WaterMonitor Escreveu:...
Claro que sei que é diferente nos cães, e digo já que o cio das fêmeas dá-me igual porque os resguardos fizeram-se para serem comprados e a higiene é simples, mas sou egoísta e não quero ter um chilique com uma piometra aos 12 anos ou um velhote com um cancro na próstata. Sou má e pronto.
Não tenho nem penso vir a ter cães, mas isto vai de encontro ao que penso.
Nos gatos acho impensável não esterilizar - não tenho gatos de raça, e gatos inteiros é tortura completa - se estiverem fechados entram em parafuso, se andam à solta é as gravidezes constantes (tive uma enorme surpresa, na minha ignorância, quando gatas da colónia tiveram duas ninhadas no mesmo ano - não sabia ser possível), as lutas, etc, etc. Os da colónia após as castrações estão lindos!
Não consigo perceber tanta relutância nos cães. Sim, as cadelas não ficam histéricas no cio, mas os riscos de piometras, gravidezes psicológicas e afins parecem-me iguais. E os cães esses ficam um bocado histéricos com o cio das cadelas - na minha zona aparece às vezes um sozinho à solta, deve ter dono que tem bom aspecto, mas quando o vejo já sei que uma das cadelas da zona está com o cio!