noite começou a vomitar, e acabou por sair um peluche que tinha engolido há 3 meses atrás. Esteve quase para ser operada porque se pensava que havia mais tralha lá por dentro (mudamos de vet e afinal não havia mais nada). Só a falta de fome nesse dia é que indicou que qualquer coisa não estava bem. A malandra disfarça muito bem. Bom, mas desta vez também come. O atraso é pequeno, vou esperar mais um pouco. Ela que se despache!
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

quarta abr 24, 2013 1:59 pm

A minha cachopa fez 1 ano em Março e ainda não teve nenhum cio....o vet desvalorizou a minha preocupação.

Alguém já passou pelo mesmo??
<p>amiga 3msq</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta abr 24, 2013 2:22 pm

3msq Escreveu:A minha cachopa fez 1 ano em Março e ainda não teve nenhum cio....o vet desvalorizou a minha preocupação.

Boas...

Pense sempre na sua cachopa como a sua namorada, e sendo você hetero... Elas às vezes são muito complicadas... nisso e quase em tudo!
Aiópá, vai-me cair tudo em cima!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 24, 2013 3:20 pm

O seu vet está certo, não entre em aflições.
Há umas que demoram mais a aparecer o primeiro cio (já me disseram que às vezes o primeiro cio pode aparecer até aos 16 meses).
Depende do caso a caso.

Ora aqui está mais um porquê que eu acho a esterilização/castração preventiva e precoce ( aos 6 meses) é um crime.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta abr 24, 2013 4:55 pm

fontedasbicas Escreveu:
3msq Escreveu:A minha cachopa fez 1 ano em Março e ainda não teve nenhum cio....o vet desvalorizou a minha preocupação.

Boas...

Pense sempre na sua cachopa como a sua namorada, e sendo você hetero... Elas às vezes são muito complicadas... nisso e quase em tudo!
O vet desvalorizou logo quem complica são vocês...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 24, 2013 5:00 pm

Os homens são sempre a mesma coisa!

Nem ligue ao que eles dizem.

Ela pode ter o cio mais tarde e não há problema nenhum. Tal como nas mulheres há cadelas que são mais regulares que outras, há cadelas mais precoces que outras.
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

quarta abr 24, 2013 8:15 pm

fontedasbicas Escreveu:

Boas...

fontedasbicas prefiro mesmo pensar que sendo hetero beneficiava mais em namorar com a cachopa.....tem alguns homens que para além de serem muito complicados, picuinhas, chatos, cheios de mau feitio, ainda têm a mania que são espertos e muito inteligentes :wink:

Aos restantes foristas com os quais tenho aprendido com a experiência e bom senso, seguindo o que vão postando ,agradeço a opinião :D
''Preocupada'' pode ter sido um bocadinho forte, não me faz perder o sono, nem penso muito no assunto, mas das 3 cadelas que tive a Lara é a mais ''atrasada'' (se me é permitido o termo :wink: )
<p>amiga 3msq</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta abr 24, 2013 8:55 pm

3msq Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:

Boas...

fontedasbicas prefiro mesmo pensar que sendo hetero beneficiava mais em namorar com a cachopa.....tem alguns homens que para além de serem muito complicados, picuinhas, chatos, cheios de mau feitio, ainda têm a mania que são espertos e muito inteligentes :wink:

Aos restantes foristas com os quais tenho aprendido com a experiência e bom senso, seguindo o que vão postando ,agradeço a opinião :D
''Preocupada'' pode ter sido um bocadinho forte, não me faz perder o sono, nem penso muito no assunto, mas das 3 cadelas que tive a Lara é a mais ''atrasada'' (se me é permitido o termo :wink: )
Boas...

Épá, desculpe... nem fui ver o seu perfil... Vê como lhe dou razão...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta abr 24, 2013 9:12 pm

Nunca passei pelo mesmo, mas se o vet disse para nao se preocupar aguarde mais uns tempos.
Ha cadelas que têm o 1º cio mais cedo e outras mais tarde.

Há também cadelas que por vezes têm os chamados "cio silencioso", mas não tenho a certeza se isto pode ocorrer logo no primeiro cio.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Cães”