Castração...e hematomas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça abr 23, 2013 7:06 pm

WaterMonitor Escreveu:fontedasbicas, percebeu-me mal. Não me referia aos criadores, referia-me sim à maioria do ppl aqui da Arca.

A minha postura neste tema da castração foi aprendida na criação de gatos e com criadores mais experientes. Depois, pela experiência própria ao longo dos anos verifiquei que o ensinamento estava correcto.

Aquilo que vocês por aqui consideram comodismo/egoísmo, a mim foi-me ensinado como protecção ao animal que criámos. Para nós criadores de gatos o maior respeito e amor que podemos demonstrar a um grande reprodutor é castrá-lo na idade correcta e deixá-lo viver os seus dias como pet. Garanto-lhe que no dia em que castrei o macho que iniciou a minha linha aí fui egoísta: chorei baba e ranho.

Ora se aprendi que a criação de gatos deve ser deixada a quem sabe, acho o mesmo nos cães. Nunca iria desrespeitar um criador (para nós é mesmo uma ofensa) que me vendeu um cão e me mostrou confiança ao fazê-lo, pondo-me a cruzar cães à toa. Não se faz.

Entende porque penso assim?

:lol: :lol: :lol:
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 23, 2013 8:46 pm

Não se ria que é verdade!

E agora vou ser bruta: se vocês dos cães tivessem mais juízo e obrigassem quem vos compra a castrar, em vez de encorajarem a cruzar, não havia para aí tanto idiota a cruzar à balda e a fazer ninhadas inúteis.

Tenho dito! 8)
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça abr 23, 2013 8:53 pm

Water, eu concordo com castrações em algumas situações, especialmente em animais errantes ou com donos irresponsáveis, mas vamos ver uma coisa, o "mundo" da canicultura é diferente da felinicultura, começa pelo facto de quem tem gatos poder apresentar em expo gatos castrados e nos cães não pode, machos e fêmeas têm que estar inteiros.

Ora se eu quiser um cão para exposição e se o criador me disser que eu tenho que castrar mando-o logo para outro lado.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 24, 2013 12:48 am

Desculpe lá que lhe diga water, mas diz mal, muito mal.
Eu estou inteiramente de acordo com o fontesdasbicas.
Castração/esterilização só em benefício do próprio animal, nunca em nome do bem de terceiros ou de cruzadas subjectivas/a título preventivo.
E quando contemplada, deve ser ponderada com muita calma e seriedade para não estragar e feita numa altura em que seus efeitos menos se manifestam.
E outra coisa, um apelo a título pessoal para os criadores.
Salvo indicação do futuro e babado dono.
Por favor, não iniciem os cães.
Isso já é meter o bedelho onde já não têm que meter, é direito e dever exclusivo do novo dono.
Orientem-no se necessário, mas, por favor, por auto recriação, não!
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta abr 24, 2013 10:13 am

O caso dos gatos é bem diferente dos cães. Torna-se impossivel ter uma sã convivência com gatos inteiros sem acesso ao exterior. Mas nunca compraria um gato com a imposição de o castrar, tal como não adoptaria nenhum animal com essa imposição ou que tivesse sido castrado antes da idade adulta.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta abr 24, 2013 12:51 pm

Argay, não querendo ser rude, a nós isso não diz nada. Não quer, não compra. Tão simples como isto. Tê-lo/a uma vida sem castrar, não tem.

Kitten quando falo na dificuldade que temos em castrar um gato nosso, estou-me a referir a um amado campeão que nos deu filhos lindos e que temos a obrigação moral de "reformar. O campeonato de neutros existe mas não é nada importante e não adianta nada ao nosso afixo.

Os machos inteiros não são livres de estarem sempre ao pé de nós. Levam vidas de isolamento e têm direito de poderem ser apenas pets e andarem por aí com a malta toda numa boa. As fêmeas, paridas ou não paridas, têm cio mais ou menos de 15 em 15 dias. A piometra quase não é um risco e sim uma certeza.

Claro que sei que é diferente nos cães, e digo já que o cio das fêmeas dá-me igual porque os resguardos fizeram-se para serem comprados e a higiene é simples, mas sou egoísta e não quero ter um chilique com uma piometra aos 12 anos ou um velhote com um cancro na próstata. Sou má e pronto.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta abr 24, 2013 2:46 pm

WaterMonitor Escreveu:...
Claro que sei que é diferente nos cães, e digo já que o cio das fêmeas dá-me igual porque os resguardos fizeram-se para serem comprados e a higiene é simples, mas sou egoísta e não quero ter um chilique com uma piometra aos 12 anos ou um velhote com um cancro na próstata. Sou má e pronto.
Não tenho nem penso vir a ter cães, mas isto vai de encontro ao que penso.
Nos gatos acho impensável não esterilizar - não tenho gatos de raça, e gatos inteiros é tortura completa - se estiverem fechados entram em parafuso, se andam à solta é as gravidezes constantes (tive uma enorme surpresa, na minha ignorância, quando gatas da colónia tiveram duas ninhadas no mesmo ano - não sabia ser possível), as lutas, etc, etc. Os da colónia após as castrações estão lindos!
Não consigo perceber tanta relutância nos cães. Sim, as cadelas não ficam histéricas no cio, mas os riscos de piometras, gravidezes psicológicas e afins parecem-me iguais. E os cães esses ficam um bocado histéricos com o cio das cadelas - na minha zona aparece às vezes um sozinho à solta, deve ter dono que tem bom aspecto, mas quando o vejo já sei que uma das cadelas da zona está com o cio!
kitttten
Membro Veterano

quarta abr 24, 2013 3:30 pm

WaterMonitor Escreveu:Argay, não querendo ser rude, a nós isso não diz nada. Não quer, não compra. Tão simples como isto. Tê-lo/a uma vida sem castrar, não tem.

Kitten quando falo na dificuldade que temos em castrar um gato nosso, estou-me a referir a um amado campeão que nos deu filhos lindos e que temos a obrigação moral de "reformar. O campeonato de neutros existe mas não é nada importante e não adianta nada ao nosso afixo.

Os machos inteiros não são livres de estarem sempre ao pé de nós. Levam vidas de isolamento e têm direito de poderem ser apenas pets e andarem por aí com a malta toda numa boa. As fêmeas, paridas ou não paridas, têm cio mais ou menos de 15 em 15 dias. A piometra quase não é um risco e sim uma certeza.

Concordo contigo na questão do não quer assim não compra, eu diria o mesmo se tivesse que colocar condições na venda dum animal criado por mim, mas tal como dizes gatos são diferentes de cães e tal como já disse antes sempre tive cadelas todas elas inteiras e foi a 1ª. vez que tive uma piómetra em casa, se só tivesse machos não sei se pensaria da mesma forma.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta abr 24, 2013 3:39 pm

Em caso de não haver motivo "eu" não castro/esterilizo...não vejo necessidade.
Não acredito que seja melhor para eles.

Acredito que sirva para o controlo da natalidade, é claro, aos olhos de quem quiser ver que os animais sem um dono são mais que muitos.
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta abr 24, 2013 4:39 pm

Percebo e respeito os vossos argumentos.

Percebo ainda melhor quando a um criador de cães nasce aquele exemplar tão prometedor e que não pode ficar em casa. É vender e acordar reproduzi-lo mais tarde. Acho lindamente.

Mas vejo para aí muita ninhada de jardim, daquelas que não adiantam nada à raça, e que podiam ser evitadas. Então nos Labradores, é uma coisa assustadora.
kitttten
Membro Veterano

quarta abr 24, 2013 4:52 pm

Mas isso também acontece nos gatos, olha vai ver as ninhadas estrondosas no OLX de "persas".

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta abr 24, 2013 4:57 pm

Kitten isso garanto-te que não são ninhadas de criador normal. Conheço-os todos, conheço as linhas que têm e o que ali vês são os tais Persas focinhudos e orelhudos que ou são de linha antiga ou são apenas gatos de pêlo comprido.

Estou careca de explicar a montes de pessoal que aquilo não são Persas. Aos meus olhos nem consigo ver semelhanças, mas aceito que as pessoas confundam. Ok, vou ser honesta, não percebo como confundem :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta abr 24, 2013 5:17 pm

Não lhe sei responder bem porque não frequento.

Só lá vou ler as coisas divertidas que o pessoal publica.

Mas acho que as pessoas vão precisamente para rirem um bocado. Eu faço isso no Youtube. É normal.
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta abr 24, 2013 5:22 pm

E por o Luís ter falado nisso, fui lá.

Isto não são Persas: http://esgueira.olx.pt/persas-puros-iid-437116677

De todos, mas todos os que lá vi, nenhum é Persa. São linhas antiga, que não deviam ser cruzados sequer e são gatinhos de pêlo comprido.

Isto são Persas: http://edenlover.com/males-bi.htm
Responder

Voltar para “Cães”